Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
- Determinar a altura de um reservatório de formato paralelepípedo.
Conceito-chave
Medidas de volume, capacidade e massa.
Recursos necessários
- Calculadora (caso o professor julgue necessário)
- Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão calcular o volume das caixas cúbicas e o volume total de material derretido a ser despejado na caixa paralelepípeda, assim poderão determinar a altura da caixa.
Propósito: Determinar o volume de caixas cúbicas e o volume de caixa paralelepípeda.
Discuta com os alunos
- Quantos litros de cobre foram derretidos? E de alumínio? E ferro?
- Quantos litros de material derretido foi colocado nas caixas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: (Introdução)
Inicie a aula comentando com os alunos sobre a importância da economia e do reaproveitamento de água das chuvas. Cite também alguns projetos residenciais para captação e armazenamento da água. Um dos exemplos no site G1.
Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação:
O alunos podem iniciar a atividade determinando a área do telhado e a quantidade de água armazenada a cada 100 ml de chuva.
Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação:
- A tabela de valores exige interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. O professor deve fazer com que os alunos observem com atenção a 1ª tabela, que é a mais simples e envolve cálculos diretos. Caso necessário, podem utilizar calculadora ou celular para auxílio das operações.
Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.
Materiais complementares para impressão:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Qual o processo utilizado para a determinação dos valores da tabela?
Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para determinar os valores da tabela?
- Quais foram as principais dificuldades?
Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.
Propósito: Relacionar as grandezas, volume e massa.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Para realização da atividade os alunos devem inicialmente descobrir as dimensões da peças cúbicas. O professor pode orientar que a medida da aresta corresponde a um divisor comum das dimensões da caixa de formato paralelepípedo.
- Após a dedução da medida da aresta da peça cúbica, os alunos deverão elaborar os cálculos de volume dos cubos e da caixa de correio.
- Por fim, através da divisão dos volumes, poderão determinar a quantidade de peças cúbicas acondicionadas na caixa de correio.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
- Qual foi o método utilizado para deduzir a quantidade de caixas, pois não era possível a visualização da quantidade.
Materiais complementares para impressão: