Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolver situação- problema através de cálculos mentais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias para resolução mental de adições e de subtrações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentora: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Resolver situações-problema através dos cálculos mentais e das regras do
sistema de numeração.
Conceito-chave:
Resolução de problema, estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução de adição e subtração.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, termos da adição, regras do sistema de numeração decimal (unidades, dezenas e centenas).
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de projeção (opcional);
- Quadro negro;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº3 a 5 para a turma. Leia as explicações e a comanda. Faça a correção coletiva.
Propósito:Levar o aluno a desenvolver estratégias de cálculo mental para encontrar somas, utilizando-se das regras do Sistema de Numeração Decimal.
Materiais complementares:
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº3 a 5 para a turma. Leia as explicações e a comanda. Faça a correção coletiva.
Propósito: Levar o aluno a desenvolver estratégias de cálculo mental para encontrar somas, utilizando-se das regras do Sistema de Numeração Decimal.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 5 para a turma. Leia as explicações e a comanda. Faça a correção coletiva.
Propósito: Levar o aluno a desenvolver estratégias de cálculo mental para encontrar somas, utilizando-se das regras do Sistema de Numeração Decimal.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 6 ao 9)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos (tabuleiro e cartões para sortear e realizar o cálculo mental)
Tampinhas ou feijões.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “Labirinto da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas ou grupos de até 4 integrantes, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivos (conhecimentos próximos).
- Distribua o tabuleiro,fichas, feijões ou tampinhas.
- Entregue a regra impressa para os alunos.
- Leia e explique as regras.
- Ao circular pela sala fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações. Faça perguntas. No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo. Lembre os alunos que eles deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?
- Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 6 ao 9)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos (tabuleiro e cartões para sortear e realizar o cálculo mental)
Tampinhas ou feijões.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “Labirinto da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas ou grupos de até 4 integrantes, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivos (conhecimentos próximos).
- Distribua o tabuleiro,fichas, feijões ou tampinhas.
- Entregue a regra impressa para os alunos.
- Leia e explique as regras.
- Ao circular pela sala fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações. Faça perguntas. No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo. Lembre os alunos que eles deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?
- Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 6 ao 9)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos (tabuleiro e cartões para sortear e realizar o cálculo mental)
Tampinhas ou feijões.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “Labirinto da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas ou grupos de até 4 integrantes, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivos (conhecimentos próximos).
- Distribua o tabuleiro,fichas, feijões ou tampinhas.
- Entregue a regra impressa para os alunos.
- Leia e explique as regras.
- Ao circular pela sala fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações. Faça perguntas. No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo. Lembre os alunos que eles deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?
- Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 6 ao 9)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos (tabuleiro e cartões para sortear e realizar o cálculo mental)
Tampinhas ou feijões.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “Labirinto da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas ou grupos de até 4 integrantes, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivos (conhecimentos próximos).
- Distribua o tabuleiro,fichas, feijões ou tampinhas.
- Entregue a regra impressa para os alunos.
- Leia e explique as regras.
- Ao circular pela sala fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações. Faça perguntas. No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo. Lembre os alunos que eles deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?
- Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 12)
Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo que utilizaram estratégias mais diferenciadas para que registrem suas soluções na lousa e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Apresente aos alunos em seguida, as duas possibilidades de resoluções (slides 11 e 12). Você pode entregá-las impressas, projetar ou escrevê-las no quadro.
Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as apresentadas destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações-problema?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 12)
Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo que utilizaram estratégias mais diferenciadas para que registrem suas soluções na lousa e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Apresente aos alunos em seguida, as duas possibilidades de resoluções (slides 11 e 12). Você pode entregá-las impressas, projetar ou escrevê-las no quadro.
Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as apresentadas destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações-problema?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 12)
Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo que utilizaram estratégias mais diferenciadas para que registrem suas soluções na lousa e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Apresente aos alunos em seguida, as duas possibilidades de resoluções (slides 11 e 12). Você pode entregá-las impressas, projetar ou escrevê-las no quadro.
Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as apresentadas destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações-problema?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Ler o que está escrito no slide e explicar aos alunos.
Propósito: Demonstrar que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo mental e que isso nos permite escolher o mais adequado a cada situação-problema apresentada.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 14 a 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental. Explique que devem adicionar o número da linha com o número da coluna. Explore oralmente algumas regularidades, verificando se percebem que, na linha do 40, os números vão crescendo de um em um, e se percebem que, na coluna do 3 todos os números terminam em 3. Depois, peça que as crianças registrem suas descobertas.
Propósito: Observar regularidades em uma adição de um número de 1 a 9 mais 10 (de 10 a 90) , para repertorizá-las e permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.
Materiais Complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 14 a 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental. Explique que devem adicionar o número da linha com o número da coluna. Explore oralmente algumas regularidades, verificando se percebem que, na linha do 40, os números vão crescendo de um em um, e se percebem que, na coluna do 3 todos os números terminam em 3. Depois, peça que as crianças registrem suas descobertas.
Propósito: Observar regularidades em uma adição de um número de 1 a 9 mais 10 (de 10 a 90) , para repertorizá-las e permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 14 a 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental. Explique que devem adicionar o número da linha com o número da coluna. Explore oralmente algumas regularidades, verificando se percebem que, na linha do 40, os números vão crescendo de um em um, e se percebem que, na coluna do 3 todos os números terminam em 3. Depois, peça que as crianças registrem suas descobertas.
Propósito: Observar regularidades em uma adição de um número de 1 a 9 mais 10 (de 10 a 90) , para repertorizá-las e permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 14 a 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental. Explique que devem adicionar o número da linha com o número da coluna. Explore oralmente algumas regularidades, verificando se percebem que, na linha do 40, os números vão crescendo de um em um, e se percebem que, na coluna do 3 todos os números terminam em 3. Depois, peça que as crianças registrem suas descobertas.
Propósito: Observar regularidades em uma adição de um número de 1 a 9 mais 10 (de 10 a 90) , para repertorizá-las e permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_06NUM04
Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos); Material concreto para marcar a cartela (grãos, pedrinhas, tampinhas…)
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
A atividade é um jogo e tem como objetivo capacitar os alunos a resolver adições e subtrações através de cálculo mental apoiando-se nas regras do sistema de numeração decimal. A proposta original é que o jogo seja feito por até quatro jogadores. Você pode sugerir aos alunos que joguem em suas casas com familiares, ou usem a cartela para jogar sozinhos, aproveitando-a para outras jogadas. As regras permanecem as mesmas, somente no caso do aluno optar por jogar sozinho, explique que ele será o vencedor. Os alunos precisarão de uma cartela, das regras do jogo, das cartas de adição, subtração e algum tipo de material concreto para marcar a cartela (grãos, pedrinhas, tampinhas…). É possível que todo o material necessário seja produzido pelos próprios alunos. Você pode fotografar a cartela e das fichas, e enviar as imagens no grupo de WhatsApp para que eles reproduzam usando papel sulfite, ou folha de caderno. As regras podem ser enviadas por áudio.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos, pode compartilhar a tela do seu computador com os slides 6 e 7; ou ainda pode postar na página da sua turma no Google sala de aula. Use o meio de comunicação que for possível. Explique o propósito da aula, que é fazer com que eles desenvolvam fluência no cálculo mental, por isso incentive o uso de estratégias pessoais.
Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam socializar as estratégias utilizadas no cálculo mental e apresentar os resultados do jogo. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita-os explicar como fizeram para calcular. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe a pergunta da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão. Pergunte, por exemplo:
- Quais estratégias de cálculo você usou?
Encerramento
Conclua a atividade reforçando com a turma que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo, e escolher o mais adequado a cada situação. Você também pode usar o texto do slide 12 e enviar no grupo. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva, enfatizando o que eles aprenderam.
Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de avaliar a aprendizagem da aula. Encaminhe o documento da atividade ou as imagens dos slides 14, 15 e 16 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto à atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Oriente que ajudem com a leitura das regras, ou se for o caso, na confecção do material necessário. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída. Incentive a participação deles no jogo. Diga que pode ser um momento divertido e de grande aprendizado para os alunos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentora: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Resolver situações-problema através dos cálculos mentais e das regras do
sistema de numeração.
Conceito-chave:
Resolução de problema, estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução de adição e subtração.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, termos da adição, regras do sistema de numeração decimal (unidades, dezenas e centenas).
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de projeção (opcional);
- Quadro negro;
- Atividades impressas.
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