Título: Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.
Proposito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para a turma.
Discuta com a turma:
- O que significa escrever um número utilizando a potência de 10?
- Qual a relação deste objetivo com o sistema de numeração decimal?
Material de apoio:
Vídeo que explica potenciação de números naturais:
https://www.youtube.com/watch?v=gYD6iCMgcH0
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Entregue a atividade individualmente para cada aluno e deixe que eles tentem realizá-la por 2 minutos. Caso perceba que os alunos não conseguiram avançar, instigue o desenvolvimento com as perguntas relacionadas a seguir:
Discuta com a turma:
- Como vocês fariam para escrever a decomposição de cada número apresentado?
- Existe mais de uma forma de decompor esses números?
- Consigo decompor esses números utilizando apenas o número 10?
- Questione com os estudantes se a posição dos algarismos influenciam no valor que o mesmo assume.
Para imprimir a atividade clique aqui.
Para visualizar a respostas clique aqui.
Você poderá utilizar o guia de intervenção para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Relembrar a decomposição de um número.
Resolução da atividade:
- 10 = 101
- 100 = 102
- 1 000 = 103
- 10 000 = 104
Atividade Principal - Parte I
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Você poderá escrever o texto no quadro, projetar ou imprimir.
Separe os estudantes em duplas e dê o tempo sugerido para que desenvolvam a atividade. Nessa primeira parte da atividade, os alunos devem retirar os valores do texto e decompô-los usando potência de 10. Neste momento, não faça nenhuma mediação. Deixe que os estudantes articulem seus conhecimentos próprios.
Discuta com a turma:
- Baseando-se na atividade de aquecimento, como podemos resolver essa atividade proposta?
Propósito: Fazer com que os alunos construam uma regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10.
Atividade Principal - Parte II
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Você poderá escrever o texto no quadro, projetar ou imprimir.
Mantenha os estudantes em duplas e dê o tempo sugerido para que desenvolvam a segunda parte da atividade. Nesse momento, os alunos devem analisar os resultados obtidos na primeira parte e a partir deles construir uma regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10.
Discuta com a turma:
- Quais regularidades podemos observar?
Para imprimir a atividade clique aqui.
Para imprimir as respostas clique aqui.
Propósito: Fazer com que os alunos construam uma regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Solicite que uma das duplas apresente as respostas encontradas e que explique as estratégias escolhidas na primeira parte da atividade. Depois, peça que eles apresentem como ficou a sua regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10, referente à segunda parte da atividade.
Pergunte para o restante da turma se alguém encontrou outras formas de resolver o que foi pedido e solicite que compartilhe com a turma. Sugestão: Faça todos os registros em cartolinas, deixando expostos para a turma.
É muito importante que os estudantes compartilhem as estratégias escolhidas e as regras que construíram para que o restante da turma possa comparar com a sua escolha e perceba as dificuldades e facilidades encontradas pelos demais colegas.
Propósito: Compartilhar os resultados da turma e estimular que os estudantes percebam as estratégias dos demais colegas.
Discuta com a turma:
- Quais as semelhanças e diferenças encontradas nas estratégias e regras apresentadas?
Sistematização de conceitos
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Faça um resumo do que foi aprendido e observe se todos os estudantes compreenderam a regra construída para se escrever um número natural na forma de potência de 10.
Propósito: Organizar e estruturar o que foi aprendido na unidade.
Discuta com a turma:
- Qual a finalidade de se representar um número em forma de potência de base 10?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade observando e exemplificando que um número pode ser escrito na forma de potência de 10.
Propósito: Encerrar a aula e sanar possíveis dúvidas que por ventura ficaram durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam da aula?
- Ficaram com alguma dúvida?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Apresente essa situação, impressa ou projetada, e solicite que resolvam individualmente. Lembre-se de que o raio X é um momento para avaliação do que foi aprendido na aula, precisando ser observado se os estudantes conseguem com autonomia, resolver a atividade utilizando o conhecimento da aula.
Propósito: Avaliar a aula e o aprendizado sobre a escrita dos números com o uso da potência de 10.
Para imprimir a atividade de Raio X, clique aqui.
Para imprimir a solução clique aqui.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra forma de decompor, além das estratégias que foram apresentadas?
Solução possível:
Hoje em dia o Brasil tem cerca de 310 000 000 de habitantes em todo o território nacional, divididos entre 300 000 000 que habitam a zona urbana e 10 000 000 que habitam a zona rural.
Atividade Complementar:
Para imprimir a atividade complementar clique aqui.
Para imprimir a resolução da atividade complementar clique aqui.