10991
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Escrever um número na potência de base 10

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Escrever um número natural usando uma potência de base 10

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Escrever um número na potência de base 10.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Escrever um número natural usando uma potência de base 10.

Conceito-chave

Escrever números utilizando a decomposição em potência de 10.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Proposito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para a turma.

Discuta com a turma:

  • O que significa escrever um número utilizando a potência de 10?
  • Qual a relação deste objetivo com o sistema de numeração decimal?

Material de apoio:

Vídeo que explica potenciação de números naturais:

https://www.youtube.com/watch?v=gYD6iCMgcH0

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Entregue a atividade individualmente para cada aluno e deixe que eles tentem realizá-la por 2 minutos. Caso perceba que os alunos não conseguiram avançar, instigue o desenvolvimento com as perguntas relacionadas a seguir:

Discuta com a turma:

  • Como vocês fariam para escrever a decomposição de cada número apresentado?
  • Existe mais de uma forma de decompor esses números?
  • Consigo decompor esses números utilizando apenas o número 10?
  • Questione com os estudantes se a posição dos algarismos influenciam no valor que o mesmo assume.

Para imprimir a atividade clique aqui.

Para visualizar a respostas clique aqui.

Você poderá utilizar o guia de intervenção para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Relembrar a decomposição de um número.

Resolução da atividade:

  • 10 = 101
  • 100 = 102
  • 1 000 = 103
  • 10 000 = 104

Atividade Principal - Parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Você poderá escrever o texto no quadro, projetar ou imprimir.

Separe os estudantes em duplas e dê o tempo sugerido para que desenvolvam a atividade. Nessa primeira parte da atividade, os alunos devem retirar os valores do texto e decompô-los usando potência de 10. Neste momento, não faça nenhuma mediação. Deixe que os estudantes articulem seus conhecimentos próprios.

Discuta com a turma:

  • Baseando-se na atividade de aquecimento, como podemos resolver essa atividade proposta?

Propósito: Fazer com que os alunos construam uma regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10.

Atividade Principal - Parte II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Você poderá escrever o texto no quadro, projetar ou imprimir.

Mantenha os estudantes em duplas e dê o tempo sugerido para que desenvolvam a segunda parte da atividade. Nesse momento, os alunos devem analisar os resultados obtidos na primeira parte e a partir deles construir uma regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10.

Discuta com a turma:

  • Quais regularidades podemos observar?

Para imprimir a atividade clique aqui.

Para imprimir as respostas clique aqui.

Propósito: Fazer com que os alunos construam uma regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Solicite que uma das duplas apresente as respostas encontradas e que explique as estratégias escolhidas na primeira parte da atividade. Depois, peça que eles apresentem como ficou a sua regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10, referente à segunda parte da atividade.

Pergunte para o restante da turma se alguém encontrou outras formas de resolver o que foi pedido e solicite que compartilhe com a turma. Sugestão: Faça todos os registros em cartolinas, deixando expostos para a turma.

É muito importante que os estudantes compartilhem as estratégias escolhidas e as regras que construíram para que o restante da turma possa comparar com a sua escolha e perceba as dificuldades e facilidades encontradas pelos demais colegas.

Propósito: Compartilhar os resultados da turma e estimular que os estudantes percebam as estratégias dos demais colegas.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças e diferenças encontradas nas estratégias e regras apresentadas?

Sistematização de conceitos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Faça um resumo do que foi aprendido e observe se todos os estudantes compreenderam a regra construída para se escrever um número natural na forma de potência de 10.

Propósito: Organizar e estruturar o que foi aprendido na unidade.

Discuta com a turma:

  • Qual a finalidade de se representar um número em forma de potência de base 10?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade observando e exemplificando que um número pode ser escrito na forma de potência de 10.

Propósito: Encerrar a aula e sanar possíveis dúvidas que por ventura ficaram durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam da aula?
  • Ficaram com alguma dúvida?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Apresente essa situação, impressa ou projetada, e solicite que resolvam individualmente. Lembre-se de que o raio X é um momento para avaliação do que foi aprendido na aula, precisando ser observado se os estudantes conseguem com autonomia, resolver a atividade utilizando o conhecimento da aula.

Propósito: Avaliar a aula e o aprendizado sobre a escrita dos números com o uso da potência de 10.

Para imprimir a atividade de Raio X, clique aqui.

Para imprimir a solução clique aqui.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de decompor, além das estratégias que foram apresentadas?

Solução possível:

Hoje em dia o Brasil tem cerca de 310 000 000 de habitantes em todo o território nacional, divididos entre 300 000 000 que habitam a zona urbana e 10 000 000 que habitam a zona rural.

Atividade Complementar:

Para imprimir a atividade complementar clique aqui.

