10986
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Calculando medidas de tempo

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre transformar medidas de tempo, utilizado a multiplicação e a divisão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_24GRM_04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Meet, Google Formulários, Google Planilhas.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal

Retomada
Propor aos alunos um bate papo via Google Meet sobre as unidades de medida de tempo que eles conhecem e o significado delas frente a outra que seja menor. Por exemplos: “1 mês correspondem a quantos dias?”
Algumas questões como a variação de dias em um mês podem surgir, é importante que o professor possa esclarecer aos alunos o uso comercial dos 30 dias de um mês e como essa padronização auxilia nos cálculos e organização do calendário comercial.
Caso os alunos não tenham acesso à ferramenta ou não possam trabalhar de maneira síncrona, o professor pode organizar um material a ser disponibilizado via Google Apresentações, ou até mesmo impresso, garantindo os pontos levantados aqui anteriormente.

Atividade principal
Propor aos alunos que resolvam a situação e indiquem ao final qual a melhor unidade de medida para se medir o tempo de cada uma das tarefas e do total do tempo utilizado para cumprir todas as tarefas indicadas.
Os alunos podem fazer isso usando o Google Formulários ou em registro escrito.

Discussão das soluções
Após a resolução, o professor pode organizar mais uma sequência de perguntas que façam a turma refletir sobre a etapa anterior (Atividade Principal), questionando os alunos sobre o tamanho dos números que representam um mesmo tempo em horas, minutos e segundos, comparando a escrita desses números em relação ao tamanho deles.
Importante que os alunos consigam perceber, a partir das perguntas feitas, o uso da multiplicação como recurso essencial na transformação das unidades.

Sistematização
Não há.

Encerramento
O professor pode propor para a turma organizar o que aprenderam na aula usando tópicos e criando exemplos de transformação de unidades de medida de tempo no próprio caderno.

Raio X
Propor que os alunos resolvam as atividades presentes nesta etapa (incluindo as atividades complementares), o que pode ser feito por escrito ou usando o Google Formulários, desde que seja incluído um campo com breve explicação do raciocínio utilizado para resolução.

Convite às famílias
Convide a família a pesquisar junto com o aluno intervalos de tempo que sejam curiosos. Por exemplo: o tempo que uma barra de chocolate demora para ser fabricada, ou o tempo de vida de um mosquito de determinada espécie. Listados estes intervalos (4 ou 5 intervalos diferentes), pedir que eles transformem estes intervalos e represente-os em horas, minutos e segundos. Isso pode ser feito via Google Planilhas ou com registro escrito.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_24GRM04

(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas