Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_10ALG01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
O Aquecimento pode ser suprimido para manter o foco na Atividade principal.
Atividade principal
A atividade propõe a definição de valor numérico considerando o cálculo de área de figuras planas. Assim, o aluno necessita de autonomia também no cálculo de área. Por isso, ao gravar o áudio/vídeo de orientação da atividade, observe a necessidade de tratar também do tema (área). Encaminhe para os alunos (via WhatsApp) a versão impressa da atividade. Solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação. Eles podem mandar um print ou foto das respostas. Posteriormente, indique a realização das atividades complementares e do Raio X.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas algébricos, inclusive de valor numérico (link 1). Você pode explorar o link a seguir e sugerir materiais selecionados (atividades, vídeos e textos) aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/introduction-to-polynomial-expressions/introduction-to-polynomials/v/evaluating-a-polynomial-at-a-given-value
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-home/alg-intro-to-algebra
Discussão das soluções
Considere as respostas encaminhadas pelos alunos e selecione alguns itens relevantes para a discussão. Você pode disponibilizar o gabarito completo para a turma, mas nem todos os pontos exigem discussão. Verifique a necessidade de orientar os alunos sobre possíveis equívocos cometidos na resolução das questões. Socialize com eles suas impressões sobre as respostas e os possíveis erros apresentados, por meio de vídeo curto ou mesmo um áudio (WhatsApp). Você pode incluir nesse feedback as informações contidas na Sistematização do conceito e no Encerramento. Proponha a realização também do Raio X e das atividades complementares para ampliar e consolidar as aprendizagens.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
Use no feedback (discussão das soluções)
Encerramento
Use no feedback (discussão das soluções)
Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com as atividades complementares como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.
Convite às famílias
O contexto de definição de valor numérico pode ser uma discussão simples até para familiares não letrados. Por exemplo, se a bandeirada do táxi custa 4,50 e é cobrado 3,50 por cada km rodado, quanto custaria uma corrida de 16km?
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_10ALG01
(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
AULA 02
AULA 04
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes