10972
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Calculando com agilidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Adição e subtração com o significado de comparar quantidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA06)  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Saber decompor o número;
  • Saber interpretar problemas matemáticos;
  • Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.

Objetivo específico:  

Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.

Conceito-chave:    

Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.

Recursos necessários:

  • Equipamento de projeção de imagem;
  • Painéis decorados como colmeias;
  • Atividade xerocada;
  • Papel;
  • Lápis de cor;
  • Cartelas impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Propósito: Estimular os alunos para o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.

Orientações: Leia com eles o diálogo nos balões. Faça os questionamentos abaixo e conclua que a destreza no cálculo mental ajuda a resolver os problemas. Depois diga que hoje participarão de um jogo que ajudará a treinar o cálculo mental deles.

Discuta com a turma:

  • Em que situações do cotidiano você utiliza o cálculo mental? Cite-as.
  • Temos o recurso da calculadora a todo momento?
  • Vocês já passaram por alguma situação como a de Ana?
  • Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
  • Se você fosse a Ana, qual cálculo faria?
  • Por que o cálculo mental é importante?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Propósito: Estimular os alunos para o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.

Orientações: Leia com eles o diálogo nos balões. Faça os questionamentos abaixo e conclua que a destreza no cálculo mental ajuda a resolver os problemas. Depois diga que hoje participarão de um jogo que ajudará a treinar o cálculo mental deles.

Discuta com a turma:

  • Em que situações do cotidiano você utiliza o cálculo mental? Cite-as.
  • Temos o recurso da calculadora a todo momento?
  • Vocês já passaram por alguma situação como a de Ana?
  • Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
  • Se você fosse a Ana, qual cálculo faria?
  • Por que o cálculo mental é importante?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)

Propósito: Promover o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.

Orientações: Corte as cartelas que estão nos materiais complementares com os problemas e com os resultados. Diga a seus alunos que irão participar de uma brincadeira bem legal. Escolha dez crianças serão as abelhas-rainhas e representarão 5 colmeias. Peça que fiquem de 2 em 2 num determinado local da sala de aula ou pátio. Cada colmeia receberá 5 cartelas com resultados de problemas. O restante da turma serão abelhas operárias em busca desses resultados, e receberão um problema com ideia de comparação de quantidades. Explique que quando você sinalizar, deverão fazer a leitura do problema e rapidamente sair procurando nas colmeias seus resultados. Ao chegar na colmeia, as duas abelhas rainhas deverão analisar se o resultado que a abelha operária está procurando está em sua colmeia e se foi calculado corretamente. Caso tenha o resultado, a abelha deverá ficar perto da colmeia que tem o seu resultado. A colmeia que for formada primeiro com 5 abelhas operárias e que apresentar todos os resultados corretos, ganha o jogo. Enquanto os alunos vão calculando e procurando os resultados, vá circulando entre eles, faça os questionamentos sugeridos abaixo e as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • O que você tem que fazer primeiro?
  • O que está perguntando o seu problema?
  • O que tem que fazer quando o problema quer saber quanto tem a mais?
  • E a menos?
  • E quando quiser saber a diferença? Que tipo de operação tem que fazer?
  • Como pensar para calcular sem registrar?
  • Qual estratégia pode me ajudar para calcular mais rápido?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)

Propósito: Promover o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.

Orientações: Corte as cartelas que estão nos materiais complementares com os problemas e com os resultados. Diga a seus alunos que irão participar de uma brincadeira bem legal. Escolha dez crianças serão as abelhas-rainhas e representarão 5 colmeias. Peça que fiquem de 2 em 2 num determinado local da sala de aula ou pátio. Cada colmeia receberá 5 cartelas com resultados de problemas. O restante da turma serão abelhas operárias em busca desses resultados, e receberão um problema com ideia de comparação de quantidades. Explique que quando você sinalizar, deverão fazer a leitura do problema e rapidamente sair procurando nas colmeias seus resultados. Ao chegar na colmeia, as duas abelhas rainhas deverão analisar se o resultado que a abelha operária está procurando está em sua colmeia e se foi calculado corretamente. Caso tenha o resultado, a abelha deverá ficar perto da colmeia que tem o seu resultado. A colmeia que for formada primeiro com 5 abelhas operárias e que apresentar todos os resultados corretos, ganha o jogo. Enquanto os alunos vão calculando e procurando os resultados, vá circulando entre eles, faça os questionamentos sugeridos abaixo e as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • O que você tem que fazer primeiro?
  • O que está perguntando o seu problema?
  • O que tem que fazer quando o problema quer saber quanto tem a mais?
  • E a menos?
  • E quando quiser saber a diferença? Que tipo de operação tem que fazer?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.

Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.

Discuta com a turma:

  • Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
  • A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
  • Vamos conferir?
  • O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
  • Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
  • Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental encontradas por eles e discutir as estratégias utilizadas.

Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.

Discuta com a turma:

  • Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
  • A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
  • Vamos conferir?
  • O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
  • Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
  • Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.

Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.

Discuta com a turma:

  • Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
  • A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
  • Vamos conferir?
  • O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
  • Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
  • Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.

Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.

Discuta com a turma:

  • Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
  • A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
  • Vamos conferir?
  • O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
  • Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
  • Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientações: Diga a seus alunos, que pensem na situação da personagem Ana ao se deparar com a situação de não ter nenhum recurso para somar quantidades e ter que fazer isso mentalmente.O esperado é que eles compreendam que a agilidade no cálculo mental, facilita na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês sentiram no momento do jogo em que tinham que fazer o cálculo mental bem rápido para formar a colmeia?
  • Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
  • Vamos ler juntos a aprendizagem desta aula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12)

Propósito: Verificar se os alunos conseguem calcular mentalmente.

Orientações: Diga a seus alunos que farão individualmente uma atividade para mostrar o quanto estão ágeis no cálculo mental.Enquanto realizam a atividade, circule entre eles para garantir que façam os cálculos mentalmente, e observe a destreza deles.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu entender o quadro?
  • Consegue calcular mentalmente?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12)

Propósito: Verificar se os alunos conseguem calcular mentalmente.

Orientações: Diga a seus alunos que farão individualmente uma atividade para mostrar o quanto estão ágeis no cálculo mental.Enquanto realizam a atividade, circule entre eles para garantir que façam os cálculos mentalmente, e observe a destreza deles.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu entender o quadro?
  • Consegue calcular mentalmente?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA06)  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Saber decompor o número;
  • Saber interpretar problemas matemáticos;
  • Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.

Objetivo específico:  

Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.

Conceito-chave:    

Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.

Recursos necessários:

  • Equipamento de projeção de imagem;
  • Painéis decorados como colmeias;
  • Atividade xerocada;
  • Papel;
  • Lápis de cor;
  • Cartelas impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Propósito: Estimular os alunos para o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.

Orientações: Leia com eles o diálogo nos balões. Faça os questionamentos abaixo e conclua que a destreza no cálculo mental ajuda a resolver os problemas. Depois diga que hoje participarão de um jogo que ajudará a treinar o cálculo mental deles.

Discuta com a turma:

  • Em que situações do cotidiano você utiliza o cálculo mental? Cite-as.
  • Temos o recurso da calculadora a todo momento?
  • Vocês já passaram por alguma situação como a de Ana?
  • Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
  • Se você fosse a Ana, qual cálculo faria?
  • Por que o cálculo mental é importante?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Propósito: Estimular os alunos para o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.

Orientações: Leia com eles o diálogo nos balões. Faça os questionamentos abaixo e conclua que a destreza no cálculo mental ajuda a resolver os problemas. Depois diga que hoje participarão de um jogo que ajudará a treinar o cálculo mental deles.

Discuta com a turma:

  • Em que situações do cotidiano você utiliza o cálculo mental? Cite-as.
  • Temos o recurso da calculadora a todo momento?
  • Vocês já passaram por alguma situação como a de Ana?
  • Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
  • Se você fosse a Ana, qual cálculo faria?
  • Por que o cálculo mental é importante?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)

Propósito: Promover o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.

Orientações: Corte as cartelas que estão nos materiais complementares com os problemas e com os resultados. Diga a seus alunos que irão participar de uma brincadeira bem legal. Escolha dez crianças serão as abelhas-rainhas e representarão 5 colmeias. Peça que fiquem de 2 em 2 num determinado local da sala de aula ou pátio. Cada colmeia receberá 5 cartelas com resultados de problemas. O restante da turma serão abelhas operárias em busca desses resultados, e receberão um problema com ideia de comparação de quantidades. Explique que quando você sinalizar, deverão fazer a leitura do problema e rapidamente sair procurando nas colmeias seus resultados. Ao chegar na colmeia, as duas abelhas rainhas deverão analisar se o resultado que a abelha operária está procurando está em sua colmeia e se foi calculado corretamente. Caso tenha o resultado, a abelha deverá ficar perto da colmeia que tem o seu resultado. A colmeia que for formada primeiro com 5 abelhas operárias e que apresentar todos os resultados corretos, ganha o jogo. Enquanto os alunos vão calculando e procurando os resultados, vá circulando entre eles, faça os questionamentos sugeridos abaixo e as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • O que você tem que fazer primeiro?
  • O que está perguntando o seu problema?
  • O que tem que fazer quando o problema quer saber quanto tem a mais?
  • E a menos?
  • E quando quiser saber a diferença? Que tipo de operação tem que fazer?
  • Como pensar para calcular sem registrar?
  • Qual estratégia pode me ajudar para calcular mais rápido?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)

Propósito: Promover o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.

Orientações: Corte as cartelas que estão nos materiais complementares com os problemas e com os resultados. Diga a seus alunos que irão participar de uma brincadeira bem legal. Escolha dez crianças serão as abelhas-rainhas e representarão 5 colmeias. Peça que fiquem de 2 em 2 num determinado local da sala de aula ou pátio. Cada colmeia receberá 5 cartelas com resultados de problemas. O restante da turma serão abelhas operárias em busca desses resultados, e receberão um problema com ideia de comparação de quantidades. Explique que quando você sinalizar, deverão fazer a leitura do problema e rapidamente sair procurando nas colmeias seus resultados. Ao chegar na colmeia, as duas abelhas rainhas deverão analisar se o resultado que a abelha operária está procurando está em sua colmeia e se foi calculado corretamente. Caso tenha o resultado, a abelha deverá ficar perto da colmeia que tem o seu resultado. A colmeia que for formada primeiro com 5 abelhas operárias e que apresentar todos os resultados corretos, ganha o jogo. Enquanto os alunos vão calculando e procurando os resultados, vá circulando entre eles, faça os questionamentos sugeridos abaixo e as intervenções necessárias.

Discuta com a turma:

  • O que você tem que fazer primeiro?
  • O que está perguntando o seu problema?
  • O que tem que fazer quando o problema quer saber quanto tem a mais?
  • E a menos?
  • E quando quiser saber a diferença? Que tipo de operação tem que fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.

Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.

Discuta com a turma:

  • Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
  • A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
  • Vamos conferir?
  • O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
  • Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
  • Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental encontradas por eles e discutir as estratégias utilizadas.

Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.

Discuta com a turma:

  • Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
  • A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
  • Vamos conferir?
  • O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
  • Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
  • Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.

Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.

Discuta com a turma:

  • Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
  • A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
  • Vamos conferir?
  • O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
  • Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
  • Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)

Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.

Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.

Discuta com a turma:

  • Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
  • A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
  • Vamos conferir?
  • O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
  • Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
  • Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientações: Diga a seus alunos, que pensem na situação da personagem Ana ao se deparar com a situação de não ter nenhum recurso para somar quantidades e ter que fazer isso mentalmente.O esperado é que eles compreendam que a agilidade no cálculo mental, facilita na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês sentiram no momento do jogo em que tinham que fazer o cálculo mental bem rápido para formar a colmeia?
  • Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
  • Vamos ler juntos a aprendizagem desta aula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12)

Propósito: Verificar se os alunos conseguem calcular mentalmente.

Orientações: Diga a seus alunos que farão individualmente uma atividade para mostrar o quanto estão ágeis no cálculo mental.Enquanto realizam a atividade, circule entre eles para garantir que façam os cálculos mentalmente, e observe a destreza deles.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu entender o quadro?
  • Consegue calcular mentalmente?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12)

Propósito: Verificar se os alunos conseguem calcular mentalmente.

Orientações: Diga a seus alunos que farão individualmente uma atividade para mostrar o quanto estão ágeis no cálculo mental.Enquanto realizam a atividade, circule entre eles para garantir que façam os cálculos mentalmente, e observe a destreza deles.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu entender o quadro?
  • Consegue calcular mentalmente?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano