Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 6 minutos.
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slide Nº 3 para a turma. Leia as explicações e a comanda.
Faça a correção coletiva. Inicie problematizando a situação colocada pelo texto. Pergunte quantos brigadeiros a mãe de Samara mandou para a festa, quantos brigadeiros sobraram e como fazem para saber quantos brigadeiros as crianças comeram. Dê um tempo para que as crianças resolvam a situação e socialize alguns procedimentos no quadro discutindo o raciocínio das crianças.
Propósito: Levar o aluno a analisar diferentes estratégias de cálculo mental.
Discuta com a turma:
- Podemos resolver esse problema de outra maneira? Como?
- A quantidade final tem quantos brigadeiros a menos que a quantidade inicial?
- Se tirarmos da quantidade inicial a quantidade final, quantos brigadeiros obteríamos.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Retomada
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Material necessário:
Cópia do jogo de dominó
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Dominó da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivas (conhecimentos próximos).
- Distribua a cópia do jogo de dominó (peças já recortadas de preferência em papel mais grosso).
- Entregue a regra ,fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações.
- No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todas as duplas.
- Garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
- Lembre-os alunos que deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- “ Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- “ Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?”
- “ Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?”
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Material necessário:
Cópia do jogo de dominó
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Dominó da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivas (conhecimentos próximos).
- Distribua a cópia do jogo de dominó (peças já recortadas de preferência em papel mais grosso).
- Entregue a regra ,fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações.
- No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todas as duplas.
- Garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
- Lembre-os alunos que deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- “ Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- “ Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?”
- “ Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?”
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Material necessário:
Cópia do jogo de dominó
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Dominó da adição e subtração”.
- Divida os alunos em duplas, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivas (conhecimentos próximos).
- Distribua a cópia do jogo de dominó (peças já recortadas de preferência em papel mais grosso).
- Entregue a regra ,fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações.
- No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todas as duplas.
- Garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
- Lembre-os alunos que deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.
Discuta com a turma:
- “ Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
- “ Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?”
- “ Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?”
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo, aqueles que utilizaram estratégias mais diferenciadas, para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças .
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias dos colegas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações problemas?
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo, aqueles que utilizaram estratégias mais diferenciadas, para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças .
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias dos colegas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações problemas?
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando estratégias semelhantes aos das meninas da situação-problema. Peça para que alguns alunos expliquem a estratégias utilizadas pelas meninas da situação- problema.
Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando estratégias semelhantes aos das meninas da situação-problema. Peça para que alguns alunos expliquem a estratégias utilizadas pelas meninas da situação- problema.
Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando estratégias semelhantes aos das meninas da situação-problema. Peça para que alguns alunos expliquem a estratégias utilizadas pelas meninas da situação- problema.
Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar