Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentora: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Resolver situações-problema através dos cálculos mentais e das regras do
sistema de numeração.
Conceito-chave:
Resolução de problema, estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução de adição e subtração.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, termos da adição, regras do sistema de numeração decimal (unidades, dezenas e centenas).
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de projeção (opcional);
- Quadro negro;
- Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº3 a 5 para a turma. Leia as explicações e a comanda. Faça a correção coletiva.
Propósito:Levar o aluno a desenvolver estratégias de cálculo mental para encontrar somas, utilizando-se das regras do Sistema de Numeração Decimal.
Materiais complementares:
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº3 a 5 para a turma. Leia as explicações e a comanda. Faça a correção coletiva.
Propósito: Levar o aluno a desenvolver estratégias de cálculo mental para encontrar somas, utilizando-se das regras do Sistema de Numeração Decimal.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 5 para a turma. Leia as explicações e a comanda. Faça a correção coletiva.
Propósito: Levar o aluno a desenvolver estratégias de cálculo mental para encontrar somas, utilizando-se das regras do Sistema de Numeração Decimal.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 6 ao 9)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos (tabuleiro e cartões para sortear e realizar o cálculo mental)
Tampinhas ou feijões.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “Labirinto da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas ou grupos de até 4 integrantes, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivos (conhecimentos próximos).
- Distribua o tabuleiro,fichas, feijões ou tampinhas.
- Entregue a regra impressa para os alunos.
- Leia e explique as regras.
- Ao circular pela sala fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações. Faça perguntas. No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo. Lembre os alunos que eles deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?
- Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 6 ao 9)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos (tabuleiro e cartões para sortear e realizar o cálculo mental)
Tampinhas ou feijões.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “Labirinto da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas ou grupos de até 4 integrantes, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivos (conhecimentos próximos).
- Distribua o tabuleiro,fichas, feijões ou tampinhas.
- Entregue a regra impressa para os alunos.
- Leia e explique as regras.
- Ao circular pela sala fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações. Faça perguntas. No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo. Lembre os alunos que eles deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?
- Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 6 ao 9)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos (tabuleiro e cartões para sortear e realizar o cálculo mental)
Tampinhas ou feijões.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “Labirinto da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas ou grupos de até 4 integrantes, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivos (conhecimentos próximos).
- Distribua o tabuleiro,fichas, feijões ou tampinhas.
- Entregue a regra impressa para os alunos.
- Leia e explique as regras.
- Ao circular pela sala fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações. Faça perguntas. No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo. Lembre os alunos que eles deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?
- Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 6 ao 9)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos (tabuleiro e cartões para sortear e realizar o cálculo mental)
Tampinhas ou feijões.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “Labirinto da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas ou grupos de até 4 integrantes, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivos (conhecimentos próximos).
- Distribua o tabuleiro,fichas, feijões ou tampinhas.
- Entregue a regra impressa para os alunos.
- Leia e explique as regras.
- Ao circular pela sala fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações. Faça perguntas. No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo. Lembre os alunos que eles deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?
- Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 12)
Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo que utilizaram estratégias mais diferenciadas para que registrem suas soluções na lousa e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Apresente aos alunos em seguida, as duas possibilidades de resoluções (slides 11 e 12). Você pode entregá-las impressas, projetar ou escrevê-las no quadro.
Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as apresentadas destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações-problema?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 12)
Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo que utilizaram estratégias mais diferenciadas para que registrem suas soluções na lousa e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Apresente aos alunos em seguida, as duas possibilidades de resoluções (slides 11 e 12). Você pode entregá-las impressas, projetar ou escrevê-las no quadro.
Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as apresentadas destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações-problema?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 12)
Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo que utilizaram estratégias mais diferenciadas para que registrem suas soluções na lousa e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Apresente aos alunos em seguida, as duas possibilidades de resoluções (slides 11 e 12). Você pode entregá-las impressas, projetar ou escrevê-las no quadro.
Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as apresentadas destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações-problema?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Ler o que está escrito no slide e explicar aos alunos.
Propósito: Demonstrar que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo mental e que isso nos permite escolher o mais adequado a cada situação-problema apresentada.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 14 a 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental. Explique que devem adicionar o número da linha com o número da coluna. Explore oralmente algumas regularidades, verificando se percebem que, na linha do 40, os números vão crescendo de um em um, e se percebem que, na coluna do 3 todos os números terminam em 3. Depois, peça que as crianças registrem suas descobertas.
Propósito: Observar regularidades em uma adição de um número de 1 a 9 mais 10 (de 10 a 90) , para repertorizá-las e permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.
Materiais Complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 14 a 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental. Explique que devem adicionar o número da linha com o número da coluna. Explore oralmente algumas regularidades, verificando se percebem que, na linha do 40, os números vão crescendo de um em um, e se percebem que, na coluna do 3 todos os números terminam em 3. Depois, peça que as crianças registrem suas descobertas.
Propósito: Observar regularidades em uma adição de um número de 1 a 9 mais 10 (de 10 a 90) , para repertorizá-las e permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 14 a 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental. Explique que devem adicionar o número da linha com o número da coluna. Explore oralmente algumas regularidades, verificando se percebem que, na linha do 40, os números vão crescendo de um em um, e se percebem que, na coluna do 3 todos os números terminam em 3. Depois, peça que as crianças registrem suas descobertas.
Propósito: Observar regularidades em uma adição de um número de 1 a 9 mais 10 (de 10 a 90) , para repertorizá-las e permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 14 a 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental. Explique que devem adicionar o número da linha com o número da coluna. Explore oralmente algumas regularidades, verificando se percebem que, na linha do 40, os números vão crescendo de um em um, e se percebem que, na coluna do 3 todos os números terminam em 3. Depois, peça que as crianças registrem suas descobertas.
Propósito: Observar regularidades em uma adição de um número de 1 a 9 mais 10 (de 10 a 90) , para repertorizá-las e permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.