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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Desenhando no plano cartesiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre entender o uso do plano cartesiano

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros



Objetivos específicos

Entender o uso do plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano cartesiano

Coordenadas



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula orientando os alunos que eles deverão fazer um desenho utilizando o plano cartesiano e, em seguida, escrever as coordenadas de acordo com o desenho realizado. Peça para os alunos dizerem qual foi o maior desafio que eles tiveram no momento de pensar em que desenhos iriam fazer.

Propósito: Permitir os alunos a familiarização com as coordenadas cartesianas através de um desenho livre.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para localizar cada ponto usado em seu desenho? Explique com suas palavras como as coordenadas cartesianas auxiliaram você na localização de cada ponto.
  • Se você trocasse a ordem das coordenadas você obteria a mesma figura? Faça esta experiência e comente o resultado obtido.

Materiais complementare para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. É provável que os alunos interpretem alguns elementos da atividade como obstáculos que eles deverão transpor para chegar ao Restaurante. Na realidade tais elementos apenas possibilitam outros caminhos para discussão.

Propósito: Resolver uma situação problema envolvendo a localização de elementos com auxílio de coordenadas cartesianas.

Materiais complementare para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Para aprofundar mais sobre Plano Cartesiano:

https://novaescola.org.br/conteudo/3552/plano-cartesiano-com-desafios-progressivos

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a solução de alguns alunos. Em seguida faça a comparação das estratégias desenvolvidas visando a otimização do caminho mínimo.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem os raciocínios utilizados para resolver a atividade.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade realizando junto aos alunos uma síntese dos principais elementos envolvidos ao longo da aula.

Propósito: Sintetizar os principais pontos elencados durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao realizar a movimentação no plano?
  • As coordenadas mantiveram-se as mesmas ou mudaram?
  • A posição dos elementos modificou-se no momento que os amigos se moveram no plano?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide ou entregue uma cópia do Raio-X para cada aluno. Peça que leiam atentamente a comanda do enunciado e localizem a bandeira com o auxílio das coordenadas cartesianas.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido (localização de elementos com o auxílio das coordenadas cartesianas).

Materiais complementare para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros



Objetivos específicos

Entender o uso do plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano cartesiano

Coordenadas



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula orientando os alunos que eles deverão fazer um desenho utilizando o plano cartesiano e, em seguida, escrever as coordenadas de acordo com o desenho realizado. Peça para os alunos dizerem qual foi o maior desafio que eles tiveram no momento de pensar em que desenhos iriam fazer.

Propósito: Permitir os alunos a familiarização com as coordenadas cartesianas através de um desenho livre.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para localizar cada ponto usado em seu desenho? Explique com suas palavras como as coordenadas cartesianas auxiliaram você na localização de cada ponto.
  • Se você trocasse a ordem das coordenadas você obteria a mesma figura? Faça esta experiência e comente o resultado obtido.

Materiais complementare para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. É provável que os alunos interpretem alguns elementos da atividade como obstáculos que eles deverão transpor para chegar ao Restaurante. Na realidade tais elementos apenas possibilitam outros caminhos para discussão.

Propósito: Resolver uma situação problema envolvendo a localização de elementos com auxílio de coordenadas cartesianas.

Materiais complementare para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Para aprofundar mais sobre Plano Cartesiano:

https://novaescola.org.br/conteudo/3552/plano-cartesiano-com-desafios-progressivos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a solução de alguns alunos. Em seguida faça a comparação das estratégias desenvolvidas visando a otimização do caminho mínimo.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem os raciocínios utilizados para resolver a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade realizando junto aos alunos uma síntese dos principais elementos envolvidos ao longo da aula.

Propósito: Sintetizar os principais pontos elencados durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao realizar a movimentação no plano?
  • As coordenadas mantiveram-se as mesmas ou mudaram?
  • A posição dos elementos modificou-se no momento que os amigos se moveram no plano?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide ou entregue uma cópia do Raio-X para cada aluno. Peça que leiam atentamente a comanda do enunciado e localizem a bandeira com o auxílio das coordenadas cartesianas.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido (localização de elementos com o auxílio das coordenadas cartesianas).

Materiais complementare para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

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