10979
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Senhas também seguem padrões

POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO 17/07/2018
Código: MAT1_06ALG05

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Identificar a regularidade na disposição das figuras com diferentes cores, formas e tamanhos. Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.



Objetivos específicos

  • Identificar a regularidade na disposição das figuras com diferentes cores, formas e tamanhos.
  • Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.



Conceito-chave

Padrão de regularidade

Recursos necessários

  • Lápis
  • Lápis de cor ou canetinha
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Escute atentamente cada resposta dada. Após isso você pode dar como exemplo padrões orais rápidos para ilustrar as respostas dadas: combine com os alunos movimentos corporais simples, como bater palma uma, duas ou três vezes, estalar os dedos, jogar beijo, estalar a língua, balançar-se para o lado, bater os pés, imitar som de um animal, dentre outras possibilidades. Diga a eles que você vai iniciar um padrão usando esses movimentos e vai repeti-lo por três vezes. Ao terminar essas três vezes os alunos deverão dar continuidade ao padrão inicial. Essa atividade pode ser feita com toda a turma ao mesmo tempo, com um pequeno grupo de cada vez ou mesmo individualmente.

Propósito: Relembrar, descrevendo e exemplificando, o conceito já trabalhado em outras aulas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam nos movimentos que fizemos?
  • Conte como vocês conseguiram saber qual seria o próximo gesto ou som?

Atividade principal select-down

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a atividade impressa. Permita que os alunos discutam em duplas os seus pontos de vista e busquem a solução. Esclareça que eles devem desenhar e pintar a peça que complete cada pino.

Propósito: Desenvolver a capacidade de observar, descrever e ampliar padrões em sequências de cores e formas variadas.

Discuta com a turma:

  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resoluções da atividade principal

Guia de intervenções

Álgebra desde cedo

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceber a sequência de figuras e o padrão como estão dispostas e que devem desenhar e pintar as demais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da sequência.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e consigam ampliá-lo.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está desenhado no caminho?
  • De acordo com o que você percebeu no padrão, qual será a próxima figura a ser desenhada e pintada?
  • Você pode explicar como chegou a esta conclusão?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.



Objetivos específicos

  • Identificar a regularidade na disposição das figuras com diferentes cores, formas e tamanhos.
  • Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.



Conceito-chave

Padrão de regularidade

Recursos necessários

  • Lápis
  • Lápis de cor ou canetinha
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Escute atentamente cada resposta dada. Após isso você pode dar como exemplo padrões orais rápidos para ilustrar as respostas dadas: combine com os alunos movimentos corporais simples, como bater palma uma, duas ou três vezes, estalar os dedos, jogar beijo, estalar a língua, balançar-se para o lado, bater os pés, imitar som de um animal, dentre outras possibilidades. Diga a eles que você vai iniciar um padrão usando esses movimentos e vai repeti-lo por três vezes. Ao terminar essas três vezes os alunos deverão dar continuidade ao padrão inicial. Essa atividade pode ser feita com toda a turma ao mesmo tempo, com um pequeno grupo de cada vez ou mesmo individualmente.

Propósito: Relembrar, descrevendo e exemplificando, o conceito já trabalhado em outras aulas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam nos movimentos que fizemos?
  • Conte como vocês conseguiram saber qual seria o próximo gesto ou som?

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a atividade impressa. Permita que os alunos discutam em duplas os seus pontos de vista e busquem a solução. Esclareça que eles devem desenhar e pintar a peça que complete cada pino.

Propósito: Desenvolver a capacidade de observar, descrever e ampliar padrões em sequências de cores e formas variadas.

Discuta com a turma:

  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resoluções da atividade principal

Guia de intervenções

Álgebra desde cedo

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceber a sequência de figuras e o padrão como estão dispostas e que devem desenhar e pintar as demais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da sequência.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e consigam ampliá-lo.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está desenhado no caminho?
  • De acordo com o que você percebeu no padrão, qual será a próxima figura a ser desenhada e pintada?
  • Você pode explicar como chegou a esta conclusão?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.



Objetivos específicos

  • Identificar a regularidade na disposição das figuras com diferentes cores, formas e tamanhos.
  • Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.



Conceito-chave

Padrão de regularidade

Recursos necessários

  • Lápis
  • Lápis de cor ou canetinha
  • Atividades impressas

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes