10981
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Medidas de Superfície

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre área de figuras planas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

Objetivos específicos

Determinar áreas de diferentes superfícies utilizando contagem ou superposição de figuras.

Conceito-chave

Área de figuras planas.

Recursos necessários

  • Tesoura (opcional);
  • Lápis de cor;
  • Atividades impressas em folhas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Primeiramente, retome as noções de área. Distribua a atividade impressa para que os estudantes possam desenhar uma figura cuja área tenha a medida de 12 unidades de área, no caso desta atividade, 12 quadradinhos. Destaque que eles deverão pintar os quadradinhos que compõem a figura. Colocamos a tesoura na imagem, pois recortar 12 quadradinhos e sobrepor sobre o papel pode auxiliar no processo de delimitação da figura a ser pintada.

Propósito: Promover familiaridade com a malha quadriculada e relacionar a representação dos quadradinhos com a representação de uma unidade de área.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram chegar a algum formato?
  • O que vocês pensaram na hora de construir a figura de vocês?
  • Será que todas as respostas da turma são iguais?
  • Podem existir figuras diferentes com a mesma medida de área?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Distribua a folha com a proposta da atividade para a turma. Uma folha para cada aluno, pois será uma atividade realizada individualmente, igual realizamos nosso aquecimento. O aluno poderá inclusive utilizar o quadriculado entregue na primeira etapa da aula como um material auxiliar para recortes ou até mesmo rascunho e teste de soluções. A atividade será conduzida de maneira gradual, primeiro solicitando o desenho da casa e depois os demais acréscimos. Acesse a resolução desta atividade clicando aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de representar uma figura com a medida de área sugerida.

Como estamos trabalhando com a representação da área ocupada pela figura na malha quadriculada pode servir como apoio o vídeo disponibilizado pela TV Escola que trata de plantas baixas Matemática em toda parte | Construção - Plantas Baixas - link aqui

Propósito: Fazer com que os alunos percebam a malha quadriculada como um suporte para a percepção e construção do conceito de área, utilizando o critério da contagem de quadradinhos.

Discuta com a turma:

  • Como temos só a figura do terreno precisamos representar o espaço ocupado pela casa da família. Você consegue desenhar esta área de 40m2?
  • A família está se organizando para uma reforma da casa, mas precisa que você ajude com esse planejamento. Você conseguiu representar a área ocupada pela casa? Agora você pode ajudar a família a incluir novas áreas construídas nesse terreno?
  • Qual o formato que ficou a sua casa?
  • Existe mais de um formato possível para uma casa de 40m2?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Atividade (Continuação) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Conduza cada nova etapa do exercício de modo que todos os alunos possam se sentir desafiados a prosseguir na resolução da atividade. Como este é um momento de exploração do conceito de área através da representação dos quadradinhos é importante que todos se sintam motivados a experimentar apresentar soluções para o problema, pois todas contribuirão para a melhor compreensão do conceito trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Vocês já representaram a casa, agora será que é possível acrescentar este novo quarto? A família ainda tem espaço no terreno?
  • Sobrou algum espaço para colocar a casinha do cachorro?
  • Será que se a família aumentar ainda mais… temos espaço para construir mais coisas neste terreno?
  • Você acha que existe mais de um jeito de ocupar este terreno?
  • Quantos desenhos diferentes podemos encontrar aqui na turma?
  • Em todos desenhos sobrou espaço para construir mais coisas? E quando sobrou, esse espaço foi igual?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, mostrando seus desenhos e explicando oralmente, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo algumas das possibilidades de representação das áreas desejadas. Tente evidenciar aquelas soluções que já foram apresentadas por eles e acrescente como possibilidade aquelas que talvez não tenham aparecido nas resoluções apresentadas pela turma. Uma opção é colar em um quadro as soluções encontradas e sugerir que eles agrupam aquelas em que ao menos o desenho da casa principal tenha sido parecido com a do colega e a partir daí gerar as análises.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Vamos começar analisando como vocês desenharam a casa principal, aquela de 40m2?
  • Teve um jeito mais fácil de achar esses 40m2?
  • Vamos organizar as respostas de vocês de acordo com as semelhanças… um dos colegas vai vir aqui na frente e explicar como desenhou a casa e vocês prestem atenção para ver se pensaram igual a ele ou se tem uma dica para nos dar.
  • Mais alguém pensou do mesmo jeito? O que poderíamos fazer de diferente?

Acesse aqui a resolução da atividade

Painel de soluções (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Mostre outras possibilidades de representação dos 40 metros quadrados sem que necessariamente tenhamos uma figura regular como quadrado ou retângulo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Será que se não fizermos um retângulo ou um quadrado… deixamos de ter nossos 40 metros quadrados?
  • O que estamos contando quando queremos determinar a área?

Painel de soluções (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente possibilidades de solução para a segunda parte do problema, onde novas áreas do terreno precisam ser preenchidas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Aproveitamos os dois exemplos de antes… Vocês acham que o quarto da primeira figura (a de cima) tem o mesmo tamanho em termos de área do que o da segunda figura (a de baixo)?
  • Nas duas figuras sobrou a mesma quantidade de área livre (sem nada construído)? Por que vocês acham isso?
  • O que vocês acham do quarto do primeiro desenho? Se cada quadradinho tem a largura de um metro… qual quarto vocês prefeririam, o primeiro ou o segundo?
  • E a casinha do cachorro? Faz diferença o lugar no qual vou construí-la para saber a medida da área livre?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação do preenchimento da superfície quadriculada com a área a ser representada.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, marcando qual a solução mais adequada e escrevendo resumidamente o porquê da escolha. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade (se estão contando quadradinhos ou apenas comparando o formato da figura). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do preenchimento da malha quadriculada como forma de chegar à medida de área desejada.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

Objetivos específicos

Determinar áreas de diferentes superfícies utilizando contagem ou superposição de figuras.

Conceito-chave

Área de figuras planas.

Recursos necessários

  • Tesoura (opcional);
  • Lápis de cor;
  • Atividades impressas em folhas.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Primeiramente, retome as noções de área. Distribua a atividade impressa para que os estudantes possam desenhar uma figura cuja área tenha a medida de 12 unidades de área, no caso desta atividade, 12 quadradinhos. Destaque que eles deverão pintar os quadradinhos que compõem a figura. Colocamos a tesoura na imagem, pois recortar 12 quadradinhos e sobrepor sobre o papel pode auxiliar no processo de delimitação da figura a ser pintada.

Propósito: Promover familiaridade com a malha quadriculada e relacionar a representação dos quadradinhos com a representação de uma unidade de área.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram chegar a algum formato?
  • O que vocês pensaram na hora de construir a figura de vocês?
  • Será que todas as respostas da turma são iguais?
  • Podem existir figuras diferentes com a mesma medida de área?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Distribua a folha com a proposta da atividade para a turma. Uma folha para cada aluno, pois será uma atividade realizada individualmente, igual realizamos nosso aquecimento. O aluno poderá inclusive utilizar o quadriculado entregue na primeira etapa da aula como um material auxiliar para recortes ou até mesmo rascunho e teste de soluções. A atividade será conduzida de maneira gradual, primeiro solicitando o desenho da casa e depois os demais acréscimos. Acesse a resolução desta atividade clicando aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de representar uma figura com a medida de área sugerida.

Como estamos trabalhando com a representação da área ocupada pela figura na malha quadriculada pode servir como apoio o vídeo disponibilizado pela TV Escola que trata de plantas baixas Matemática em toda parte | Construção - Plantas Baixas - link aqui

Propósito: Fazer com que os alunos percebam a malha quadriculada como um suporte para a percepção e construção do conceito de área, utilizando o critério da contagem de quadradinhos.

Discuta com a turma:

  • Como temos só a figura do terreno precisamos representar o espaço ocupado pela casa da família. Você consegue desenhar esta área de 40m2?
  • A família está se organizando para uma reforma da casa, mas precisa que você ajude com esse planejamento. Você conseguiu representar a área ocupada pela casa? Agora você pode ajudar a família a incluir novas áreas construídas nesse terreno?
  • Qual o formato que ficou a sua casa?
  • Existe mais de um formato possível para uma casa de 40m2?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Conduza cada nova etapa do exercício de modo que todos os alunos possam se sentir desafiados a prosseguir na resolução da atividade. Como este é um momento de exploração do conceito de área através da representação dos quadradinhos é importante que todos se sintam motivados a experimentar apresentar soluções para o problema, pois todas contribuirão para a melhor compreensão do conceito trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Vocês já representaram a casa, agora será que é possível acrescentar este novo quarto? A família ainda tem espaço no terreno?
  • Sobrou algum espaço para colocar a casinha do cachorro?
  • Será que se a família aumentar ainda mais… temos espaço para construir mais coisas neste terreno?
  • Você acha que existe mais de um jeito de ocupar este terreno?
  • Quantos desenhos diferentes podemos encontrar aqui na turma?
  • Em todos desenhos sobrou espaço para construir mais coisas? E quando sobrou, esse espaço foi igual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, mostrando seus desenhos e explicando oralmente, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo algumas das possibilidades de representação das áreas desejadas. Tente evidenciar aquelas soluções que já foram apresentadas por eles e acrescente como possibilidade aquelas que talvez não tenham aparecido nas resoluções apresentadas pela turma. Uma opção é colar em um quadro as soluções encontradas e sugerir que eles agrupam aquelas em que ao menos o desenho da casa principal tenha sido parecido com a do colega e a partir daí gerar as análises.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Vamos começar analisando como vocês desenharam a casa principal, aquela de 40m2?
  • Teve um jeito mais fácil de achar esses 40m2?
  • Vamos organizar as respostas de vocês de acordo com as semelhanças… um dos colegas vai vir aqui na frente e explicar como desenhou a casa e vocês prestem atenção para ver se pensaram igual a ele ou se tem uma dica para nos dar.
  • Mais alguém pensou do mesmo jeito? O que poderíamos fazer de diferente?

Acesse aqui a resolução da atividade

Slide Plano Aula

Orientações: Mostre outras possibilidades de representação dos 40 metros quadrados sem que necessariamente tenhamos uma figura regular como quadrado ou retângulo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Será que se não fizermos um retângulo ou um quadrado… deixamos de ter nossos 40 metros quadrados?
  • O que estamos contando quando queremos determinar a área?
Slide Plano Aula

Orientações: Apresente possibilidades de solução para a segunda parte do problema, onde novas áreas do terreno precisam ser preenchidas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Aproveitamos os dois exemplos de antes… Vocês acham que o quarto da primeira figura (a de cima) tem o mesmo tamanho em termos de área do que o da segunda figura (a de baixo)?
  • Nas duas figuras sobrou a mesma quantidade de área livre (sem nada construído)? Por que vocês acham isso?
  • O que vocês acham do quarto do primeiro desenho? Se cada quadradinho tem a largura de um metro… qual quarto vocês prefeririam, o primeiro ou o segundo?
  • E a casinha do cachorro? Faz diferença o lugar no qual vou construí-la para saber a medida da área livre?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação do preenchimento da superfície quadriculada com a área a ser representada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, marcando qual a solução mais adequada e escrevendo resumidamente o porquê da escolha. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade (se estão contando quadradinhos ou apenas comparando o formato da figura). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do preenchimento da malha quadriculada como forma de chegar à medida de área desejada.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano