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Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Metade de quê?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Metade como resultado da divisão em duas partes iguais

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam metade de quantidades.

Conceito-chave

Metade como resultado da divisão em duas partes iguais.

Recursos necessários

  • Lápis grafite e coloridos,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Tesoura,
  • Materiais concretos (palitos, material dourado, ou qualquer outro disponível),
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Compreender que metade cada uma das duas partes de um todo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo ou projetando a situação problema aos alunos e peça para que façam a resolução. Observe as estratégias e auxilie com intervenções que favoreçam a conclusão da proposta, levando em consideração que os alunos devem registrar essa situação e, para isso, devem estar atentos à quantidade de pedaços totais da pizza, às formas de realizar a divisão e à quantidade de pedaços de cada sabor. Depois da divisão, proponha uma discussão sobre como podem realizar o registro. Peça aos alunos que expliquem como pensam e vá colocando as estratégias no quadro ou solicitando que os alunos registrem suas ideias.

Propósito: Levantar os conhecimentos sobre a ideia de dividir por 2.

Discuta com a turma:

  • Quantos pedaços de pizza serão de cada sabor?
  • Os dois sabores terão a mesma quantidade de pedaços?
  • Como pode ser feita a separação?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema. Disponibilize materiais concretos aos alunos para que, se quiserem, possam usar para pensar em soluções para o problema.

Propósito: Que os alunos utilizem estratégias diversas para resolver um problema sobre metade.

Discuta com a turma:

  • De quais formas podemos resolver esse problema?
  • De quais maneiras você resolveria?
  • O que é metade?
  • Como fazemos para dividir algo pela metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.

No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Alguma estratégia está errada? Por quê?
  • Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
  • Como podemos definir metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.

No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Alguma estratégia está errada? Por que?
  • Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
  • Como podemos definir metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.

No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Alguma estratégia está errada? Por que?
  • Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
  • Como podemos definir metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.

No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Alguma estratégia está errada? Por que?
  • Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
  • Como podemos definir metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.

No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Alguma estratégia está errada? Por que?
  • Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
  • Como podemos definir metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomar o conceito de metade.

Orientação: Este é um momento para sistematizar os aprendizados da aula. Questione os alunos sobre o que aprenderam na aula, se necessário retome alguma ideia. Posteriormente feche a aula com a leitura ou projeção do slide.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Compreender que metade cada uma das duas partes de um todo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam metade de quantidades.

Conceito-chave

Metade como resultado da divisão em duas partes iguais.

Recursos necessários

  • Lápis grafite e coloridos,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Tesoura,
  • Materiais concretos (palitos, material dourado, ou qualquer outro disponível),
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo ou projetando a situação problema aos alunos e peça para que façam a resolução. Observe as estratégias e auxilie com intervenções que favoreçam a conclusão da proposta, levando em consideração que os alunos devem registrar essa situação e, para isso, devem estar atentos à quantidade de pedaços totais da pizza, às formas de realizar a divisão e à quantidade de pedaços de cada sabor. Depois da divisão, proponha uma discussão sobre como podem realizar o registro. Peça aos alunos que expliquem como pensam e vá colocando as estratégias no quadro ou solicitando que os alunos registrem suas ideias.

Propósito: Levantar os conhecimentos sobre a ideia de dividir por 2.

Discuta com a turma:

  • Quantos pedaços de pizza serão de cada sabor?
  • Os dois sabores terão a mesma quantidade de pedaços?
  • Como pode ser feita a separação?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema. Disponibilize materiais concretos aos alunos para que, se quiserem, possam usar para pensar em soluções para o problema.

Propósito: Que os alunos utilizem estratégias diversas para resolver um problema sobre metade.

Discuta com a turma:

  • De quais formas podemos resolver esse problema?
  • De quais maneiras você resolveria?
  • O que é metade?
  • Como fazemos para dividir algo pela metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.

No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Alguma estratégia está errada? Por quê?
  • Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
  • Como podemos definir metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.

No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Alguma estratégia está errada? Por que?
  • Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
  • Como podemos definir metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.

No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Alguma estratégia está errada? Por que?
  • Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
  • Como podemos definir metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.

No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Alguma estratégia está errada? Por que?
  • Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
  • Como podemos definir metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.

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Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.

No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.

No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Alguma estratégia está errada? Por que?
  • Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
  • Como podemos definir metade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomar o conceito de metade.

Orientação: Este é um momento para sistematizar os aprendizados da aula. Questione os alunos sobre o que aprenderam na aula, se necessário retome alguma ideia. Posteriormente feche a aula com a leitura ou projeção do slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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