10982
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Combate de Superfícies

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre comparar e determinar áreas de diferentes superfícies utilizando uma unidade específica de medida.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_20GRM03

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1160/dominando-a-area

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Mosaicos de fantasia
Artigo: Como medir tudo o que há

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é comparar e determinar áreas de diferentes superfícies utilizando uma unidade específica de medida através de um jogo em duplas. Essa atividade pode ser realizada de forma remota, pois deve ser jogado em duplas. Os alunos podem jogar com algum familiar como um irmão, por exemplo, ou podem jogar sozinhos como uma forma de autodesafio. Uma outra opção seria que você formasse ao invés de duplas, pequenos grupos de 4 ou 5 alunos no WhatsApp ou no Zoom para que joguem algumas partidas. Esses grupos podem ser sempre os mesmos para que não tenham que ser formados todas as aulas. Eles podem jogar e tirar fotos do jogo e da forma em que estão jogando. Não se esqueça de estar presente em todos os grupos para verificar se os alunos estão jogando de forma apropriada. Caso a atividade seja realizada de forma remota, pode ser explicada por meio de um vídeo em que você além de explicar o jogo e suas regras, mostra como se joga. Os alunos precisam ter acesso aos materiais para o jogo e as suas regras. Você pode disponibilizá-los para que os alunos imprimam as cartas através do material da atividade principal ou que possam produzi-las com papel quadriculado e lápis de cor. É importante que eles fotografem e as enviem para compartilhar com os colegas as suas estratégias e conclusões durante a aula síncrona.

Painel de soluções
Como a parte da atividade principal pode ser feito de forma assíncrona, disponibilize na aula síncrona, os slides de discussão das soluções, dessa forma, os alunos podem comparar essas soluções e estratégias com as suas, podem também concordar ou discordar através de texto ou de áudio ou fotografia, se quiserem mostrar seus desenhos e como pensaram.

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante pois retoma o jogo através de um desafio. Essa é uma boa forma de verificar se os objetivos da aula foram atingidos. Envie as atividades de raio x pelo mesmo meio em que esteja enviando as outras atividades.

Convite às famílias
Seria muito bom que a família pudesse jogar com os alunos o jogo proposto para que eles se sintam desafiados. Dessa forma, eles podem também compartilhar suas estratégias e conclusões.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_20GRM03

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas