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Plano de aula - Gráficos horizontais e verticais

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º Ano do Fundamental sobre Comparação de gráficos de colunas e gráfico de barras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentora: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).

Objetivos específicos

Comparar gráficos de barras horizontais e verticais , interpretando dados, seus elementos e comunicando sua compreensões com linguagem adequada

(variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).

Conceito-chave

Comparação de gráficos de colunas e gráfico de barras.

Conhecimentos prévios

Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).

Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar, atividade de aquecimento e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organizar a sala em semicírculo e projetar na lousa as imagens do slide 3 ou imprima as imagens em um tamanho que os alunos possam visualizá-las e pedir para que o grupo inicialmente só observem as imagens sem fazer considerações.

Pedir aos alunos para que analisem cada parte da imagem e a imagem como um todo.

Em seguida, peça para os alunos comparar as duas imagens e responder alguns questionamentos.

Ouça os alunos e estimule-os a realizar outras comparações. Este olhar de comparação será indispensável para que realizem a atividade principal da aula de hoje e alcancem o objetivo da aula.

Propósito:Estimular os alunos a realizar comparações de imagens.

Discuta com turma:

  • Que formas vocês conseguem identificar nestas imagens?
  • Que cores estão presentes nas imagens?
  • As duas figuras estão na mesma posição?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organizar a sala em semicírculo e projetar na lousa as imagens do slide 3 ou imprimar as imagens em um tamanho que os alunos possam visualizá-las e pedir para que o grupo inicialmente só observe as imagens sem fazer considerações por enquanto.

Pedir aos alunos para que analisem cada parte da imagem e a imagem como um todo.

Diga aos alunos que agora deverão comparar as duas imagens e responder a alguns questionamentos.

Ouça os alunos e estimule-os a realizar outras comparações além daquelas que respondem aos questionamentos. Este olhar de comparação será indispensável para que realizem a atividade principal da aula de hoje e alcancem o objetivo da aula.

Propósito:Estimular os alunos a realizar comparações de imagens.

Discuta com turma:

  • Que formas vocês conseguem identificar nestas imagens?
  • Que cores estão presentes nas imagens?
  • As duas figuras estão na mesma posição?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)

Orientações:

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.

Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.

Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.

Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.

Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).

Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.

Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.

Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.

Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).

Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
  • Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
  • Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
  • Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
  • Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
  • Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)

Orientações:

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.

Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.

Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.

Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.

Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).

Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.

Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.

Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.

Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).

Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
  • Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
  • Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
  • Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
  • Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
  • Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)

Orientações:

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.

Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.

Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.

Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.

Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).

Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.

Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.

Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.

Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).

Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
  • Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
  • Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
  • Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
  • Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
  • Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)

Orientações:

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.

Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.

Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.

Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.

Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).

Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.

Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.

Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.

Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).

Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
  • Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
  • Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
  • Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
  • Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
  • Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)

Orientações:

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.

Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.

Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.

Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.

Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).

Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.

Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.

Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.

Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).

Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
  • Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
  • Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
  • Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
  • Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
  • Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles.

Escolha uma dupla que havia encontrado resultados diferentes e que utilizaram a argumentação para explicar como chegaram ao resultado e peça para que comentem com os colegas como foi a socialização entre os dois alunos da dupla.

Chame então aquele aluno que você percebeu que não havia obtido o resultado correto e peça para que ele explique para os colegas qual caminho ele percorreu até encontrar um impedimento, diga aos colegas que o aluno foi muito esforçado e chegou até ali e que agora alguém poderia dar uma dica para que ele possa prosseguir.

Chame a criança e deixe que juntos encontrem uma resolução.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Como foi quando percebeu que seu colega havia chegado a um resultado diferente do seu?

Como foi explicar ao colega como chegou aquela solução (resposta)?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje.

Propósito: Utilizar linguagem própria para socializar as aprendizagens adquiridas ou sistematizadas.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais semelhanças que você encontrou nos gráficos estudados?
  • E quais são as principais diferenças entre os gráficos estudados?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:

Peça aos alunos para que se reorganizem individualmente e diga que você irá entregá-los uma atividade para que eles apliquem os conhecimentos adquiridos durante aquela aula.

Diga que é muito importante que eles realizem a leitura e entendam a situação para que possam conseguir resolvê-la.

Leia o enunciado para aqueles alunos que ainda não possuem a fluência leitora e pea para que te expliquem o que compreenderam.

Deixe os alunos resolverem a atividade com autonomia.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Me conte com suas palavras a situação proposta?
  • Se trata de um gráfico ou de tabela?
  • Que tipo de gráfico é esse?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:

Peça aos alunos para que se reorganizem individualmente e diga que você irá entregá-los uma atividade para que eles apliquem os conhecimentos adquiridos durante aquela aula.

Diga que é muito importante que eles realizem a leitura e entendam a situação para que possam conseguir resolvê-la.

Leia o enunciado para aqueles alunos que ainda não possuem a fluência leitora e pea para que te expliquem o que compreenderam.

Deixe os alunos resolverem a atividade com autonomia.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Me conte com suas palavras a situação proposta?
  • Se trata de um gráfico ou de tabela?
  • Que tipo de gráfico é esse?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentora: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).

Objetivos específicos

Comparar gráficos de barras horizontais e verticais , interpretando dados, seus elementos e comunicando sua compreensões com linguagem adequada

(variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).

Conceito-chave

Comparação de gráficos de colunas e gráfico de barras.

Conhecimentos prévios

Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).

Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar, atividade de aquecimento e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organizar a sala em semicírculo e projetar na lousa as imagens do slide 3 ou imprima as imagens em um tamanho que os alunos possam visualizá-las e pedir para que o grupo inicialmente só observem as imagens sem fazer considerações.

Pedir aos alunos para que analisem cada parte da imagem e a imagem como um todo.

Em seguida, peça para os alunos comparar as duas imagens e responder alguns questionamentos.

Ouça os alunos e estimule-os a realizar outras comparações. Este olhar de comparação será indispensável para que realizem a atividade principal da aula de hoje e alcancem o objetivo da aula.

Propósito:Estimular os alunos a realizar comparações de imagens.

Discuta com turma:

  • Que formas vocês conseguem identificar nestas imagens?
  • Que cores estão presentes nas imagens?
  • As duas figuras estão na mesma posição?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organizar a sala em semicírculo e projetar na lousa as imagens do slide 3 ou imprimar as imagens em um tamanho que os alunos possam visualizá-las e pedir para que o grupo inicialmente só observe as imagens sem fazer considerações por enquanto.

Pedir aos alunos para que analisem cada parte da imagem e a imagem como um todo.

Diga aos alunos que agora deverão comparar as duas imagens e responder a alguns questionamentos.

Ouça os alunos e estimule-os a realizar outras comparações além daquelas que respondem aos questionamentos. Este olhar de comparação será indispensável para que realizem a atividade principal da aula de hoje e alcancem o objetivo da aula.

Propósito:Estimular os alunos a realizar comparações de imagens.

Discuta com turma:

  • Que formas vocês conseguem identificar nestas imagens?
  • Que cores estão presentes nas imagens?
  • As duas figuras estão na mesma posição?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)

Orientações:

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.

Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.

Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.

Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.

Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).

Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.

Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.

Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.

Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).

Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
  • Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
  • Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
  • Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
  • Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
  • Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)

Orientações:

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.

Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.

Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.

Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.

Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).

Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.

Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.

Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.

Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).

Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
  • Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
  • Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
  • Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
  • Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
  • Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)

Orientações:

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.

Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.

Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.

Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.

Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).

Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.

Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.

Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.

Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).

Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
  • Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
  • Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
  • Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
  • Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
  • Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)

Orientações:

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.

Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.

Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.

Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.

Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).

Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.

Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.

Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.

Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).

Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
  • Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
  • Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
  • Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
  • Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
  • Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 5 ao 9)

Orientações:

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado. Peça aos alunos para que resolvam inicialmente sozinhos e que depois irão socializar com o colega da direita.

Pode ser necessário retomar o conceito de animais e sua classificação em relação ao corpo e alimentação.

Para isso retome os conceitos com os alunos e crie na lousa um quadro que auxilie os alunos para resolver a situação, contendo o conceito e alguns exemplos de cada tipo de animal.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente.

Peça aos alunos para que observem os dois gráficos e façam a comparação dos dados apresentados neles assim como fizeram no início da aula com as imagens.

Diga a eles que precisam observar todos os elementos dos gráficos ( título, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas, legenda).

Fale para as crianças que deverão resolver os questionamentos após terem analisado e comparado os dois gráficos.

Diga então para que junto ao colega da direita, deverão comparar as respostas e argumentar o porquê da escolha daquela resposta caso haja alguma divergência entre as respostas.

Durante a realização da atividade você deve caminhar entre os alunos e observar as estratégias que estão utilizando elencando um grupo de alunos para fazer questionamentos intervindo a cada aula com um grupo de alunos diferenciado para que todos tenham a oportunidade, em um determinado espaço de tempo, de participar de suas intervenções.

Observe durante estas intervenções alunos que tenham cometido algum erro na execução da proposta e faça a ele questionamentos para que possa refletir sobre o processo de resolução que utilizou e identifique onde houve a dificuldade (impedimento).

Propósito:Analisar e comparar semelhanças e diferenças entre gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois gráficos?
  • Existem elementos que são obrigatórios nos gráficos?
  • Qual gráfico você acha que seria o gráfico de colunas? Porque acha isto?
  • Qual seria o gráfico de barras? Que outro nome você daria a este tipo de gráfico?
  • Como você pensou para chegar a este resultado? Qual caminho você percorreu? Pode me explicar.
  • Me diga como você chegou até este ponto, que jeito você fez? O que te impede de continuar a partir daqui?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles.

Escolha uma dupla que havia encontrado resultados diferentes e que utilizaram a argumentação para explicar como chegaram ao resultado e peça para que comentem com os colegas como foi a socialização entre os dois alunos da dupla.

Chame então aquele aluno que você percebeu que não havia obtido o resultado correto e peça para que ele explique para os colegas qual caminho ele percorreu até encontrar um impedimento, diga aos colegas que o aluno foi muito esforçado e chegou até ali e que agora alguém poderia dar uma dica para que ele possa prosseguir.

Chame a criança e deixe que juntos encontrem uma resolução.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Como foi quando percebeu que seu colega havia chegado a um resultado diferente do seu?

Como foi explicar ao colega como chegou aquela solução (resposta)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje.

Propósito: Utilizar linguagem própria para socializar as aprendizagens adquiridas ou sistematizadas.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais semelhanças que você encontrou nos gráficos estudados?
  • E quais são as principais diferenças entre os gráficos estudados?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:

Peça aos alunos para que se reorganizem individualmente e diga que você irá entregá-los uma atividade para que eles apliquem os conhecimentos adquiridos durante aquela aula.

Diga que é muito importante que eles realizem a leitura e entendam a situação para que possam conseguir resolvê-la.

Leia o enunciado para aqueles alunos que ainda não possuem a fluência leitora e pea para que te expliquem o que compreenderam.

Deixe os alunos resolverem a atividade com autonomia.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Me conte com suas palavras a situação proposta?
  • Se trata de um gráfico ou de tabela?
  • Que tipo de gráfico é esse?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:

Peça aos alunos para que se reorganizem individualmente e diga que você irá entregá-los uma atividade para que eles apliquem os conhecimentos adquiridos durante aquela aula.

Diga que é muito importante que eles realizem a leitura e entendam a situação para que possam conseguir resolvê-la.

Leia o enunciado para aqueles alunos que ainda não possuem a fluência leitora e pea para que te expliquem o que compreenderam.

Deixe os alunos resolverem a atividade com autonomia.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Me conte com suas palavras a situação proposta?
  • Se trata de um gráfico ou de tabela?
  • Que tipo de gráfico é esse?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

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