10964
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Conhecer e compreender gráficos em áreas afins (Pictograma)

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Conhecer e compreender gráficos em áreas afins (Pictograma)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_23PES05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

 

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Foque na Atividade principal. Use o aquecimento para discussões ou para orientação.

Atividade principal
Sugerimos uma adaptação na Atividade principal. Selecione algumas perguntas da atividade, editando a versão para impressão. Inclua nessa seleção a elaboração do pictograma envolvendo alunos. Informe os dados da quantidade de alunos para elaboração do gráfico. Você pode indicar ainda que a turma escolha um tema e produza um pictograma (com dados reais ou não). Seria um bom momento para fazer um pictograma envolvendo dados reais da pandemia (nº de leitos, hospitais, recuperados, álcool em gel, máscaras, respiradores…). Grave um áudio ou vídeo curto orientado a atividade, incluindo informações do Encerramento e encaminhe para os alunos via WhatsApp. Solicite que os alunos deem um retorno da atividade. Caso seja possível, dê preferência para a aula em tempo real (ver sugestões de plataformas nas discussões). Para a produção de um vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo). Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e sugestões.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas referentes a gráficos (incluindo pictograma - link 1) e variáveis. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-math-reasoning/pre-algebra-picture-bar-graphs/v/reading-pictographs
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-math-reasoning/pre-algebra-picture-bar-graphs/v/reading-pictographs
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-math-reasoning
https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/random-variables-stats-library/random-variables-discrete/v/discrete-and-continuous-random-variables

Discussão das soluções
Analise os pictogramas produzidos e as respostas encaminhadas para dar um feedback à sua turma. Selecione algumas produções dos alunos para socializar com a turma inteira e servir de apoio para as discussões. De preferência, faça uma discussão em tempo real (sugestões abaixo), se sua turma tiver acesso a ferramentas e internet. Como forma de revisão você pode usar as atividades complementares e o Raio X.
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
xxxxx

Encerramento
Use nas orientações e discussões como ‘fechamento’ da aula

Raio X
Solicite, posteriormente, que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares (e o Aquecimento, se não tiver sido explorado em outro momento))

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir e analisar diversos tipos de gráficos envolvendo dados do COID-19

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_23PES05

(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas