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Plano de aula - Super-Trunfo: leitura, escrita e comparação de números

POR: Flávia Luz Pessoa de Barros 10/12/2018
Código: MAT1_02NUM09

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Ler, escrever e comparar números fora da sequência de 1 em 1

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) - Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Ler, escrever e comparar números fora da sequência de 1 em 1.

Conceito-chave

Escrita, leitura e identificação de números e análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Cartas em cartolina para a confecção do Super-Trunfo, quantidade variável de acordo com o número de crianças.



Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Projete ou leia para turma. Pergunte quem conhece esse jogo. Antes do jogo comece dedicando-se a confecção das cartas. Você precisa calcular quantos baralhos de Super-Trunfo deverão ser feitos. Cada baralho possui 31 cartas, mais a carta do super-trunfo,e serve para 8 crianças jogarem ao mesmo tempo. Por exemplo, se você tiver uma sala de 20 alunos, precisará de 3 baralhos, ou seja 63 cartas e três super trunfos. Para isso, 17 crianças devem fazer 3 cartas e 3 crianças farão 4 cartas, totalizando as 63 cartas. Com esse cálculo feito, entregue o número certo de cartas em branco para cada aluno.

No jogo Super-Trunfo original existe uma carta que se chama super-trunfo. Essa carta ganha de todas as outras, em todas as habilidades. Para facilitar o jogo, você mesmo deverá criar essa carta. Escreva apenas Super-Trunfo e informe que essa carta vence todas as outras. Lembre-se de que cada baralho possui uma dessas cartas.

Propósito: Socializar a proposta da aula.

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Projete ou imprima para turma. Esse slide é apenas para mostrar um modelo de como serão feitas as cartas. Certifique-se de que todos deixaram os seus modelos prontos, faltando apenas completar com os números de cada habilidade, o que será feito de acordo com as orientações do próximo slide.

Propósito: Socializar o modelo de carta do jogo Super- Trunfo.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Projete ou leia para turma. Com as cartas s em mãos, os alunos devem seguir as orientações para a escolha dos números das características. Leia com a turma as orientações, você pode ler uma por uma e esperar que eles escrevam um número, antes de passar para a próxima orientação. Circule pela sala e veja como as crianças estão preenchendo os números. Deixe que tirem suas dúvidas no grande grupo, assim você pode promover algumas discussões interessantes.

Propósito: Verificar se alunos conseguem grafar os números a partir da dicas.

Materias complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 6, 7 e 8)

Orientação: Projete esse slide ou imprima a atividade para as crianças. Leia as regras e certifique-se de que todos compreenderam. Separe a sala nos grupos de até 8 crianças e entregue um baralho para cada grupo.

Propósito: Observar como as crianças comparam os números de dois algarismos.

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 6, 7 e 8)

Orientação: Durante o jogo circule pela sala e verifique como eles estão jogando. Anote as dúvidas que surjam e depois discuta com o grupo.

Propósito: Observar como as crianças comparam os números de dois algarismos.

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 6 e 7)

Orientação: Continue circulando pela sala e verifique se todos os grupos estão entendendo bem a dinâmica do jogo. Anote as dúvidas e discuta com o grande grupo ao final das rodadas.

Propósito: Observar como as crianças comparam os números de dois algarismos.

Material complementar:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. Deixe que as crianças contem como foi o jogo e quais as rodadas que foram mais disputadas. Em geral, eles dizem coisas como, “ se meu número fosse um pouquinho maior eu tinha ganhado”. Você pode problematizar essas falas com questões como “Maior quanto?”. Problematize sempre que possível a fala das crianças, assim elas podem avançar nos seus conhecimentos e fazer outras análises.

Propósito: Compartilhar as vivências e descobertas do jogo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: No grande grupo, retome com eles as hipóteses levantadas durante o jogo de forma sistemática e resumida. Certifique-se de que todos estão compreendendo a discussão.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Posteriormente transfira esse registro para um cartaz e o deixe visível na sala.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Você aprendeu algo de novo com esta atividade?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Se Flora escolhesse velocidade, o que aconteceria?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) - Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Ler, escrever e comparar números fora da sequência de 1 em 1.

Conceito-chave

Escrita, leitura e identificação de números e análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Cartas em cartolina para a confecção do Super-Trunfo, quantidade variável de acordo com o número de crianças.




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