10979
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Álgebra

Plano de aula - Senhas também seguem padrões

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Identificar a regularidade na disposição das figuras com diferentes cores, formas e tamanhos. Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_06ALG05

Recursos
- Necessários: papel, lápis, lápis de cor e as imagens das sequências (por meio digital ou impressas).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as imagens.

Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Retomada
A proposta é retomar o conceito de padrões de regularidade. Para uma aula síncrona, você pode seguir as orientações do plano de aula para esta etapa da aula. Caso a aula seja assíncrona, envie a seguinte comanda: "Você se lembra das sequências que trabalhamos em outras aula? Elas continham padrões de regularidade". Responda: "O que são padrões de regularidade? Dê um exemplo". Se conseguir, grave um vídeo com uma sequência de movimentos corporais (como os descritos nas orientações da retomada, no plano de aula) e sugira que brinquem de inventar sequências usando o corpo. Faça essa sugestão mesmo que não consiga enviar o vídeo, mas explique bem por escrito.

Atividade principal
Encaminhe a atividade através de meios digitais ou a impressão, para que os alunos realizem a proposta. Se não for realizar uma aula simultânea, encaminhe algumas questões para que reflitam, respondam e te enviem.

Discussão das soluções
Se for realizar uma aula síncrona, poderá, discutir as soluções e padrões, mas caso não tenha essa possibilidade, peça que os alunos te enviem as respostas da "Retomada" e a atividade principal. Faça, então, uma devolutiva sintetizando as respostas (pode ser por mensagem de voz, vídeo ou impressão). Seguem algumas sugestões para a discussão (baseadas nas sessões "Discuta com a turma", do plano de aula):
     - Você pode descrever qual o padrão inicial de cada sequência?
     - É possível descobrir os próximos elementos? Como? Por quê?
     - Como você chegou a conclusão de que esta figura é a próxima?
     - Qual o padrão de regularidade aqui formado?
     - Qual é o próximo elemento da sequência?

Encerramento
Inclua o encerramento no final da aula síncrona ou na devolutiva que encaminhar.

Raio X

A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide e oriente as famílias a brincarem com as crianças de fazer e descobrir sequências com movimentos do corpo. Incentive que, sempre que possível, acompanhem os alunos nas atividades e aulas, de forma que fortaleçam, estimulem e valorizem os momentos de aprendizagem.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_06ALG05

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas