Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação:
- O professor deverá ler/projetar o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre percentuais de lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
- O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução?
- Será que o cálculo desses fatores ajudarão a determinar os percentuais de lucro ou de prejuízo?
RETOMADA
Tempo sugerido: 7 minutos ( slides 3 e 4)
Orientação:
- Relembre com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
- Peça aos alunos para apresentarem as soluções desenvolvidas por eles.
Propósito: Revisar métodos de cálculo de lucro e prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro ou prejuízo em reais e em percentuais, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular lucro ou prejuízo?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Resolução da Retomada
RETOMADA
Tempo sugerido: 7 minutos ( slides 3 e 4)
Orientação:
- Relembre com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
- Peça aos alunos para apresentarem as soluções desenvolvidas por eles.
Propósito: Revisar métodos de cálculo de lucro e prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro ou prejuízo em reais e em percentuais, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular lucro ou prejuízo?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 min
Orientação: A atividade deve ser feita em duplas, onde cada aluno deverá elaborar individualmente os enunciados. Depois de 10 min, cada aluno resolve o problema do outro colega da dupla. No final cada aluno corrige o problema que elaborou. É importante a socialização das soluções e dúvidas. Raciocínios diferentes devem ser estimulados. O professor deve fazer perguntas ao se deparar com possíveis dificuldades dos grupos ou para aqueles que concluírem rapidamente a atividade.
Propósito: elaborar e resolver a atividade principal.
Discuta com a turma:
- Qual foi a estratégia utilizada para chegar ao resultado?
- Será que existe uma alternativa mais fácil para chegar ao resultado?
- Você conseguiria resolver este mesmo exercício de uma forma diferente?
- Você conseguiria resolver este exercício por meio de representações visuais geométricas? (Utilizando desenhos ou esquemas)
- No segundo enunciado, o resultado seria diferente se a ordem fosse modificada? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos(slides 6 e 7)
Orientação:
- Convide as duplas para apresentar seus problemas, suas respostas e dúvidas. A diversidade de soluções é bem-vinda.
- Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega.
- Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que forma diferente eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
- Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (desenhos ou esquemas com diagramas) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.
Professor(a), quando fazemos referência a representações visuais aqui nas orientações, temos como conceito ideias apresentadas no livro Mentalidades Matemáticas estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.
Boaler nos sugere na página 76 do seu livro:
“Quando as tarefas matemática são abertas para diferentes maneiras de ver, para métodos e rotas distintas e para representações variadas, tudo muda. Questões podem ser convertidas de tarefas matemáticas de mentalidade fixa em tarefas matemáticas de mentalidade de crescimento, abrindo espaço para o aprendizado.”
Propósito: Socializar maneiras de elaboração e resolução de problemas com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a turma:
- O que está sendo mais difícil neste momento?
- Por que você escolheu esse problema?
- Por que você escolheu estes números?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)
Orientação:
- Convide as duplas para apresentar seus problemas, suas respostas e dúvidas. A diversidade de soluções é bem-vinda.
- Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega.
- Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que forma diferente eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
- Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (desenhos ou esquemas com diagramas) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.
Professor(a), quando fazemos referência a representações visuais aqui nas orientações, temos como conceito ideias apresentadas no livro Mentalidades Matemáticas estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.
Boaler nos sugere na página 76 do seu livro:
“Quando as tarefas matemática são abertas para diferentes maneiras de ver, para métodos e rotas distintas e para representações variadas, tudo muda. Questões podem ser convertidas de tarefas matemáticas de mentalidade fixa em tarefas matemáticas de mentalidade de crescimento, abrindo espaço para o aprendizado.”
Propósito: Socializar maneiras de elaboração e resolução de problemas com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a turma:
- O que está sendo mais difícil neste momento?
- Por que você escolheu esse problema?
- Por que você escolheu estes números?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações do slide com os alunos, exemplificando com problemas desenvolvidos ao longo da aula. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que está sendo mostrado no slide.
Propósito: Fixar os procedimentos de elaboração de problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu novo na aula de hoje?
- Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?
RAIO X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.
Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo o cálculo de percentuais de lucro e de prejuízo.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar