Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)
Objetivos específicos
Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Conceito-chave
Função.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Preenchimento de tabelas
Operações básicas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar os conceitos.
Discuta com a turma:
- O que são grandezas?
- Como definir se existe relação entre duas grandezas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: No primeiro momento, peça para os alunos pensarem nas soluções individualmente. Depois, em duplas, peça para que comparem as respectivas soluções.
Propósito: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre o valor e número de pessoas?
- É possível que, com uma quantidade diferente de pessoas, o valor final seja o mesmo?
- Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
- A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
Material complementar:
Acessando este link você encontra mais sobre o assunto.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: No primeiro momento, peça para os alunos pensarem nas soluções individualmente. Depois, em duplas, peça para que comparem as respectivas soluções.
Propósito: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre o valor e número de pessoas?
- É possível que, com uma quantidade diferente de pessoas, o valor final seja o mesmo?
- Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
- A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: No primeiro momento, peça para os alunos pensarem nas soluções individualmente. Depois, em duplas, peça para que comparem as respectivas soluções.
Propósito: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre o valor e número de pessoas?
- É possível que, com uma quantidade diferente de pessoas, o valor final seja o mesmo?
- Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
Discussão das Soluções
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?
Discussão das Soluções
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?
Discussão das Soluções
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?
Discussão das Soluções
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?
Sistematização dos Conceitos
Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada um dos ítens acima.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula
Discuta com a turma
- Na generalização y=a.x, o que significam as letras x, y e a ?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.
Propósito: Retomar o aprendizado.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).
Orientação: Peça que realizem a atividade individualmente.
Propósito: Verificar aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual a variável dependente na função? E a independente?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade complementar
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).
Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.
Propósito: Verificar aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual a variável dependente na função? E a independente?
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).
Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.
Propósito: Verificar aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual a variável dependente na função? E a independente?
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).
Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.
Propósito: Verificar aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual a variável dependente na função? E a independente?
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).
Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.
Propósito: Verificar aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual a variável dependente na função? E a independente?