Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Florido de Figueiredo
Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.
Objetivos específicos
- Identificar a regularidade na disposição das figuras com diferentes cores, formas e tamanhos.
- Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.
Conceito-chave
Padrão de regularidade
Recursos necessários
- Lápis
- Lápis de cor ou canetinha
- Atividades impressas
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Escute atentamente cada resposta dada. Após isso você pode dar como exemplo padrões orais rápidos para ilustrar as respostas dadas: combine com os alunos movimentos corporais simples, como bater palma uma, duas ou três vezes, estalar os dedos, jogar beijo, estalar a língua, balançar-se para o lado, bater os pés, imitar som de um animal, dentre outras possibilidades. Diga a eles que você vai iniciar um padrão usando esses movimentos e vai repeti-lo por três vezes. Ao terminar essas três vezes os alunos deverão dar continuidade ao padrão inicial. Essa atividade pode ser feita com toda a turma ao mesmo tempo, com um pequeno grupo de cada vez ou mesmo individualmente.
Propósito: Relembrar, descrevendo e exemplificando, o conceito já trabalhado em outras aulas.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam nos movimentos que fizemos?
- Conte como vocês conseguiram saber qual seria o próximo gesto ou som?
Atividade principal
Tempo Sugerido: 18 minutos
Orientações: Distribua a atividade impressa. Permita que os alunos discutam em duplas os seus pontos de vista e busquem a solução. Esclareça que eles devem desenhar e pintar a peça que complete cada pino.
Propósito: Desenvolver a capacidade de observar, descrever e ampliar padrões em sequências de cores e formas variadas.
Discuta com a turma:
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
Materiais complementares para impressão:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)
Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade aqui formado?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)
Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade aqui formado?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)
Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade aqui formado?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)
Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade aqui formado?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 9)
Orientações: A discussão da solução será feita com um pino por vez. Chame uma dupla para explicar como resolveu cada pino. Durante a realização da atividade você percorreu a sala observando o trabalho dos alunos e percebeu algumas estratégias de descrição e resolução. Aproveite as suas observações dessa diversidade de modo que todas as soluções encontradas sejam dinamizadas. Por exemplo: caso eles tenham escolhido outro sólido, peça para eles explicarem a escolha deste.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade aqui formado?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceber a sequência de figuras e o padrão como estão dispostas e que devem desenhar e pintar as demais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da sequência.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e consigam ampliá-lo.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão está desenhado no caminho?
- De acordo com o que você percebeu no padrão, qual será a próxima figura a ser desenhada e pintada?
- Você pode explicar como chegou a esta conclusão?
Materiais complementares para impressão: