Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_19GRMO10
Recursos
- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Introdução ao volume: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/v/how-we-measure-volume
Como calcular volume de sólido: https://volume/pt.wikihow.com/Calcular-
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal (adaptada)
Professor, você pode fazer uma sala de aula invertida. Nessa aula é importante que os alunos tenham conhecimentos sobre o cálculo e unidades de medidas. Encaminhe a atividade principal (arquivo e print dos slides 2 a 4) para os alunos possam realizar. Se achar necessário, grave um áudio orientativo. No primeiro momento eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo no caderno. No segundo momento, você pode sugerir que o aluno compartilhe a resposta com um familiar e juntos discutam as estratégias de resolução. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções. Sugira que eles assistam ao vídeos mencionados acima. É importante que mantenha um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo WhatsApp. Grave um áudio explicando e peça que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Discussão das soluções
Professor, esse é um dos momentos mais importantes da aula, portanto fique atento às respostas dos alunos. Compartilhe o slide do painel de solução para discutir as possíveis dúvidas. Abra o áudio e ouça as hipóteses dos alunos. Faça o “Discuta com a turma”. Ele orienta seu olhar sobre o foco das boas perguntas. Escolha o que você vai discutir de forma síncrona e que pode servir de referência para seu feedback à turma. Considere, sobretudo, as respostas dos alunos para observar erros e estratégias adotadas e assim, poder reorientar o estudo e dar dica a para a realização de novas atividades (Atividades complementares).
Se sua aula for assíncrona, envie as explicações por mensagens de áudio pelo WhatsApp.
Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. Que tal convidar a família para ler a reportagem de como economizar água e aprender algumas dicas: Acesse ao site http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/veja-5-dicas-de-como-armazenar-agua-da-chuva.html. Fica a dica!