Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Orientações:
Projete ou leia para a turma o Objetivo da Aula.
Propósito:
Reconhecer e analisar gráficos utilizados em áreas afins da matemática.
Retomada
Orientações:
Organize os alunos em duplas para que discutam entre si as situações, exponha o slide para a turma.
Propósito:
Compreender os dados disponíveis para discutir sobre tipos de gráficos.
Discuta com a turma:
- No trecho destacado, os valores são inteiros, porcentagens ou decimais?
- São decimais, mas em relação à quantidade deveriam, ser agrupados?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Resolução da Retomada
Retomada
Orientações:
Peça às duplas que conversem sobre a resposta dada por Carolina.
Propósito:
Recordar as características para utilização de um histograma e de um gráfico de setores.
Discuta com a turma:
- Quando podemos utilizar um gráfico de pizza?
- Quando podemos utilizar um gráfico de setores?
- As variáveis apresentadas no texto satisfazem às características de utilização destes gráficos?
Retomada
Orientações:
Solicite que as duplas indiquem a resposta de Mariana. Estimule os alunos a produzirem os gráficos possíveis.
Propósito:
Recordar a utilização de um gráfico de barras e gráfico de linhas. Construir um gráfico de barras e um gráfico de linhas.
Discuta com a turma:
- Quando podemos utilizar um gráfico de barras?
- Quais características nos orientam a utilizar um gráfico de linhas?
- O que devemos ter para a construção de um gráfico de barras?
- Para a construção de um gráfico de linhas devemos utilizar quais informações do trecho destacado?
Atividade Principal
Orientações:
Solicite que as duplas leiam o texto e peça que observem o gráfico e anotem as características dele em relação aos anteriores já vistos na retomada.
Propósito:
Identificar e caracterizar um pictograma.
Discuta com a turma:
- Este gráfico pode ser comparado a alguns dos tipos anteriores?
- Quais as características visuais dele?
- Como interpretaríamos as informações contidas nele?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Orientações:
Oriente as duplas que discutam e indiquem a resposta solicitada.
Propósito:
Diferenciar um pictograma de outros tipos de gráficos.
Discuta com a turma:
- Qual o título do gráfico? Quem seria a variável?
- Que relação existe a variável indicada e as imagens?
- Teria sentido num contexto de sorvete ter colocado um guarda-sol? E um coco?
Atividade Principal
Orientações:
Peça que analisem o primeiro balão e respondam se uma imagem pode sempre substituir uma variável. Provavelmente nenhum aluno responderá o segundo balão, mas valorize o aluno que indicou a resposta mais próxima. Relacione as pinturas rupestres aos homens primitivos = pictos que habitavam na Escócia. Defina o nome pictograma = pictu - pintado
Propósito:
Definir um pictograma.
Discuta com a turma:
- Toda variável pode ser substituída por uma imagem?
- Será que um gráfico de setores poderia transforme num gráfico com imagem?
- E um histograma, poderíamos substituí-lo por uma imagem?
- Os homens primitivos pintavam as paredes, como era chamada essa pintura?
Atividade Principal
Orientações:
Acompanhe as observações do primeiro balão e questione se há ou não uma relação de proporção. Estimule a observação da relação quantidade de bolas e comprimento do palito de sorvete. Estimular os alunos a indicarem novas quantidades, caso palitos fossem o dobro, o triplo, entre outras proporções.
Propósito:
Analisar e compreender um pictograma
Discuta com a turma:
- Teria sentido se os EUA tivesse o comprimento de palito de sorvete menos que o Brasil e maior quantidade de consumo de bolas?
- Podemos dizer que o comprimento é diretamente proporcional ao consumo?
- Se Austrália tivesse o dobro do comprimento do palito da Dinamarca, quantas bolas seriam consumidas?
- E se, tivesse o triplo do comprimento do Brasil, quantas bolas seriam consumidas.
Atividade Principal
Orientações:
Peça aos alunos que contem a quantidade de meninos e meninas da sala. Recorde com eles a observação do ícone estar associado ao título do gráfico ou à variável em questão. Acompanhe os alunos que indicaram uma escala satisfatória. Solicite que construam o pictograma.
Propósito:
Construir um pictograma.
Discuta com a turma:
- Quantos meninos e meninas há na sala?
- Que ícone poderia representar os meninos e meninas?
- Um ícone pode assumir no pictograma valor diferente?
- Quanto valeria o ícone que você indicou?
- Se, por exemplo, você indicou o ícone de menina como equivalendo a 7 meninas, e na sala há 21 meninas, quantos ícones utilizaríamos?
Discussão das Soluções
Orientações:
Antes de expor os slides a seguir é importante coletar os dados apresentados pelos alunos. Solicite que compartilhem suas soluções. Pergunte qual característica seria interessante para construir um gráfico de barras, linhas ou setores. Destaque o aspecto visual do gráfico.
Propósito:
Compreender que histograma se assemelha ao gráfico de barras.
Discuta com a turma:
O gráfico pode ser comparado ao de barras? E ao de linhas, setores ou histograma?
O que vemos no gráfico?
Existe alguma relação entre os dados e as imagens que surgem?
Discussão das Soluções
Orientações:
Peça aos alunos que comentem as soluções para as perguntas. Ressalte a associação imagem à variável analisada. Indique para a definição deste tipo de gráfico. O aluno não saberá seu nome (Pictograma), mas poderá se aproximar (com suas palavras) da definição.
Propósito:
Definir um pictograma.
Discuta com a turma:
Para este tipo de gráfico as imagens sempre precisam estar relacionadas à variável?
Alguém já ouviu a expressão pictos?
Discussão das Soluções
Orientações:
Solicite aos grupos que indiquem suas respostas. Enfatize a proporcionalidade na relação do tamanho da imagem e o valor correspondente.
Propósito:
Compreender a proporcionalidade entre tamanho da imagem e valor da variável associada.
Discuta com a turma:
Todas as imagens tem o mesmo tamanho?
Quanto maior o valor, a imagem será maior ou menor?
Será que podemos afirmar que existe proporcionalidade?
Discussão das Soluções
Orientações:
Peça a uma das equipes que representem seu pictograma. Comente que as imagens representarão os passos a serem seguidos e que por isso precisou definir uma quantidade de alunos. Ressalte as etapas.
Propósito:
Entender as etapas para a construção de um pictograma.
Discuta com a turma:
Quantos alunos tem a turma?
O que nosso pictograma representará?
Qual imagem poderemos associar?
A imagem, ou cada imagem, equivalerá a quantos elementos?
Como representaríamos meia quantidade indicada?
Discussão das Soluções
Orientações:
Indique no gráfico os eixos e a forma como os ícones estão dispostos.
Propósito:
Representar dados em um pictograma.
Discuta com a turma:
Onde colocaríamos a legenda?
O que cada eixo representaria?
Encerramento
Orientação:
Projete ou leia o slide para a turma.
Propósito:
Compreender que o pictograma equivaleria a um gráfico de barras, onde no lugar das barras teríamos as imagens.
Raio X
Orientações:Projete ou leia o slide para a turma.
Propósito:
Ler e analisar o pictograma.
Discuta com a turma:
Observando o gráfico podemos inicialmente, pelas imagens, entender do que se trata?
Existe relação entre o título do gráfico e a imagem contida nele?
Cada imagem (CD) equivale a quantas unidades?