Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: Papel e lápis, impressão ou imagens das atividades em meio digital.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão. Dinheirinho para manipulação (se houver disponível).
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
A atividade de aquecimento pode ser realizada oralmente. Sugira aos alunos que tenham em mãos material manipulável para contagem (palitos, feijões ou outro). No caso de uma aula assíncrona, grave um vídeo e vá dando tempo para que pensem em cada resposta. Então, vá preenchendo uma a uma. Ou envie a atividade (por meio digital ou impressa) para que façam em casa. Solicite, então o acompanhamento de um familiar. Se achar necessário, envie as respostas e dê orientações para que as famílias incentivem os alunos a buscar os resultados por cálculo mental ou utilizando o material para contagem.
Atividade principal
Se os alunos não possuírem dinheirinho, pode sugerir que confeccionem. Oriente as famílias sobre a importância de ter esse material para manipular e que é fácil fazer com qualquer papel e canetinha ou lápis de cor. As quantidades ideais de cada valor são:
- uma nota de 100;
- duas notas de 50;
- três notas de 20;
- cinco notas de 10;
- dez notas de 5;
- dez notas de 2;
- dez moedas de 1.
Oriente para que escrevam o valor em cada cédula, utilizando uma cor diferente para cada valor e a mesma cor para as de mesmo valor.
No caso de uma aula simultânea, peça que seus alunos tenham o dinheirinho disponível. Converse com eles sobre esse material. Você pode realizar questões como: "Se pegarmos 5 notas de 2 reais, quanto vamos ter? Que notas ou moedas podemos juntar para dar 10 reais? Tem outras formas?". O objetivo é explorar o material, mesmo não sendo tendo como objetivo trabalhar o sistema monetário. Apresente cada situação aos alunos para que solucionem utilizando o dinheirinho. Se porventura a aula seja assíncrona, sugira que algum familiar explore o dinheirinho com a criança. Para tanto, envie algumas questões para que possa se orientar. Envie aos alunos as imagens das atividades por meio digital, ou as impressões se for o caso. Se preferir, pode gravar um vídeo onde vá apresentando os problemas e orientando a resolução, com incentivo para o uso do dinheirinho.
Discussão das soluções
Se sua aula for síncrona, você poderá realizar a discussão das soluções imediatamente após a resolução pelos alunos. Se conseguir promover um debate será ótimo, senão, procure apresentar mais de uma possibilidade para que comparem com suas soluções. Caso sua aula seja assíncrona, solicite que os alunos enviem suas resoluções. Encaminhe, então, uma devolutiva com algumas possibilidades de soluções. Você poderá apresentar, através de um vídeo - gravado no próprio celular, no computador ou impressa - de acordo com a forma de comunicação que estabeleceram.
Sistematização do conceito e Encerramento
Faça um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de "Sistematização do conceito" e de "encerramento do plano de aula". Você pode aproveitar o mesmo vídeo em que apresentar da "Discussão das soluções", gravar uma mensagem de voz, ou fazer o encerramento na sua aula simultânea.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação ao acompanhamento das atividades e à confecção do dinheirinho, conforme sugestões anteriores.