10968
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Elaborando problemas sobre porcentagem crescente e decrescente

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Elaborar problema envolvendo o cálculo de porcentagem crescente e decrescente.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).



Objetivos específicos

Elaborar problema envolvendo o cálculo de porcentagem crescente e decrescente.



Conceito-chave

Porcentagem crescente e decrescente; Fatores de aumento e redução.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Ler no início da aula, fazendo uma preparação para o que será trabalhado e relacionando com o que já foi trabalhado.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: Ler o problema com a turma a fim de que o resolvam de forma individual, utilizando conhecimentos já estudados. Em seguida socialize a solução com a turma. Incentive a criatividade dos alunos.

Propósito: Relembrar procedimentos de cálculo de porcentagens crescentes e decrescentes na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram o significado de porcentagem crescente e decrescente? Esses casos, como se enquadram?
  • Vocês lembram das diversas formas já vistas do cálculo de porcentagens?
  • Vocês se lembram o que significa fator de aumento? E fator de redução? Nesse contexto o que significa, por exemplo o número 1,25? E o número 0,60? (Aumento de 25% e redução de 40%).
  • Vamos relembrar resolvendo este problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de retomada

Resolução da atividade de retomada

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientação: Inicialmente a atividade deve ser feita de maneira individual, onde cada aluno deverá elaborar um problema. Depois de uns 10 min, duplas devem ser formadas para que cada colega resolva o problema da dupla e também para que haja a socialização das soluções e dúvidas. Raciocínios diferentes devem ser estimulados. O professor deve fazer boas perguntas ao se deparar com possíveis dificuldades dos grupos ou para aqueles que concluírem rapidamente a atividade.

Propósito: elaborar e resolver a atividade principal.

Discuta com a Turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada para chegar ao resultado?
  • Será que existe uma alternativa mais fácil para chegar ao resultado?
  • Você conseguiria resolver este mesmo exercício de uma forma diferente?
  • Você conseguiria resolver este exercício por meio de representações visuais geométricas? (Utilizando desenhos ou esquemas)
  • No segundo enunciado, o resultado seria diferente se a ordem do aumento ou desconto fosse modificada? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação:

  • Convide as duplas para apresentar seus problemas, suas respostas e dúvidas. A diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega.
  • Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que forma diferente eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (desenhos ou esquemas com diagramas) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Professor(a), quando fazemos referência a representações visuais aqui nas orientações, temos como conceito ideias apresentadas no livro Mentalidades Matemáticas estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Boaler nos sugere na página 76 do seu livro:

“Quando as tarefas matemáticas são abertas para diferentes maneiras de ver, para métodos e rotas distintos e para representações variadas, tudo muda. Questões podem ser convertidas de tarefas matemáticas de mentalidade fixa em tarefas matemáticas de mentalidade de crescimento, abrindo espaço para o aprendizado.”

Propósito: Socializar maneiras de elaboração e resolução de problemas com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu esse problema?
  • Por que você escolheu estes números?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos

Orientação: O professor deve formalizar, através dos exemplos dados ou dos cálculos realizados na discussão das soluções da atividade principal, diferentes estratégias para elaboração de um problema.

Propósito: Formalizar estratégias de elaboração de problemas envolvendo porcentagens crescentes e decrescentes.

Discuta com a turma:

  • Perceberam que esta atividade testou todo o conhecimento de vocês sobre frações?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: O professor deverá deixar os alunos resolverem individualmente o problema, circulando por entre os alunos, a fim de mediar e orientar a aplicação do conhecimento.

Propósito: Verificar a aprendizagem da resolução de problemas envolvendo porcentagem crescente e decrescente.

Discuta com a turma:

  • Que caminhos vocês acreditam que sejam mais adequados para solução deste problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Ler no início da aula, fazendo uma preparação para o que será trabalhado e relacionando com o que já foi trabalhado.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).



Objetivos específicos

Elaborar problema envolvendo o cálculo de porcentagem crescente e decrescente.



Conceito-chave

Porcentagem crescente e decrescente; Fatores de aumento e redução.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: Ler o problema com a turma a fim de que o resolvam de forma individual, utilizando conhecimentos já estudados. Em seguida socialize a solução com a turma. Incentive a criatividade dos alunos.

Propósito: Relembrar procedimentos de cálculo de porcentagens crescentes e decrescentes na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram o significado de porcentagem crescente e decrescente? Esses casos, como se enquadram?
  • Vocês lembram das diversas formas já vistas do cálculo de porcentagens?
  • Vocês se lembram o que significa fator de aumento? E fator de redução? Nesse contexto o que significa, por exemplo o número 1,25? E o número 0,60? (Aumento de 25% e redução de 40%).
  • Vamos relembrar resolvendo este problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de retomada

Resolução da atividade de retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientação: Inicialmente a atividade deve ser feita de maneira individual, onde cada aluno deverá elaborar um problema. Depois de uns 10 min, duplas devem ser formadas para que cada colega resolva o problema da dupla e também para que haja a socialização das soluções e dúvidas. Raciocínios diferentes devem ser estimulados. O professor deve fazer boas perguntas ao se deparar com possíveis dificuldades dos grupos ou para aqueles que concluírem rapidamente a atividade.

Propósito: elaborar e resolver a atividade principal.

Discuta com a Turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada para chegar ao resultado?
  • Será que existe uma alternativa mais fácil para chegar ao resultado?
  • Você conseguiria resolver este mesmo exercício de uma forma diferente?
  • Você conseguiria resolver este exercício por meio de representações visuais geométricas? (Utilizando desenhos ou esquemas)
  • No segundo enunciado, o resultado seria diferente se a ordem do aumento ou desconto fosse modificada? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação:

  • Convide as duplas para apresentar seus problemas, suas respostas e dúvidas. A diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega.
  • Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que forma diferente eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (desenhos ou esquemas com diagramas) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Professor(a), quando fazemos referência a representações visuais aqui nas orientações, temos como conceito ideias apresentadas no livro Mentalidades Matemáticas estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Boaler nos sugere na página 76 do seu livro:

“Quando as tarefas matemáticas são abertas para diferentes maneiras de ver, para métodos e rotas distintos e para representações variadas, tudo muda. Questões podem ser convertidas de tarefas matemáticas de mentalidade fixa em tarefas matemáticas de mentalidade de crescimento, abrindo espaço para o aprendizado.”

Propósito: Socializar maneiras de elaboração e resolução de problemas com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu esse problema?
  • Por que você escolheu estes números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos

Orientação: O professor deve formalizar, através dos exemplos dados ou dos cálculos realizados na discussão das soluções da atividade principal, diferentes estratégias para elaboração de um problema.

Propósito: Formalizar estratégias de elaboração de problemas envolvendo porcentagens crescentes e decrescentes.

Discuta com a turma:

  • Perceberam que esta atividade testou todo o conhecimento de vocês sobre frações?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: O professor deverá deixar os alunos resolverem individualmente o problema, circulando por entre os alunos, a fim de mediar e orientar a aplicação do conhecimento.

Propósito: Verificar a aprendizagem da resolução de problemas envolvendo porcentagem crescente e decrescente.

Discuta com a turma:

  • Que caminhos vocês acreditam que sejam mais adequados para solução deste problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano