10965
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Elaborando problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Elaborar e resolver problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

À definir



Objetivos específicos

Elaborar e resolver problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo.



Conceito-chave

Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.


Tempo sugerido: 2 min

Orientação:

  • O professor deverá ler/projetar o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre percentuais de lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
  • O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução?
  • Será que o cálculo desses fatores ajudarão a determinar os percentuais de lucro ou de prejuízo?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos ( slides 3 e 4)

Orientação:

  • Relembre com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
  • Peça aos alunos para apresentarem as soluções desenvolvidas por eles.

Propósito: Revisar métodos de cálculo de lucro e prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro ou prejuízo em reais e em percentuais, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular lucro ou prejuízo?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos ( slides 3 e 4)

Orientação:

  • Relembre com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
  • Peça aos alunos para apresentarem as soluções desenvolvidas por eles.

Propósito: Revisar métodos de cálculo de lucro e prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro ou prejuízo em reais e em percentuais, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular lucro ou prejuízo?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientação: A atividade deve ser feita em duplas, onde cada aluno deverá elaborar individualmente os enunciados. Depois de 10 min, cada aluno resolve o problema do outro colega da dupla. No final cada aluno corrige o problema que elaborou. É importante a socialização das soluções e dúvidas. Raciocínios diferentes devem ser estimulados. O professor deve fazer perguntas ao se deparar com possíveis dificuldades dos grupos ou para aqueles que concluírem rapidamente a atividade.

Propósito: elaborar e resolver a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada para chegar ao resultado?
  • Será que existe uma alternativa mais fácil para chegar ao resultado?
  • Você conseguiria resolver este mesmo exercício de uma forma diferente?
  • Você conseguiria resolver este exercício por meio de representações visuais geométricas? (Utilizando desenhos ou esquemas)
  • No segundo enunciado, o resultado seria diferente se a ordem fosse modificada? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos(slides 6 e 7)

Orientação:

  • Convide as duplas para apresentar seus problemas, suas respostas e dúvidas. A diversidade de soluções é bem-vinda.
  • Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega.
  • Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que forma diferente eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
  • Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (desenhos ou esquemas com diagramas) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Professor(a), quando fazemos referência a representações visuais aqui nas orientações, temos como conceito ideias apresentadas no livro Mentalidades Matemáticas estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Boaler nos sugere na página 76 do seu livro:

“Quando as tarefas matemática são abertas para diferentes maneiras de ver, para métodos e rotas distintas e para representações variadas, tudo muda. Questões podem ser convertidas de tarefas matemáticas de mentalidade fixa em tarefas matemáticas de mentalidade de crescimento, abrindo espaço para o aprendizado.”

Propósito: Socializar maneiras de elaboração e resolução de problemas com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu esse problema?
  • Por que você escolheu estes números?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientação:

  • Convide as duplas para apresentar seus problemas, suas respostas e dúvidas. A diversidade de soluções é bem-vinda.
  • Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega.
  • Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que forma diferente eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
  • Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (desenhos ou esquemas com diagramas) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Professor(a), quando fazemos referência a representações visuais aqui nas orientações, temos como conceito ideias apresentadas no livro Mentalidades Matemáticas estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Boaler nos sugere na página 76 do seu livro:

“Quando as tarefas matemática são abertas para diferentes maneiras de ver, para métodos e rotas distintas e para representações variadas, tudo muda. Questões podem ser convertidas de tarefas matemáticas de mentalidade fixa em tarefas matemáticas de mentalidade de crescimento, abrindo espaço para o aprendizado.”

Propósito: Socializar maneiras de elaboração e resolução de problemas com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu esse problema?
  • Por que você escolheu estes números?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações do slide com os alunos, exemplificando com problemas desenvolvidos ao longo da aula. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que está sendo mostrado no slide.

Propósito: Fixar os procedimentos de elaboração de problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu novo na aula de hoje?
  • Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.

Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo o cálculo de percentuais de lucro e de prejuízo.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação:

  • O professor deverá ler/projetar o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre percentuais de lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
  • O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução?
  • Será que o cálculo desses fatores ajudarão a determinar os percentuais de lucro ou de prejuízo?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

À definir



Objetivos específicos

Elaborar e resolver problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo.



Conceito-chave

Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos ( slides 3 e 4)

Orientação:

  • Relembre com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
  • Peça aos alunos para apresentarem as soluções desenvolvidas por eles.

Propósito: Revisar métodos de cálculo de lucro e prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro ou prejuízo em reais e em percentuais, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular lucro ou prejuízo?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos ( slides 3 e 4)

Orientação:

  • Relembre com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
  • Peça aos alunos para apresentarem as soluções desenvolvidas por eles.

Propósito: Revisar métodos de cálculo de lucro e prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro ou prejuízo em reais e em percentuais, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular lucro ou prejuízo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientação: A atividade deve ser feita em duplas, onde cada aluno deverá elaborar individualmente os enunciados. Depois de 10 min, cada aluno resolve o problema do outro colega da dupla. No final cada aluno corrige o problema que elaborou. É importante a socialização das soluções e dúvidas. Raciocínios diferentes devem ser estimulados. O professor deve fazer perguntas ao se deparar com possíveis dificuldades dos grupos ou para aqueles que concluírem rapidamente a atividade.

Propósito: elaborar e resolver a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia utilizada para chegar ao resultado?
  • Será que existe uma alternativa mais fácil para chegar ao resultado?
  • Você conseguiria resolver este mesmo exercício de uma forma diferente?
  • Você conseguiria resolver este exercício por meio de representações visuais geométricas? (Utilizando desenhos ou esquemas)
  • No segundo enunciado, o resultado seria diferente se a ordem fosse modificada? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos(slides 6 e 7)

Orientação:

  • Convide as duplas para apresentar seus problemas, suas respostas e dúvidas. A diversidade de soluções é bem-vinda.
  • Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega.
  • Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que forma diferente eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
  • Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (desenhos ou esquemas com diagramas) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Professor(a), quando fazemos referência a representações visuais aqui nas orientações, temos como conceito ideias apresentadas no livro Mentalidades Matemáticas estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Boaler nos sugere na página 76 do seu livro:

“Quando as tarefas matemática são abertas para diferentes maneiras de ver, para métodos e rotas distintas e para representações variadas, tudo muda. Questões podem ser convertidas de tarefas matemáticas de mentalidade fixa em tarefas matemáticas de mentalidade de crescimento, abrindo espaço para o aprendizado.”

Propósito: Socializar maneiras de elaboração e resolução de problemas com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu esse problema?
  • Por que você escolheu estes números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientação:

  • Convide as duplas para apresentar seus problemas, suas respostas e dúvidas. A diversidade de soluções é bem-vinda.
  • Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega.
  • Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que forma diferente eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
  • Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (desenhos ou esquemas com diagramas) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Professor(a), quando fazemos referência a representações visuais aqui nas orientações, temos como conceito ideias apresentadas no livro Mentalidades Matemáticas estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Boaler nos sugere na página 76 do seu livro:

“Quando as tarefas matemática são abertas para diferentes maneiras de ver, para métodos e rotas distintas e para representações variadas, tudo muda. Questões podem ser convertidas de tarefas matemáticas de mentalidade fixa em tarefas matemáticas de mentalidade de crescimento, abrindo espaço para o aprendizado.”

Propósito: Socializar maneiras de elaboração e resolução de problemas com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu esse problema?
  • Por que você escolheu estes números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações do slide com os alunos, exemplificando com problemas desenvolvidos ao longo da aula. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que está sendo mostrado no slide.

Propósito: Fixar os procedimentos de elaboração de problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu novo na aula de hoje?
  • Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.

Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo o cálculo de percentuais de lucro e de prejuízo.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano