10981
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Medidas de Superfície

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre área de figuras planas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_20GRM04

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal ou papel quadriculado.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papel quadriculado
Jogo: Mosaicos de fantasia
Artigo: Como medir tudo o que há

Para este plano foque na etapa da Atividade principal.

Retomada
O foco do plano deve ser a atividade principal, entretanto, a atividade de retomada é interessante para que os alunos relembrem o que é medida de superfície. Você pode disponibilizar com antecedência a situação problema e enviá-las pelo meio de comunicação e interação que utiliza com os alunos. Os alunos podem ir escrevendo e compartilhando, enquanto outros vão complementando. Você pode instigar as discussões entre os alunos. A atividade pode servir também como uma avaliação diagnóstica do que os alunos já sabem sobre o assunto e o que ainda precisa ser disponibilizado para que eles possam embarcar na atividade principal.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é determinar áreas de diferentes superfícies utilizando contagem ou superposição de figuras. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal, principalmente a imagem do quadriculado. Mostre o slide com a situação problema se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom. Caso não esteja em uma aula por vídeo, você pode tirar um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie por WhatsApp ou pelo meio que esteja utilizando como interação ou comunicação com os alunos para que consigam realizar a atividade. Os alunos precisam copiar em seu caderno a malha quadriculada e o enunciado. Caso não tenham papel quadriculado, eles podem usar o caderno e a régua para fazer o desenho. Disponibilize os enunciados por áudio, texto ou vídeo. Peça que os alunos resolvam a atividade em forma de texto ou ilustração e fotografe para enviar para o grupo de interação. Caso estejam ao vivo, podem apresentá-la falando e mostrando suas anotações pelo vídeo. Você pode fazer um álbum coletivo no Google Fotos, para compartilhar todas as fotos das resoluções acompanhadas de legendas escritas pelos alunos.

Painel de soluções
Para a discussão das soluções, você pode disponibilizar os slides para que os alunos possam comparar com suas resoluções, discutir, concordar ou discordar das soluções apresentadas.

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X é uma boa forma de verificar se os objetivos da aula foram atingidos. Envie as atividades de raio x pelo mesmo meio em que esteja enviando as outras atividades. Há também as atividades complementares que podem ser selecionadas e enviadas para os alunos praticarem o que aprenderam na aula.

Convite às famílias
Seria muito bom que a família pudesse participar ativamente dessas atividades trazendo-as para a realidade dos alunos. Eles podem pedir que os alunos observem os pisos do chão, os azulejos da cozinha ou do banheiro e calculem a área desses espaços.

O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_20GRM04

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas