Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_07NUM01
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp,
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade Principal e Raio X.
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a atividade desta etapa aos alunos, você pode adaptar slide do Aquecimento em formato de um texto ou enviar a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Atividade Principal
Professor(a), envie para os alunos os problemas propostos nesta etapa (Atividade Principal Parte I e II), seja em formato de texto ou compartilhando a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas resoluções. Você pode pedir para os alunos enviarem imagens mostrando como resolveram os problemas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, solicite aos alunos que verbalizem suas estratégias de resolução.
Discussão das soluções
Professor(a), apresente aos alunos as soluções disponíveis no plano. Sugerimos que as imagens dos slides sejam disponibilizadas, visto que possuem uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Caso você esteja interagindo com os alunos de forma síncrona, verbalize e discuta cada uma das situações. Os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” podem ser também verbalizados ou enviados em formato de texto.
Raio X
Professor(a), você pode solicitar aos alunos que façam a atividade como uma “tarefa” para ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Você pode propor aos alunos que escrevam, gravem um áudio ou até mesmo gravem um vídeo explicando como chegaram ao resultado do problema. Caso não seja possível compartilhar o slide com os alunos, apresente o problema em formato de áudio.
Plano adaptado por Pricilla Cerqueira
Sugestão Enviada Por:
Código: MAT6_07NUM01
(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes