10980
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Medidas de volume, capacidade e massa

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Medidas de volume, capacidade e massa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr

Mentor: Maria Aparecida Nemet  

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Determinar a altura de um reservatório de formato paralelepípedo.



Conceito-chave

Medidas de volume, capacidade e massa.





Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.







Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão calcular o volume das caixas cúbicas e o volume total de material derretido a ser despejado na caixa paralelepípeda, assim poderão determinar a altura da caixa.

Propósito: Determinar o volume de caixas cúbicas e o volume de caixa paralelepípeda.

Discuta com os alunos

  • Quantos litros de cobre foram derretidos? E de alumínio? E ferro?
  • Quantos litros de material derretido foi colocado nas caixas?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: (Introdução)

Inicie a aula comentando com os alunos sobre a importância da economia e do reaproveitamento de água das chuvas. Cite também alguns projetos residenciais para captação e armazenamento da água. Um dos exemplos no site G1.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Textos de Apoio

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação:

O alunos podem iniciar a atividade determinando a área do telhado e a quantidade de água armazenada a cada 100 ml de chuva.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Textos de Apoio

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação:

  • A tabela de valores exige interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. O professor deve fazer com que os alunos observem com atenção a 1ª tabela, que é a mais simples e envolve cálculos diretos. Caso necessário, podem utilizar calculadora ou celular para auxílio das operações.

Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Textos de Apoio

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual o processo utilizado para a determinação dos valores da tabela?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para determinar os valores da tabela?
  • Quais foram as principais dificuldades?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.

Propósito: Relacionar as grandezas, volume e massa.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Para realização da atividade os alunos devem inicialmente descobrir as dimensões da peças cúbicas. O professor pode orientar que a medida da aresta corresponde a um divisor comum das dimensões da caixa de formato paralelepípedo.
  • Após a dedução da medida da aresta da peça cúbica, os alunos deverão elaborar os cálculos de volume dos cubos e da caixa de correio.
  • Por fim, através da divisão dos volumes, poderão determinar a quantidade de peças cúbicas acondicionadas na caixa de correio.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o método utilizado para deduzir a quantidade de caixas, pois não era possível a visualização da quantidade.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr

Mentor: Maria Aparecida Nemet  

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Determinar a altura de um reservatório de formato paralelepípedo.



Conceito-chave

Medidas de volume, capacidade e massa.





Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.






Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão calcular o volume das caixas cúbicas e o volume total de material derretido a ser despejado na caixa paralelepípeda, assim poderão determinar a altura da caixa.

Propósito: Determinar o volume de caixas cúbicas e o volume de caixa paralelepípeda.

Discuta com os alunos

  • Quantos litros de cobre foram derretidos? E de alumínio? E ferro?
  • Quantos litros de material derretido foi colocado nas caixas?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: (Introdução)

Inicie a aula comentando com os alunos sobre a importância da economia e do reaproveitamento de água das chuvas. Cite também alguns projetos residenciais para captação e armazenamento da água. Um dos exemplos no site G1.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Textos de Apoio

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação:

O alunos podem iniciar a atividade determinando a área do telhado e a quantidade de água armazenada a cada 100 ml de chuva.

Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Textos de Apoio

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação:

  • A tabela de valores exige interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. O professor deve fazer com que os alunos observem com atenção a 1ª tabela, que é a mais simples e envolve cálculos diretos. Caso necessário, podem utilizar calculadora ou celular para auxílio das operações.

Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Textos de Apoio

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual o processo utilizado para a determinação dos valores da tabela?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para determinar os valores da tabela?
  • Quais foram as principais dificuldades?

Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.

Propósito: Relacionar as grandezas, volume e massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Para realização da atividade os alunos devem inicialmente descobrir as dimensões da peças cúbicas. O professor pode orientar que a medida da aresta corresponde a um divisor comum das dimensões da caixa de formato paralelepípedo.
  • Após a dedução da medida da aresta da peça cúbica, os alunos deverão elaborar os cálculos de volume dos cubos e da caixa de correio.
  • Por fim, através da divisão dos volumes, poderão determinar a quantidade de peças cúbicas acondicionadas na caixa de correio.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o método utilizado para deduzir a quantidade de caixas, pois não era possível a visualização da quantidade.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano