10989
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Medidas de capacidade: estimativas e medições através de situações-problema

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Estimativas, medidas padronizadas , medidas de capacidade e litro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT2_20GRM_04

Recursos
- Necessários: - Caderno e lápis.
- Uma garrafa (outro recipiente) que tenha a capacidade de 1 L.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.

Para este plano, a sugestão é que foque na Retomada e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Retomada
A Retomada oportuniza o aluno a estimar a capacidade de objetos utilizando medidas padronizadas e pode ser sugerida como uma atividade prévia e ser executada pelos alunos em suas residências. A atividade pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Atividade Prévia:
Observe as garrafas ou outros recipientes de sua casa, escolha uma que tem capacidade de 1 L. Escolha também um balde que você não sabe quantos litros de água deve colocar para ele ficar com a capacidade completa. Pense e estime quantas garrafas de 1L cheias de água você precisa para encher o balde.
Para saber se você fez uma boa estimativa, peça ajuda a alguém que mora com você e encha o balde com a água da garrafa. Veja se você acertou. Lembre de reutilizar a água depois, evite desperdícios.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar provocando reflexões quanto a atividade prévia, favorecendo ao aluno a identificação da capacidade dos recipientes, a unidade de medida padronizada utilizada, o recipiente de maior e menor capacidade. Ressaltando que você professor, pode realizar novamente essa atividade na aula (sugerida nos slides 3 e 4) oportunizando a vivência a algum aluno que não teve condições de realizar a atividade prévia e retomando com os demais a oportunidade de estimar novamente. Importante provocar reflexões utilizando os questionamentos do “Discuta com a turma”.

Na aula assíncrona, você pode solicitar a atividade prévia, através de mensagem de texto, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail e pedir que aos alunos que deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade prévia, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Atividade principal
A atividade principal pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado na retomada.
Na aula síncrona você pode apresentar a situação proposta no slide 5, entretanto analise se a realização será de forma prática ou não.

  • Se tiver condições de desenvolver de forma prática, providencie 3 garrafas com capacidades de 1L, 2L e 3L e um balde com água. Lance questionamentos para que os alunos estimem a capacidades das garrafas de 2 e 3 litros que até então eles não têm conhecimento da capacidade. Para verificar a capacidade das mesmas, utilize a garrafa de 1 L e encha as demais para conhecimento dos alunos.
  • Se não tiver condições de desenvolver de forma prática, sugiro que acrescente no enunciado a capacidade das garrafas, ou seja, indique que:
         - A garrafa com marcação vermelha tem capacidade de 1 L;
         - A garrafa com marcação amarela tem capacidade de 2 L;
         - A garrafa com marcação verde tem capacidade de 3 L;
    Assim, os alunos terão condições de solucionar a situação proposta.

Independente da opção, apresente a proposta aos alunos e estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estimativas, explicando suas estratégias. Para contribuir com as reflexões, interessante apresentar os questionamentos do “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, você compartilha a situação proposta no slide 5, e pode recorrer a uma das opções citadas: se for com apresentação prática, grave um vídeo; ou se preferir, acrescente as informações com a capacidade das garrafas e informe por mensagem de texto ou áudio. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, pelo mesmo meio recebido, ou seja, via WhatsApp ou e-mail, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, com a atividade da retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução da situação, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução. Você pode apresentar os slides 7, 8, 9 e 10 que abordam a Discussão da solução para provocar reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções das situações devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos, e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 7, 8, 9 e 10), provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.

Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 11) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.

Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 12, pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas realizando estimativas. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite acompanhamento e apoio dos familiares na realização da Atividade Prévia.
Sugira aos alunos que socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT2_20GRM04

(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas