Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Keila Cristina de Araújo Reis
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF01MA07)- Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).
(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
- Explorar o uso da calculadora.
- Resolver adições utilizando-se dos sinais de + e = .
- Refletir sobre a escrita aditiva.
Conceito-chave
Resolução de adições, escrita aditiva.
Recursos necessários:
- Uma calculadora por aluno;
- Atividades impressas;
- Folhas A4;
- Data show para projeção de slides( opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Nesse slide a proposta é construir, a partir dos conhecimentos prévios das crianças, uma síntese sobre o que representa a calculadora.
Propósito: Explorar a calculadora como ferramenta para efetuar cálculos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8 )
Orientações: A primeira parte da atividade principal será uma excelente oportunidade de explorar a calculadora, descobrir sua função e aprender a utilizá-la para realizar cálculos simples. Para essa proposta será necessário que cada criança tenha acesso a uma calculadora e que o professor destine um tempo para estudar a máquina, reconhecer suas teclas e fazer descobertas. A calculadora é uma ferramenta que potencializa a reflexão sobre o procedimento, além de poder envolver a criança na dimensão lúdica.
Propósito: Explorar a calculadora como ferramenta para efetuar cálculos.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Indicação de leitura:
SHIH, Ayni; CRISPIM, Carla Cristina; ARAGÃO, Heliete Meira C. A.; VIDIGAL, Sonia Maria Pereira. Materiais manipulativos para o ensino das quatro operações básicas. Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz (Org.). Porto Alegre: Penso, 2016.
KAMII, C.; JOSEPH L. L. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8 )
Orientações: Ainda nessa primeira parte da atividade principal é importante que as crianças testem as teclas, façam descobertas, se deparem com situações novas e desafiadoras. Desse modo, crie situações que os estimulem a investigar a calculadora.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8 )
Orientações: A segunda parte da atividade principal inicia-se com o uso da calculadora para realizar cálculos de adição. A criança, a partir da escrita aditiva, fará a transposição para a calculadora, descobrindo os resultados. Nessa situação, oriente-os a pensar no procedimento para chegar à resposta, mas sugira que façam mentalmente e depois confirmem com a calculadora.
Propósito: Construir a escrita aditiva a partir de experiências com a calculadora.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8 )
Orientações: Essa atividade, já sem o uso da calculadora, tem a pretensão de desenvolver, num primeiro momento, o cálculo mental e depois o registro da escrita aditiva. Desafie-os a escrever o passo a passo, ou seja, a reproduzir por escrito a representação na calculadora.
Propósito: Construir a escrita aditiva a partir de experiências com a calculadora.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8 )
Orientações: Essa terceira atividade, também sem o uso da calculadora, tem como objetivo desenvolver a percepção de quanto falta para completar o valor que aparece no visor da calculadora.
Propósito: Construir a escrita aditiva a partir de experiências com a calculadora.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 a 11 )
Orientações: Questione as descobertas que as crianças fizeram testando as teclas da calculadora. Depois deixe que apresentem os resultados que encontraram a partir da escrita aditiva. Peça que contem como pensaram para calcular mentalmente e depois se os resultados encontrados usando a calculadora foram os mesmos. Após explorar as respostas dos alunos, projete este slide com os resultados e as funções das teclas da calculadora, ou escreva-os no quadro.
Propósito: Socializar as descobertas realizadas explorando as teclas da calculadora, e os procedimentos usados para encontrar os resultados das adições.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. ( slides 9 a 11 )
Orientações: Permita que os alunos expliquem como fizeram o cálculo mental e o registro da escrita aditiva. Peça que exponham o passo a passo da representação na calculadora.
Propósito: Socializar o passo a passo das adições com a calculadora.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 a 11 )
Orientações: Ao discutir com as crianças os registros que aparecem nos slides, provoque-as a pensar sobre os procedimentos, sobre o cálculo mental e sobre a escrita aditiva, de forma que desenvolvam mais estratégias de cálculo.
Propósito: Discutir e compreender os procedimentos utilizados na resolução das situações-problema.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Na sistematização do conceito busque retomar a importância da calculadora como recurso de cálculo e principalmente fortalecer com as crianças a escrita aditiva.
Propósito: Sistematizar a escrita aditiva pela retomada do procedimento com a calculadora.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: No encerramento da aula procure retomar as ações desenvolvidas, mas também aproveite esse momento para perceber se houve envolvimento das crianças, se a aula despertou a ludicidade e se tiveram dificuldades nas atividades propostas. O encerramento funciona como um termômetro de avaliação.
Propósito: Retomar as experiências e aprendizagens oportunizadas na aula, verificando os aspectos que necessitam ser revistos.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: O raio X dessa unidade possibilitará que você avalie se as crianças estão solucionando as situações-problema a partir de uma resposta dada e se estão conseguindo realizar escritas aditivas e cálculo mental.
Propósito: Avaliar se a criança compreendeu a escrita aditiva.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: As crianças nessa situação evidenciarão se utilizam bem os sinais e se conseguem levantar as possibilidades aditivas para formar os números que aparecem no visor da calculadora.