Para imprimir a resolução da atividade complementar clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Proposito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para a turma.

Discuta com a turma:

  • O que significa escrever um número utilizando a potência de 10?
  • Qual a relação deste objetivo com o sistema de numeração decimal?

Material de apoio:

Vídeo que explica potenciação de números naturais:

https://www.youtube.com/watch?v=gYD6iCMgcH0


Escrever um número na potência de base 10.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Escrever um número natural usando uma potência de base 10.

Conceito-chave

Escrever números utilizando a decomposição em potência de 10.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Entregue a atividade individualmente para cada aluno e deixe que eles tentem realizá-la por 2 minutos. Caso perceba que os alunos não conseguiram avançar, instigue o desenvolvimento com as perguntas relacionadas a seguir:

Discuta com a turma:

  • Como vocês fariam para escrever a decomposição de cada número apresentado?
  • Existe mais de uma forma de decompor esses números?
  • Consigo decompor esses números utilizando apenas o número 10?
  • Questione com os estudantes se a posição dos algarismos influenciam no valor que o mesmo assume.

Para imprimir a atividade clique aqui.

Para visualizar a respostas clique aqui.

Você poderá utilizar o guia de intervenção para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Relembrar a decomposição de um número.

Resolução da atividade:

  • 10 = 101
  • 100 = 102
  • 1 000 = 103
  • 10 000 = 104

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Você poderá escrever o texto no quadro, projetar ou imprimir.

Separe os estudantes em duplas e dê o tempo sugerido para que desenvolvam a atividade. Nessa primeira parte da atividade, os alunos devem retirar os valores do texto e decompô-los usando potência de 10. Neste momento, não faça nenhuma mediação. Deixe que os estudantes articulem seus conhecimentos próprios.

Discuta com a turma:

  • Baseando-se na atividade de aquecimento, como podemos resolver essa atividade proposta?

Propósito: Fazer com que os alunos construam uma regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Você poderá escrever o texto no quadro, projetar ou imprimir.

Mantenha os estudantes em duplas e dê o tempo sugerido para que desenvolvam a segunda parte da atividade. Nesse momento, os alunos devem analisar os resultados obtidos na primeira parte e a partir deles construir uma regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10.

Discuta com a turma:

  • Quais regularidades podemos observar?

Para imprimir a atividade clique aqui.

Para imprimir as respostas clique aqui.

Propósito: Fazer com que os alunos construam uma regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Solicite que uma das duplas apresente as respostas encontradas e que explique as estratégias escolhidas na primeira parte da atividade. Depois, peça que eles apresentem como ficou a sua regra para escrever números naturais, terminados em zeros, utilizando as potências de 10, referente à segunda parte da atividade.

Pergunte para o restante da turma se alguém encontrou outras formas de resolver o que foi pedido e solicite que compartilhe com a turma. Sugestão: Faça todos os registros em cartolinas, deixando expostos para a turma.

É muito importante que os estudantes compartilhem as estratégias escolhidas e as regras que construíram para que o restante da turma possa comparar com a sua escolha e perceba as dificuldades e facilidades encontradas pelos demais colegas.

Propósito: Compartilhar os resultados da turma e estimular que os estudantes percebam as estratégias dos demais colegas.

Discuta com a turma:

  • Quais as semelhanças e diferenças encontradas nas estratégias e regras apresentadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Faça um resumo do que foi aprendido e observe se todos os estudantes compreenderam a regra construída para se escrever um número natural na forma de potência de 10.

Propósito: Organizar e estruturar o que foi aprendido na unidade.

Discuta com a turma:

  • Qual a finalidade de se representar um número em forma de potência de base 10?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade observando e exemplificando que um número pode ser escrito na forma de potência de 10.

Propósito: Encerrar a aula e sanar possíveis dúvidas que por ventura ficaram durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam da aula?
  • Ficaram com alguma dúvida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Apresente essa situação, impressa ou projetada, e solicite que resolvam individualmente. Lembre-se de que o raio X é um momento para avaliação do que foi aprendido na aula, precisando ser observado se os estudantes conseguem com autonomia, resolver a atividade utilizando o conhecimento da aula.

Propósito: Avaliar a aula e o aprendizado sobre a escrita dos números com o uso da potência de 10.

Para imprimir a atividade de Raio X, clique aqui.

Para imprimir a solução clique aqui.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de decompor, além das estratégias que foram apresentadas?

Solução possível:

Hoje em dia o Brasil tem cerca de 310 000 000 de habitantes em todo o território nacional, divididos entre 300 000 000 que habitam a zona urbana e 10 000 000 que habitam a zona rural.

Atividade Complementar:

Para imprimir a atividade complementar clique aqui.

Para imprimir a resolução da atividade complementar clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano