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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Criando estratégias para multiplicar com 10, 100 e 1 000

Plano de aula de Matemática com atividades para [ANO] do Fundamental sobre aplicar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1000 como estratégia para realização de cálculos.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000 e expressar a regularidade observada por escrito.


Objetivos específicos

Aplicar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1000 como estratégia para realização de cálculos.

Conceito-chave

Multiplicação por 10, 100 e 1000 como estratégia de cálculo.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:Leia ou projete o objetivo para a classe.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e discuta oralmente e coletivamente qual seria o resultado do produto de 16 por 10, 100 e 1 000. Anote na lousa as respostas dos alunos e ajude-os através de questionamento a recordar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações dessa natureza. Eles devem concluir que os resultados serão 160, 1 600 e 16 000, respectivamente.

Propósito: Recordar o padrão e regularidade presentes em multiplicações por 10, 100 e 1 000.

Discuta com a turma:

  • Podemos calcular o resultado dessas multiplicações mentalmente?
  • Como podemos fazer isso?
  • Qual é mesmo o padrão e regularidade em multiplicações por 10?
  • Qual é mesmo o padrão e regularidade em multiplicações por 100?
  • Qual é mesmo o padrão e regularidade em multiplicações por 1 000?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Leia toda a atividade com os alunos e proponha que, em duplas, eles realizem o que se pede. Explique que eles devem elaborar estratégias para efetuar os cálculos sem utilizar o número 2. O contexto da situação envolve calculadora, mas os alunos trabalharão sem esse instrumento. Eles devem anotar na folha quais valores poderiam ser registrados na calculadora para efetuar o cálculo mesmo que a tecla 2 esteja estragada. O resultado da operação também deve ser calculado. Durante o trabalho acompanhe o desenvolvimento da atividade auxiliando nas dificuldades através de questionamentos.

Propósito: Utilizar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1000 como estratégia de solução para decomposição.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar?
  • Existem outras formas de representar essa mesma quantidade sem utilizar o número 2?
  • Pensar no valor posicional do algarismo 2 em cada caso, pode nos ajudar?
  • Quanto vale o algarismo 2 nesse caso? Poderíamos representar esse mesmo valor sem utilizar o algarismo 2?
  • Esse número pode ser decomposto de alguma forma que utilize outros algarismos mas que represente a mesma quantidade?
  • Será que o que aprendemos sobre o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 pode ser útil aqui de alguma forma?
  • Como poderíamos utilizar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para nos ajudar aqui?

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações por 10, 100 e 1 000 muitas vezes é uma estratégia interessante é útil principalmente quando queremos efetuar cálculos complexos.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentam resolver os enigmas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para decifrar os enigmas?
  • Quais estrategias podemos utilizar?

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:Leia ou projete o objetivo para a classe.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000 e expressar a regularidade observada por escrito.


Objetivos específicos

Aplicar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1000 como estratégia para realização de cálculos.

Conceito-chave

Multiplicação por 10, 100 e 1000 como estratégia de cálculo.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e discuta oralmente e coletivamente qual seria o resultado do produto de 16 por 10, 100 e 1 000. Anote na lousa as respostas dos alunos e ajude-os através de questionamento a recordar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações dessa natureza. Eles devem concluir que os resultados serão 160, 1 600 e 16 000, respectivamente.

Propósito: Recordar o padrão e regularidade presentes em multiplicações por 10, 100 e 1 000.

Discuta com a turma:

  • Podemos calcular o resultado dessas multiplicações mentalmente?
  • Como podemos fazer isso?
  • Qual é mesmo o padrão e regularidade em multiplicações por 10?
  • Qual é mesmo o padrão e regularidade em multiplicações por 100?
  • Qual é mesmo o padrão e regularidade em multiplicações por 1 000?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Leia toda a atividade com os alunos e proponha que, em duplas, eles realizem o que se pede. Explique que eles devem elaborar estratégias para efetuar os cálculos sem utilizar o número 2. O contexto da situação envolve calculadora, mas os alunos trabalharão sem esse instrumento. Eles devem anotar na folha quais valores poderiam ser registrados na calculadora para efetuar o cálculo mesmo que a tecla 2 esteja estragada. O resultado da operação também deve ser calculado. Durante o trabalho acompanhe o desenvolvimento da atividade auxiliando nas dificuldades através de questionamentos.

Propósito: Utilizar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1000 como estratégia de solução para decomposição.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar?
  • Existem outras formas de representar essa mesma quantidade sem utilizar o número 2?
  • Pensar no valor posicional do algarismo 2 em cada caso, pode nos ajudar?
  • Quanto vale o algarismo 2 nesse caso? Poderíamos representar esse mesmo valor sem utilizar o algarismo 2?
  • Esse número pode ser decomposto de alguma forma que utilize outros algarismos mas que represente a mesma quantidade?
  • Será que o que aprendemos sobre o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 pode ser útil aqui de alguma forma?
  • Como poderíamos utilizar o padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para nos ajudar aqui?

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Questione os alunos sobre quais estratégias empregaram para resolver as questões. Após a exposição dos alunos, apresente a solução dos slides e discuta com eles porque essas estratégias foram adequadas. Caso haja alguma solução equivocada, aproveite para discutir coletivamente onde está o equívoco. Verifique se os alunos utilizaram o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias para resolver os cálculos, ou se aplicaram outras formas de solução. Destaque a decomposição numérica, o valor posicional dos algarismos e a propriedade distributiva da multiplicação como estratégias de solução. Outras formas de solução são possíveis. Discuta com a turma outras possibilidades.

Propósito: Discutir as estratégias de solução empregadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver?
  • É possível realizar os cálculos sem usar o algarismo 2?
  • Como podemos ter certeza de que essa estratégia funciona?
  • É possível calcular mentalmente se usarmos o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000 como estratégias?
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Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações por 10, 100 e 1 000 muitas vezes é uma estratégia interessante é útil principalmente quando queremos efetuar cálculos complexos.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentam resolver os enigmas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para decifrar os enigmas?
  • Quais estrategias podemos utilizar?

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

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