10976
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Como resolver esse problema?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Problemas, estratégias, resoluções, sem números, situações

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.



Objetivos específicos

- Explorar situações problemas não numéricos utilizando estratégias pessoais.

- Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos coerentes.

- Compreender os processos matemáticos envolvidos na resolução de problemas.

- Explorar a importância da leitura e compreensão da situação para uma resolução adequada.

Conceito-chave

Problemas, estratégias, resoluções, sem números, situações.



Recursos necessários

- Atividade principal e raio x impressa (preferencialmente colorida).

- Quadro com giz ou painel para anotar conclusões dos alunos.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia a situação para os alunos e explore com eles as possíveis resoluções para esse problema. Incentive-os a argumentar sobre as hipóteses levantadas e crie uma roda de debates sobre o que você faria...

Propósito: Retomar conhecimentos sobre resolução de problemas por meio de estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Podemos considerar essa situação um problema a ser resolvido? Por quê?
  • Todo problema precisa ter números e ser resolvido com uma operação?
  • Existe a possibilidade de sair com o responsável e se perder? Como?
  • Alguém já passou por essa situção? Como foi?
  • Se não passou, o você faria?
  • Todos concordam com a colocação feita pelo colega?
  • O que você faria diferente dele?

Material complementar:

Sugestão de leitura: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: diagnosticando a prática pedagógica

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente a situação a ser resolvida em duplas. Estimule os alunos a lerem com atenção e traçarem uma estratégia para resolução. Passe nas duplas, questione os procedimentos utilizados e incentive a fazerem anotações de como a situação apresentada poderia ser resolvida. É necessário levantar hipóteses, analisar as possibilidades e verificar se a resolução encontrada resolve o problema.

Propósito: Resolver a situação traçando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Há informações suficientes para resolver o problema?
  • O que é preciso fazer para resolver a situação?
  • Podemos considerar essa situação um problema a ser resolvido? Por quê?
  • Você já esteve envolvido em um problema semelhante?
  • Há mais de uma forma de resolver a situação?
  • Quantas possibilidades de resolução você encontrou?
  • Que estratégia você utilizou para chegar a essas possibilidades?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: A resolução de problemas e o pensamento matemático

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Oriente os alunos a expor suas ideias para a turma, discutindo as resoluções feitas em duplas. Neste momento incentive-os a socializar os critérios utilizados para estabelecer as estratégias de resolução que desenvolveram, apresentando suas hipóteses e assim possibilitando ao grupo, que coletivamente validem ou não a resolução que tiveram.

Propósito: Discutir resoluções e apresentar estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a essa resolução?
  • Conseguiu resolver o problema assim que o compreendeu?
  • Discutindo a situação em duplas houve discordância de ideias ou os dois conseguiram chegar a essa resposta com tranquilidade?
  • Todos resolveram a situação da mesma forma?
  • Todas as formas de resolução encontradas são possíveis?
  • Alguém teve alguma ideia que depois percebeu que não daria certo? Qual foi a ideia?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula EncerramentoTempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elenque as conclusões dos alunos deixando-os que exporem suas ideias e as exponham com clareza e esclareça o que houver de dúvidas sobre a resolução de problemas sem dados numéricos envolvidos.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • Na situação apresentada há dados numéricos?
  • Todo problema precisa ter dados numéricos?
  • Que situações vivemos no dia a dia e podem ser considerados problemas a serem resolvidos?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Proponha a atividade para ser realizada individualmente. Caso algum aluno não seja alfabetizado ou tenha dificuldades na leitura, é importante que se leia para eles. Incentive a levantar hipóteses e argumentar de maneira coerente sobre ideias levantadas.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno em relação a resolução de problemas por estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Se essa situação acontecesse na sua turma, como você se sentiria?
  • Já aconteceu?
  • Como a professora resolveu a situação?
  • Você sempre faz suas tarefas?
  • O que você faria se estivesse nessa situação?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.



Objetivos específicos

- Explorar situações problemas não numéricos utilizando estratégias pessoais.

- Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos coerentes.

- Compreender os processos matemáticos envolvidos na resolução de problemas.

- Explorar a importância da leitura e compreensão da situação para uma resolução adequada.

Conceito-chave

Problemas, estratégias, resoluções, sem números, situações.



Recursos necessários

- Atividade principal e raio x impressa (preferencialmente colorida).

- Quadro com giz ou painel para anotar conclusões dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia a situação para os alunos e explore com eles as possíveis resoluções para esse problema. Incentive-os a argumentar sobre as hipóteses levantadas e crie uma roda de debates sobre o que você faria...

Propósito: Retomar conhecimentos sobre resolução de problemas por meio de estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Podemos considerar essa situação um problema a ser resolvido? Por quê?
  • Todo problema precisa ter números e ser resolvido com uma operação?
  • Existe a possibilidade de sair com o responsável e se perder? Como?
  • Alguém já passou por essa situção? Como foi?
  • Se não passou, o você faria?
  • Todos concordam com a colocação feita pelo colega?
  • O que você faria diferente dele?

Material complementar:

Sugestão de leitura: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: diagnosticando a prática pedagógica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente a situação a ser resolvida em duplas. Estimule os alunos a lerem com atenção e traçarem uma estratégia para resolução. Passe nas duplas, questione os procedimentos utilizados e incentive a fazerem anotações de como a situação apresentada poderia ser resolvida. É necessário levantar hipóteses, analisar as possibilidades e verificar se a resolução encontrada resolve o problema.

Propósito: Resolver a situação traçando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Há informações suficientes para resolver o problema?
  • O que é preciso fazer para resolver a situação?
  • Podemos considerar essa situação um problema a ser resolvido? Por quê?
  • Você já esteve envolvido em um problema semelhante?
  • Há mais de uma forma de resolver a situação?
  • Quantas possibilidades de resolução você encontrou?
  • Que estratégia você utilizou para chegar a essas possibilidades?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: A resolução de problemas e o pensamento matemático

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Oriente os alunos a expor suas ideias para a turma, discutindo as resoluções feitas em duplas. Neste momento incentive-os a socializar os critérios utilizados para estabelecer as estratégias de resolução que desenvolveram, apresentando suas hipóteses e assim possibilitando ao grupo, que coletivamente validem ou não a resolução que tiveram.

Propósito: Discutir resoluções e apresentar estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a essa resolução?
  • Conseguiu resolver o problema assim que o compreendeu?
  • Discutindo a situação em duplas houve discordância de ideias ou os dois conseguiram chegar a essa resposta com tranquilidade?
  • Todos resolveram a situação da mesma forma?
  • Todas as formas de resolução encontradas são possíveis?
  • Alguém teve alguma ideia que depois percebeu que não daria certo? Qual foi a ideia?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula
EncerramentoTempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elenque as conclusões dos alunos deixando-os que exporem suas ideias e as exponham com clareza e esclareça o que houver de dúvidas sobre a resolução de problemas sem dados numéricos envolvidos.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • Na situação apresentada há dados numéricos?
  • Todo problema precisa ter dados numéricos?
  • Que situações vivemos no dia a dia e podem ser considerados problemas a serem resolvidos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Proponha a atividade para ser realizada individualmente. Caso algum aluno não seja alfabetizado ou tenha dificuldades na leitura, é importante que se leia para eles. Incentive a levantar hipóteses e argumentar de maneira coerente sobre ideias levantadas.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno em relação a resolução de problemas por estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Se essa situação acontecesse na sua turma, como você se sentiria?
  • Já aconteceu?
  • Como a professora resolveu a situação?
  • Você sempre faz suas tarefas?
  • O que você faria se estivesse nessa situação?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre processos matemáticos, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano