10984
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Probabilidade do impossível

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre aleatoriedade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_26PES_04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Mentimeter, Google Apresentações, Google Formulários,

Para este plano, foque na etapa Discussão das Soluções.

Retomada
O professor pode organizar via Mentimeter a resposta para as três perguntas a seguir:
     - Qual(is) evento(s) você acredita que nunca ocorrerá(ão) algum dia? Dê um exemplo ou mais.
     - Qual(is) evento(s) você tem certeza que acontecerá(ão) algum dia? Dê um exemplo ou mais.
     - Qual(is) evento(s) você acha que poderá acontecer algum dia? Dê um exemplo ou mais.
Socialize as respostas corretas apresentadas pelos alunos utilizando o Google Apresentações, compartilhando o link da apresentação produzida.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor pode organizar uma tabela em folha impressa contendo as três questões com um espaço para que cada aluno insira pelo menos 3 possibilidades de resposta.

Atividade principal
O professor pode propor a resolução da atividade e um campo para explicação das estratégias utilizadas. Isso pode ser feito em folha impressa contendo o problema desta etapa, ou via Google Documentos, possibilitando o retorno para os alunos usando dos comentários que a ferramenta possibilita. O mesmo pode ser feito na folha impressa, sempre registrando questões que façam o aluno pensar sobre a sua própria prática, sobre as estratégias utilizadas.

Discussão das soluções
Com as resoluções recebidas o professor pode organizar um painel de soluções para cada um dos itens da Atividade Principal, A e B. Se os alunos não conseguiram chegar em soluções interessantes para discussão, o professor pode inserir os exemplos presentes nos slides desta etapa para discussão entre as resoluções da turma.
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode apresentar os slides desta etapa em folha impressa, inserindo questões que levem o grupo a refletirem sobre os exemplos dados (conforme é apresentado nas orientações ao professor).

Sistematização
Não há.

Encerramento
O professor fará um resumo sobre as atividades propostas usando o Google Apresentações e disponibilizará o link para os alunos. Caso a turma não tenha acesso à internet, é possível usar um outro exemplo para organizar as ideias apresentadas ao longo da aula em material impresso.

Raio X
Propor aos alunos que respondam à situação proposta, seja por escrito ou digitalmente, via Google Formulários.
Em seguida, pedir que os alunos criem um novo problema, similar aos estudados neste plano de aula, para compor sua biblioteca pessoal de problemas, a problemoteca.

Convite às famílias
Convide a família a organizar junto zo aluno a problemateca pessoal dele, tanto com os problemas propostos ao longo da aula quanto com os problemas criados por ele mesmo. A família pode criar um cronograma de resolução de problemas ao longo da semana, para manter a prática da resolução de problemas de Matemática.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_26PES04

(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 4º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas