10997
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Criando estratégias para multiplicar com 10, 100 e 1 000

Plano de aula de Matemática com atividades para [ANO] do Fundamental sobre aplicar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1000 como estratégia para realização de cálculos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_13ALG03

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: Calculadora

Para este plano, foque na etapa Atividade principal e Discussão das soluções

Atividade principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade principal deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que reproduzam as operações em seus cadernos e indiquem como fariam a resolução na calculadora caso a tecla estivesse quebrada. Você pode sugerir que os estudantes usem uma calculadora para confirmarem suas estratégias. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto, áudio ou vídeo.

Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez não seja a melhor estratégia compartilhar com os alunos os slides da “Discussão das soluções”. Sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides, caso considere adequado. Os slides presentes nesta etapa da aula, se compartilhados sem explicação, podem confundir os alunos, pois existem diferentes outras formas de resolver o problema. Você pode pedir que os alunos graves vídeos explicando uma de suas soluções. Para fomentar as discussões você pode sugerir que os alunos acessem e respondam os problemas propostos em: https://br.ixl.com/math/5-ano/multiplique-por-n%C3%BAmeros-que-terminem-em-zero

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os estudantes reproduzam as igualdades em seus cadernos e identifiquem os números ocultos.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre decomposição de números. Proponha que eles realizem a atividade da calculadora quebrada, presente na Atividade principal deste plano, com os integrantes de sua família. Será que eles usariam estratégias diferentes para resolver o problema?

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_13ALG03

(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas