10996
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Princípio aditivo na composição e decomposição de números

POR: Keila Cristina de Araújo Reis 17/07/2018
Código: MAT1_04NUM09

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Composição, decomposição e princípio aditivo dos números

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Retomar a representação aditiva e subtrativa  na horizontal, indicando o princípio formativo dos números;
  • Compreender o princípio aditivo na composição e decomposição de números;

  • Resolver situações aditivas, envolvendo a composição e a decomposição com o uso do dinheirinho como material manipulativo.

Conceito-chave

Composição, decomposição e princípio aditivo dos números.

Recursos necessários

Material impresso, dinheirinho em grande quantidade para manipulação; data show para projeção dos slides.


Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Caro(a) professor(a), a atividade de aquecimento tem como intuito retomar a escrita aditiva e subtrativa na horizontal. Requer que a criança pense no número que surge a partir da operação dada seja pelo cálculo mental ou mesmo pela utilização de material manipulável. Sugerimos que realizem a atividade em grupos ou em duplas para ampliar as discussões entre as crianças. Os resultados das operações serão colocados nos balões que estão logo depois de cada operação.

Propósito: Retomar a representação aditiva e subtrativa na horizontal, indicando o princípio formativo dos números.

Materiais complementares:

Aquecimento

Atividade select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Distribua para as crianças dinheirinho impresso como material de manipulação. Caso já tenha uma caixa matemática contendo esse material disponibilize-o para a realização da atividade. Deixe-os brincar com as cédulas e moedas e faça algumas explorações com antecedência. Para esta aula é importante que as crianças tenham realizado outras experiências matemáticas, em sala, envolvendo o dinheirinho. Explore as cédulas e moedas, mesmo não sendo o objetivo trabalhar o sistema monetário. Para que eles realizem composições e decomposições utilizando o material eles precisam ter conhecimento dos valores que representam.

Propósito: Resolver situações aditivas, envolvendo a composição e a decomposição com o uso do dinheirinho como material manipulativo.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Estimule as crianças a pensarem em diferentes possibilidades de decompor R$20,00. Deixe o dinheirinho disponível caso necessitem utilizar para a resolução.

Propósito: Resolver situações aditivas, envolvendo a composição e a decomposição com o uso do dinheirinho como material manipulativo.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que os estudantes em duplas reflitam sobre as resoluções apresentadas, que compartilhem as percepções que tiveram e que apontem outras formas de resolução.

Propósito: Discutir as estratégias de resolução das crianças.

Discuta com a turma:

Miguel representou corretamente o valor do azeite?

As cédulas e moedas que ele usou pagam o azeite?

Faltou ou passou dinheiro? Quanto?

Existe outras possibilidades de pagar o azeite usando outras cédulas?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Estimule os estudantes a analisarem a resolução de Samuel, e a partir dela monitorarem e conferirem suas representações.

Propósito: Discutir as estratégias de resolução das crianças.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente para as crianças o conceito desenvolvido na aula. Certifique-se de que todos compreenderam e tire as dúvidas que ainda surgirem.

Propósito: Sistematizar o conceito da composição e decomposição dos números pelo princípio aditivo.

Encerramento select-down


Raio X select-down

Tempo estimado: 5 minutos

Orientações: Estimule as crianças a resolverem individualmente o problema descobrindo o valor final das compras. Depois, desafie-os a pensar em outras formas de pagar as compras utilizando outras decomposições.

Propósito: Avaliar a resolução de uma situação aditiva com o uso do dinheirinho.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Retomar a representação aditiva e subtrativa  na horizontal, indicando o princípio formativo dos números;
  • Compreender o princípio aditivo na composição e decomposição de números;

  • Resolver situações aditivas, envolvendo a composição e a decomposição com o uso do dinheirinho como material manipulativo.

Conceito-chave

Composição, decomposição e princípio aditivo dos números.

Recursos necessários

Material impresso, dinheirinho em grande quantidade para manipulação; data show para projeção dos slides.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Caro(a) professor(a), a atividade de aquecimento tem como intuito retomar a escrita aditiva e subtrativa na horizontal. Requer que a criança pense no número que surge a partir da operação dada seja pelo cálculo mental ou mesmo pela utilização de material manipulável. Sugerimos que realizem a atividade em grupos ou em duplas para ampliar as discussões entre as crianças. Os resultados das operações serão colocados nos balões que estão logo depois de cada operação.

Propósito: Retomar a representação aditiva e subtrativa na horizontal, indicando o princípio formativo dos números.

Materiais complementares:

Aquecimento

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Distribua para as crianças dinheirinho impresso como material de manipulação. Caso já tenha uma caixa matemática contendo esse material disponibilize-o para a realização da atividade. Deixe-os brincar com as cédulas e moedas e faça algumas explorações com antecedência. Para esta aula é importante que as crianças tenham realizado outras experiências matemáticas, em sala, envolvendo o dinheirinho. Explore as cédulas e moedas, mesmo não sendo o objetivo trabalhar o sistema monetário. Para que eles realizem composições e decomposições utilizando o material eles precisam ter conhecimento dos valores que representam.

Propósito: Resolver situações aditivas, envolvendo a composição e a decomposição com o uso do dinheirinho como material manipulativo.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Estimule as crianças a pensarem em diferentes possibilidades de decompor R$20,00. Deixe o dinheirinho disponível caso necessitem utilizar para a resolução.

Propósito: Resolver situações aditivas, envolvendo a composição e a decomposição com o uso do dinheirinho como material manipulativo.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que os estudantes em duplas reflitam sobre as resoluções apresentadas, que compartilhem as percepções que tiveram e que apontem outras formas de resolução.

Propósito: Discutir as estratégias de resolução das crianças.

Discuta com a turma:

Miguel representou corretamente o valor do azeite?

As cédulas e moedas que ele usou pagam o azeite?

Faltou ou passou dinheiro? Quanto?

Existe outras possibilidades de pagar o azeite usando outras cédulas?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Estimule os estudantes a analisarem a resolução de Samuel, e a partir dela monitorarem e conferirem suas representações.

Propósito: Discutir as estratégias de resolução das crianças.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente para as crianças o conceito desenvolvido na aula. Certifique-se de que todos compreenderam e tire as dúvidas que ainda surgirem.

Propósito: Sistematizar o conceito da composição e decomposição dos números pelo princípio aditivo.


Tempo estimado: 5 minutos

Orientações: Estimule as crianças a resolverem individualmente o problema descobrindo o valor final das compras. Depois, desafie-os a pensar em outras formas de pagar as compras utilizando outras decomposições.

Propósito: Avaliar a resolução de uma situação aditiva com o uso do dinheirinho.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Retomar a representação aditiva e subtrativa  na horizontal, indicando o princípio formativo dos números;
  • Compreender o princípio aditivo na composição e decomposição de números;

  • Resolver situações aditivas, envolvendo a composição e a decomposição com o uso do dinheirinho como material manipulativo.

Conceito-chave

Composição, decomposição e princípio aditivo dos números.

Recursos necessários

Material impresso, dinheirinho em grande quantidade para manipulação; data show para projeção dos slides.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes