10994
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Super-Trunfo: leitura, escrita e comparação de números

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Ler, escrever e comparar números fora da sequência de 1 em 1

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Flávia Luz Pessoa de Barros

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_02NUM09

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, cartas confeccionadas e imagens digitais ou impressas das regras, questões e orientações.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, será adequado organizar momentos com grupos menores para que possam realizar o jogo e todos terem oportunidade de participar.

Aquecimento e Atividade principal
Aula síncrona: Cada aluno constrói 4 cartas com as quais irá jogar. Envie uma comanda com as instruções para a confecção das cartas (tal qual indicado no plano) e um pequeno texto sobre o Super Trunfo, explicando que jogarão com algumas regras diferentes. Faça a alteração das regras e explique que jogarão sem a carta Super Trunfo. Seria adequado que estejam participando da aula cerca de 8 alunos por vez. Leia as regras e, se possível, projete para que possam acompanhar. A proposta é que um aluno vire sua primeira carta e escolha a característica. Todos os outros irão virar as suas cartas e comparar. Ganha quem tiver o maior número, mas não levará as cartas, marcará um ponto. Se houver empate, poderão desempatar ou ambos marcam o ponto. Faça a quantidade de rodadas para que cada aluno inicie o jogo uma vez. Ganha quem fez mais pontos. Você pode ir anotando a pontuação.

Aula assíncrona: Você pode solicitar que o aluno construa igualmente (proposta para aula síncrona) 4 cartas. Envie uma atividade com quatro cartas criadas por você (dentro dos mesmos critérios). O aluno sorteia uma das cartas que confeccionou e escolhe uma característica. Peça que um adulto mostre uma de suas cartas (na ordem que colocou na atividade - para isso é só cobrir as outras) e o aluno fará a comparação. Se tiver o número maior marca ponto, caso contrário o ponto é do professor. Ele deve colar a carta que confeccionou ao lado da sua, na folha e circular o número vencedor. Oriente às famílias sobre o propósito desta atividade e como ajudar. Solicite que te enviem a atividade.

Discussão das soluções
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.
Aula assíncrona: Envie questões e solicite que respondam por escrito e tem mandem juntamente com a atividade:
     1. QUEM GANHOU NA COMPARAÇÃO DA PRIMEIRA CARTA? QUANTO FALTOU PARA EMPATAR?
     2. NA SEGUNDA JOGADA QUANTO O PERDEDOR PRECISARIA TER A MAIS PARA VENCER?

Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Encerre a aula tendo como base a sistematização do conceito e o encerramento do plano de aula.
Aula assíncrona: Envie uma devolutiva à atividade e respostas dos alunos com a síntese da aprendizagem desta aula, tendo como base a sistematização do conceito e o encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto nas aulas assíncronas, para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_02NUM09

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas