10966
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Cálculo mental com resultados até 100

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolução de problema, estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução de adição e subtração

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila da Silva Medeiros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo  Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentora: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Ampliar as estratégias de cálculos mentais de resultado  até 100.

Identificar as propriedades das operações de adição e subtração no cálculo mental.



Conceito-chave:

Resolução de problema, estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução de adição e  subtração.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, termos da adição,  regras do sistema de numeração decimal (unidades, dezenas e centenas).

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de projeção (opcional);
  • Quadro negro;
  • Atividades impressas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slide Nº 3 para a turma. Leia as explicações e a comanda.

Faça a correção coletiva. Inicie problematizando a situação colocada pelo texto. Pergunte quantos brigadeiros a mãe de Samara mandou para a festa, quantos brigadeiros sobraram e como fazem para saber quantos brigadeiros as crianças comeram. Dê um tempo para que as crianças resolvam a situação e socialize alguns procedimentos no quadro discutindo o raciocínio das crianças.

Propósito: Levar o aluno a analisar diferentes estratégias de cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Podemos resolver esse problema de outra maneira? Como?
  • A quantidade final tem quantos brigadeiros a menos que a quantidade inicial?
  • Se tirarmos da quantidade inicial a quantidade final, quantos brigadeiros obteríamos.

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Material necessário:

Cópia do jogo de dominó

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Dominó da adição e subtração”.
  • Divida os alunos em duplas, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivas (conhecimentos próximos).
  • Distribua a cópia do jogo de dominó (peças já recortadas de preferência em papel mais grosso).
  • Entregue a regra ,fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações.
  • No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todas as duplas.
  • Garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
  • Lembre-os alunos que deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.

Discuta com a turma:

  • “ Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
  • “ Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?”
  • “ Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?”

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Material necessário:

Cópia do jogo de dominó

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Dominó da adição e subtração”.
  • Divida os alunos em duplas, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivas (conhecimentos próximos).
  • Distribua a cópia do jogo de dominó (peças já recortadas de preferência em papel mais grosso).
  • Entregue a regra ,fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações.
  • No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todas as duplas.
  • Garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
  • Lembre-os alunos que deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.

Discuta com a turma:

  • “ Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
  • “ Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?”
  • “ Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?”

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Material necessário:

Cópia do jogo de dominó

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Dominó da adição e subtração”.
  • Divida os alunos em duplas, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivas (conhecimentos próximos).
  • Distribua a cópia do jogo de dominó (peças já recortadas de preferência em papel mais grosso).
  • Entregue a regra ,fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações.
  • No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todas as duplas.
  • Garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
  • Lembre-os alunos que deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.

Discuta com a turma:

  • “ Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
  • “ Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?”
  • “ Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?”

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo, aqueles que utilizaram estratégias mais diferenciadas, para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças .

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias dos colegas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações problemas?
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo, aqueles que utilizaram estratégias mais diferenciadas, para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças .

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias dos colegas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações problemas?
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando estratégias semelhantes aos das meninas da situação-problema. Peça para que alguns alunos expliquem a estratégias utilizadas pelas meninas da situação- problema.

Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando estratégias semelhantes aos das meninas da situação-problema. Peça para que alguns alunos expliquem a estratégias utilizadas pelas meninas da situação- problema.

Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando estratégias semelhantes aos das meninas da situação-problema. Peça para que alguns alunos expliquem a estratégias utilizadas pelas meninas da situação- problema.

Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo  Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentora: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Ampliar as estratégias de cálculos mentais de resultado  até 100.

Identificar as propriedades das operações de adição e subtração no cálculo mental.



Conceito-chave:

Resolução de problema, estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução de adição e  subtração.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, termos da adição,  regras do sistema de numeração decimal (unidades, dezenas e centenas).

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de projeção (opcional);
  • Quadro negro;
  • Atividades impressas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slide Nº 3 para a turma. Leia as explicações e a comanda.

Faça a correção coletiva. Inicie problematizando a situação colocada pelo texto. Pergunte quantos brigadeiros a mãe de Samara mandou para a festa, quantos brigadeiros sobraram e como fazem para saber quantos brigadeiros as crianças comeram. Dê um tempo para que as crianças resolvam a situação e socialize alguns procedimentos no quadro discutindo o raciocínio das crianças.

Propósito: Levar o aluno a analisar diferentes estratégias de cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Podemos resolver esse problema de outra maneira? Como?
  • A quantidade final tem quantos brigadeiros a menos que a quantidade inicial?
  • Se tirarmos da quantidade inicial a quantidade final, quantos brigadeiros obteríamos.

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Material necessário:

Cópia do jogo de dominó

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Dominó da adição e subtração”.
  • Divida os alunos em duplas, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivas (conhecimentos próximos).
  • Distribua a cópia do jogo de dominó (peças já recortadas de preferência em papel mais grosso).
  • Entregue a regra ,fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações.
  • No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todas as duplas.
  • Garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
  • Lembre-os alunos que deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.

Discuta com a turma:

  • “ Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
  • “ Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?”
  • “ Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?”

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Material necessário:

Cópia do jogo de dominó

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Dominó da adição e subtração”.
  • Divida os alunos em duplas, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivas (conhecimentos próximos).
  • Distribua a cópia do jogo de dominó (peças já recortadas de preferência em papel mais grosso).
  • Entregue a regra ,fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações.
  • No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todas as duplas.
  • Garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
  • Lembre-os alunos que deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.

Discuta com a turma:

  • “ Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
  • “ Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?”
  • “ Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?”

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Material necessário:

Cópia do jogo de dominó

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Dominó da adição e subtração”.
  • Divida os alunos em duplas, de modo que estas duplas ou grupos sejam produtivas (conhecimentos próximos).
  • Distribua a cópia do jogo de dominó (peças já recortadas de preferência em papel mais grosso).
  • Entregue a regra ,fique atento às estratégias que os alunos estão utilizando para realizar as operações.
  • No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe em todas as duplas.
  • Garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
  • Lembre-os alunos que deverão fazer as operações sem registro escrito, ou seja, que deverão calcular mentalmente.

Discuta com a turma:

  • “ Quando sorteia o valor como você faz para descobrir o valor?
  • “ Você pensa de modo diferente quando sorteia a adição e a subtração?”
  • “ Qual a diferença para realizar o cálculo de adição e subtração?”

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental de adições e subtrações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo, aqueles que utilizaram estratégias mais diferenciadas, para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças .

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias dos colegas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações problemas?
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça a alguns alunos que você observou enquanto realizavam o jogo, aqueles que utilizaram estratégias mais diferenciadas, para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios ou jogadas. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças .

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição e subtração, bem como a regras do sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias dos colegas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Quais são os prós e contras de se utilizar o cálculo mental para resolver situações problemas?
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando estratégias semelhantes aos das meninas da situação-problema. Peça para que alguns alunos expliquem a estratégias utilizadas pelas meninas da situação- problema.

Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando estratégias semelhantes aos das meninas da situação-problema. Peça para que alguns alunos expliquem a estratégias utilizadas pelas meninas da situação- problema.

Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando estratégias semelhantes aos das meninas da situação-problema. Peça para que alguns alunos expliquem a estratégias utilizadas pelas meninas da situação- problema.

Propósito: Verificar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano