10977
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A escrita aditiva e a composição de problemas

POR: Keila Cristina de Araújo Reis 17/07/2018
Código: MAT1_04NUM05

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Explorar o uso da calculadora. Resolver adições utilizando-se dos sinais de + e = . Refletir sobre a escrita aditiva.

 

Resumo da aula

download Baixar plano
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Explorar o uso da calculadora.
  • Resolver adições utilizando-se dos sinais de + e = .
  • Refletir sobre a escrita aditiva.

Conceito-chave

Resolução de adições, escrita aditiva.

Recursos necessários:

  • Uma calculadora por aluno;
  • Atividades impressas;
  • Folhas A4;
  • Data show para projeção de slides( opcional).

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Nesse slide a proposta é construir, a partir dos conhecimentos prévios das crianças, uma síntese sobre o que representa a calculadora.

Propósito: Explorar a calculadora como ferramenta para efetuar cálculos.

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8 )

Orientações: A primeira parte da atividade principal será uma excelente oportunidade de explorar a calculadora, descobrir sua função e aprender a utilizá-la para realizar cálculos simples. Para essa proposta será necessário que cada criança tenha acesso a uma calculadora e que o professor destine um tempo para estudar a máquina, reconhecer suas teclas e fazer descobertas. A calculadora é uma ferramenta que potencializa a reflexão sobre o procedimento, além de poder envolver a criança na dimensão lúdica.

Propósito: Explorar a calculadora como ferramenta para efetuar cálculos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Indicação de leitura:

SHIH, Ayni; CRISPIM, Carla Cristina; ARAGÃO, Heliete Meira C. A.; VIDIGAL, Sonia Maria Pereira. Materiais manipulativos para o ensino das quatro operações básicas. Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz (Org.). Porto Alegre: Penso, 2016.

KAMII, C.; JOSEPH L. L. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8 )

Orientações: Ainda nessa primeira parte da atividade principal é importante que as crianças testem as teclas, façam descobertas, se deparem com situações novas e desafiadoras. Desse modo, crie situações que os estimulem a investigar a calculadora.

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8 )

Orientações: A segunda parte da atividade principal inicia-se com o uso da calculadora para realizar cálculos de adição. A criança, a partir da escrita aditiva, fará a transposição para a calculadora, descobrindo os resultados. Nessa situação, oriente-os a pensar no procedimento para chegar à resposta, mas sugira que façam mentalmente e depois confirmem com a calculadora.

Propósito: Construir a escrita aditiva a partir de experiências com a calculadora.

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8 )

Orientações: Essa atividade, já sem o uso da calculadora, tem a pretensão de desenvolver, num primeiro momento, o cálculo mental e depois o registro da escrita aditiva. Desafie-os a escrever o passo a passo, ou seja, a reproduzir por escrito a representação na calculadora.

Propósito: Construir a escrita aditiva a partir de experiências com a calculadora.

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 8 )

Orientações: Essa terceira atividade, também sem o uso da calculadora, tem como objetivo desenvolver a percepção de quanto falta para completar o valor que aparece no visor da calculadora.

Propósito: Construir a escrita aditiva a partir de experiências com a calculadora.

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 a 11 )

Orientações: Questione as descobertas que as crianças fizeram testando as teclas da calculadora. Depois deixe que apresentem os resultados que encontraram a partir da escrita aditiva. Peça que contem como pensaram para calcular mentalmente e depois se os resultados encontrados usando a calculadora foram os mesmos. Após explorar as respostas dos alunos, projete este slide com os resultados e as funções das teclas da calculadora, ou escreva-os no quadro.

Propósito: Socializar as descobertas realizadas explorando as teclas da calculadora, e os procedimentos usados para encontrar os resultados das adições.

Tempo sugerido: 10 minutos. ( slides 9 a 11 )

Orientações: Permita que os alunos expliquem como fizeram o cálculo mental e o registro da escrita aditiva. Peça que exponham o passo a passo da representação na calculadora.

Propósito: Socializar o passo a passo das adições com a calculadora.

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 a 11 )

Orientações: Ao discutir com as crianças os registros que aparecem nos slides, provoque-as a pensar sobre os procedimentos, sobre o cálculo mental e sobre a escrita aditiva, de forma que desenvolvam mais estratégias de cálculo.

Propósito: Discutir e compreender os procedimentos utilizados na resolução das situações-problema.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Na sistematização do conceito busque retomar a importância da calculadora como recurso de cálculo e principalmente fortalecer com as crianças a escrita aditiva.

Propósito: Sistematizar a escrita aditiva pela retomada do procedimento com a calculadora.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: No encerramento da aula procure retomar as ações desenvolvidas, mas também aproveite esse momento para perceber se houve envolvimento das crianças, se a aula despertou a ludicidade e se tiveram dificuldades nas atividades propostas. O encerramento funciona como um termômetro de avaliação.

Propósito: Retomar as experiências e aprendizagens oportunizadas na aula, verificando os aspectos que necessitam ser revistos.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: O raio X dessa unidade possibilitará que você avalie se as crianças estão solucionando as situações-problema a partir de uma resposta dada e se estão conseguindo realizar escritas aditivas e cálculo mental.

Propósito: Avaliar se a criança compreendeu a escrita aditiva.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução das atividades complementares

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: As crianças nessa situação evidenciarão se utilizam bem os sinais e se conseguem levantar as possibilidades aditivas para formar os números que aparecem no visor da calculadora.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Explorar o uso da calculadora.
  • Resolver adições utilizando-se dos sinais de + e = .
  • Refletir sobre a escrita aditiva.

Conceito-chave

Resolução de adições, escrita aditiva.

Recursos necessários:

  • Uma calculadora por aluno;
  • Atividades impressas;
  • Folhas A4;
  • Data show para projeção de slides( opcional).

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes