Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Adriane Pereira
Mentora: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF04MA18) Identificação de ângulos retos e não retos (associação de ângulos com movimentos de giro; relação entre ângulos e frações; associação do ângulo reto com giro de 1/4 de volta).
Objetivos específicos
- Aplicar o conceito de ângulo de giro, em situações cotidianas.
Conceito-chave
Ângulos, situações cotidianas; giro
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Folhas sulfite;
- Lenço para brincadeira da atividade complementar;
- Datashow ( opcional );
- Autorização para levar os alunos para fora da escola.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Organize a sala de modo que os alunos tenham espaço para se moverem, de preferência as carteiras em círculo. Peça que fiquem em pé, virados de frente para o quadro para poderem seguir os comandos corretamente. Dê os comandos que estão neste slide. Depois discuta as questões sugeridas no discuta com a turma. É esperado que eles compreendam os ângulos de giro.
Propósito: Retomar o conceito de ângulos de giro.
Discuta com a turma:
- Vamos relembrar: quando falamos em ¼ de giro, a quantos graus nos referimos?
- Giro de meia (½) volta, corresponde a quantos graus?
- No primeiro comando, você realizarem qual giro de volta?
- No segundo comando, foi realizado um giro de ½ volta ou ¼ de volta?
Materiais complementares:
Acessando este link você encontrará um pouco mais sobre como ensinar o conceito de ângulos. https://novaescola.org.br/conteudo/2703/estrategias-eficientes-para-ensinar-o-conceito-de-angulo
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Entregue a atividade impressa, ou projete os slides. Explique que esta atividade terá dois momentos, um fora da sala e outro dentro. Divida os alunos em duplas, antes de sair. Realize um breve passeio com eles ao redor da escola. Peça que observem com atenção os principais pontos de referência, pois partirão de um deles para realizar um percurso. Já em sala de aula, entregue uma folha sulfite ou com linhas, para que em duplas, possam descrever o percurso. Oriente-os a utilizarem noções de direção e principalmente os ângulos de giro. Diga que depois terão que explicar para a turma como foi que fizeram. Enquanto as duplas criam seus percursos, caminhe pela sala, observando como produzem e fazendo as intervenções necessárias. Faça-os avançar em seus pensamentos.
Propósito: Observar com atenção os arredores da escola e criar um percurso, utilizando as noções de direção e ângulos de giro.
Discuta com a turma:
- O que vocês observam ao redor de nossa escola?
- Há mercados, farmácias?
- Você consegue descrever dois percursos diferentes para chegar até a escola, partindo do ponto de referência que escolheu, ou há apenas um caminho?
- Seu trajeto está claro? Conseguiria chegar à escola, utilizando este percurso sem ter dúvidas?
- O que chama mais atenção? O que observam com mais frequência em volta de nossa escola?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação:Entregue a atividade impressa, ou projete os slides. Explique que esta atividade terá dois momentos, um fora da sala e outro dentro. Divida os alunos em duplas, antes de sair. Realize um breve passeio com eles ao redor da escola. Peça que observem com atenção os principais pontos de referência, pois partirão de um deles para realizar um percurso. Já em sala de aula, entregue uma folha sulfite ou com linhas, para que em duplas, possam descrever o percurso. Oriente-os a utilizarem noções de direção e principalmente os ângulos de giro. Diga que depois terão que explicar para a turma como foi que fizeram. Enquanto as duplas criam seus percursos, caminhe pela sala, observando como produzem e fazendo as intervenções necessárias. Faça-os avançar em seus pensamentos.
Propósito: Observar com atenção os arredores da escola e criar um percurso, utilizando as noções de direção e ângulos de giro.
Discuta com a turma:
- O que vocês observam ao redor de nossa escola?
- Há mercados, farmácias?
- Você consegue descrever dois percursos diferentes para chegar até a escola, partindo do ponto de referência que escolheu, ou há apenas um caminho?
- Seu trajeto está claro? Conseguiria chegar à escola, utilizando este percurso sem ter dúvidas?
- O que chama mais atenção? O que observam com mais frequência em volta de nossa escola?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Oriente as duplas a apresentarem seus trajetos. Enquanto apresentam, faça as perguntas sugeridas e peça a participação dos outros alunos, no sentido de melhorarem os comando dos trajetos apresentados. Se possível, escolha com a turma um deles e aplique para verificarem se as informações escritas no trajeto estão claras. Faça um painel de exposição dos trajetos criados, dando créditos aos autores.
Propósito: Discutir os vários percursos criados pelos alunos, verificando possíveis dificuldades e erros nos trajetos.
Discuta com a turma:
- O percurso está claro? O que vocês poderiam mudar para deixá-lo ainda melhor?
- Vocês contemplaram as noções de direção e os ângulos de giro?
- Após as exposições dos colegas, vocês mudariam alguma coisa no percurso criado pela dupla?
Material Complementar:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Revise com os alunos os principais conceitos trabalhados na aula.
Propósito: Retomar os principais conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam nesta aula?
- O que foi importante saber para criar os percursos?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos. Deixe que resolvam sozinhos. Esta atividade serve para avaliação da aprendizagem. Esclareça possíveis dúvidas que possam surgir em relação à interpretação da atividade. Quando acabarem, faça a correção coletiva, garantindo que todos se apropriem dos conceitos de ângulos de giro.
Propósito: Identificar o ângulo de giro no relógio.
Discuta com a turma:
- Imagine que o ponteiro dos minutos deu ¼ de volta. Que horas o relógio marcará?
- E se ele der uma volta completa? Que horas marcará?
Materiais complementares: