10987
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Isso é função?

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre função

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)

Objetivos específicos

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.

Conceito-chave

Função.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Preenchimento de tabelas

Operações básicas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar os conceitos.
Discuta com a turma:

  • O que são grandezas?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: No primeiro momento, peça para os alunos pensarem nas soluções individualmente. Depois, em duplas, peça para que comparem as respectivas soluções.
Propósito: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o valor e número de pessoas?
  • É possível que, com uma quantidade diferente de pessoas, o valor final seja o mesmo?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?

Material complementar:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Acessando este link você encontra mais sobre o assunto.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: No primeiro momento, peça para os alunos pensarem nas soluções individualmente. Depois, em duplas, peça para que comparem as respectivas soluções.
Propósito: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o valor e número de pessoas?
  • É possível que, com uma quantidade diferente de pessoas, o valor final seja o mesmo?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: No primeiro momento, peça para os alunos pensarem nas soluções individualmente. Depois, em duplas, peça para que comparem as respectivas soluções.
Propósito: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o valor e número de pessoas?
  • É possível que, com uma quantidade diferente de pessoas, o valor final seja o mesmo?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?

Sistematização dos Conceitos select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada um dos ítens acima.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma

  • Na generalização y=a.x, o que significam as letras x, y e a ?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).

Orientação: Peça que realizem a atividade individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a variável dependente na função? E a independente?
    Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar


RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).

Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a variável dependente na função? E a independente?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).

Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a variável dependente na função? E a independente?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).

Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a variável dependente na função? E a independente?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).

Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a variável dependente na função? E a independente?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)

Objetivos específicos

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.

Conceito-chave

Função.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Preenchimento de tabelas

Operações básicas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar os conceitos.
Discuta com a turma:

  • O que são grandezas?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: No primeiro momento, peça para os alunos pensarem nas soluções individualmente. Depois, em duplas, peça para que comparem as respectivas soluções.
Propósito: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o valor e número de pessoas?
  • É possível que, com uma quantidade diferente de pessoas, o valor final seja o mesmo?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?

Material complementar:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Acessando este link você encontra mais sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: No primeiro momento, peça para os alunos pensarem nas soluções individualmente. Depois, em duplas, peça para que comparem as respectivas soluções.
Propósito: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o valor e número de pessoas?
  • É possível que, com uma quantidade diferente de pessoas, o valor final seja o mesmo?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: No primeiro momento, peça para os alunos pensarem nas soluções individualmente. Depois, em duplas, peça para que comparem as respectivas soluções.
Propósito: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis.
Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o valor e número de pessoas?
  • É possível que, com uma quantidade diferente de pessoas, o valor final seja o mesmo?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de pessoas e o valor total a ser pago?

Slide Plano Aula

Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada um dos ítens acima.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma

  • Na generalização y=a.x, o que significam as letras x, y e a ?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).

Orientação: Peça que realizem a atividade individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a variável dependente na função? E a independente?
    Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).

Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a variável dependente na função? E a independente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).

Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a variável dependente na função? E a independente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).

Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a variável dependente na função? E a independente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides de 13 a 17).

Orientação: Peça que os alunos realizem a atividade individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a variável dependente na função? E a independente?
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano