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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Conhecer e compreender gráficos em áreas afins (Pictograma)

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Conhecer e compreender gráficos em áreas afins (Pictograma)

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA20 -  Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)

Objetivos específicos

Conhecer e compreender gráficos em áreas afins (Pictograma)

Conceito-chave

Pictogramas;

Recursos necessários

Material impresso

Régua

Lápis para colorir

Material Complementar ao Professor

Utilização de pictogramas

http://www.ciclovida.ufpr.br/wp-content/uploads/2013/03/Relat%C3%B3rio-Lucas-K.-Dranka-Pictogramas-Teoria-Desenvolvimento-e-Aplica%C3%A7%C3%A3o.pdf

acessado em 03/03/2018

Organização e tratamento de dados

http://www.escolavirtual.pt/assets/conteudos/downloads/7mat/m02538.pdf?width=965&height=600

acessado em 01/03/2018

Tipos de gráficos

http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/Excel_2007/Tipos%20de%20gr%C3%A1ficos.HTM

acessado 01/03/2018

Como calcular porcentagens

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html

acessado em 01/03/2018


Orientações:
Projete ou leia para a turma o Objetivo da Aula.

Propósito:

Reconhecer e analisar gráficos utilizados em áreas afins da matemática.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Organize os alunos em duplas para que discutam entre si as situações, exponha o slide para a turma.

Propósito:

Compreender os dados disponíveis para discutir sobre tipos de gráficos.

Discuta com a turma:

  • No trecho destacado, os valores são inteiros, porcentagens ou decimais?
  • São decimais, mas em relação à quantidade deveriam, ser agrupados?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça às duplas que conversem sobre a resposta dada por Carolina.

Propósito:

Recordar as características para utilização de um histograma e de um gráfico de setores.

Discuta com a turma:

  • Quando podemos utilizar um gráfico de pizza?
  • Quando podemos utilizar um gráfico de setores?
  • As variáveis apresentadas no texto satisfazem às características de utilização destes gráficos?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que as duplas indiquem a resposta de Mariana. Estimule os alunos a produzirem os gráficos possíveis.

Propósito:

Recordar a utilização de um gráfico de barras e gráfico de linhas. Construir um gráfico de barras e um gráfico de linhas.

Discuta com a turma:

  • Quando podemos utilizar um gráfico de barras?
  • Quais características nos orientam a utilizar um gráfico de linhas?
  • O que devemos ter para a construção de um gráfico de barras?
  • Para a construção de um gráfico de linhas devemos utilizar quais informações do trecho destacado?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que as duplas leiam o texto e peça que observem o gráfico e anotem as características dele em relação aos anteriores já vistos na retomada.

Propósito:

Identificar e caracterizar um pictograma.

Discuta com a turma:

  • Este gráfico pode ser comparado a alguns dos tipos anteriores?
  • Quais as características visuais dele?
  • Como interpretaríamos as informações contidas nele?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Oriente as duplas que discutam e indiquem a resposta solicitada.

Propósito:

Diferenciar um pictograma de outros tipos de gráficos.

Discuta com a turma:

  • Qual o título do gráfico? Quem seria a variável?
  • Que relação existe a variável indicada e as imagens?
  • Teria sentido num contexto de sorvete ter colocado um guarda-sol? E um coco?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça que analisem o primeiro balão e respondam se uma imagem pode sempre substituir uma variável. Provavelmente nenhum aluno responderá o segundo balão, mas valorize o aluno que indicou a resposta mais próxima. Relacione as pinturas rupestres aos homens primitivos = pictos que habitavam na Escócia. Defina o nome pictograma = pictu - pintado

Propósito:

Definir um pictograma.

Discuta com a turma:

  • Toda variável pode ser substituída por uma imagem?
  • Será que um gráfico de setores poderia transforme num gráfico com imagem?
  • E um histograma, poderíamos substituí-lo por uma imagem?
  • Os homens primitivos pintavam as paredes, como era chamada essa pintura?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Acompanhe as observações do primeiro balão e questione se há ou não uma relação de proporção. Estimule a observação da relação quantidade de bolas e comprimento do palito de sorvete. Estimular os alunos a indicarem novas quantidades, caso palitos fossem o dobro, o triplo, entre outras proporções.

Propósito:

Analisar e compreender um pictograma

Discuta com a turma:

  • Teria sentido se os EUA tivesse o comprimento de palito de sorvete menos que o Brasil e maior quantidade de consumo de bolas?
  • Podemos dizer que o comprimento é diretamente proporcional ao consumo?
  • Se Austrália tivesse o dobro do comprimento do palito da Dinamarca, quantas bolas seriam consumidas?
  • E se, tivesse o triplo do comprimento do Brasil, quantas bolas seriam consumidas.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça aos alunos que contem a quantidade de meninos e meninas da sala. Recorde com eles a observação do ícone estar associado ao título do gráfico ou à variável em questão. Acompanhe os alunos que indicaram uma escala satisfatória. Solicite que construam o pictograma.

Propósito:
Construir um pictograma.

Discuta com a turma:

  • Quantos meninos e meninas há na sala?
  • Que ícone poderia representar os meninos e meninas?
  • Um ícone pode assumir no pictograma valor diferente?
  • Quanto valeria o ícone que você indicou?
  • Se, por exemplo, você indicou o ícone de menina como equivalendo a 7 meninas, e na sala há 21 meninas, quantos ícones utilizaríamos?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Antes de expor os slides a seguir é importante coletar os dados apresentados pelos alunos. Solicite que compartilhem suas soluções. Pergunte qual característica seria interessante para construir um gráfico de barras, linhas ou setores. Destaque o aspecto visual do gráfico.

Propósito:

Compreender que histograma se assemelha ao gráfico de barras.

Discuta com a turma:

O gráfico pode ser comparado ao de barras? E ao de linhas, setores ou histograma?

O que vemos no gráfico?

Existe alguma relação entre os dados e as imagens que surgem?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça aos alunos que comentem as soluções para as perguntas. Ressalte a associação imagem à variável analisada. Indique para a definição deste tipo de gráfico. O aluno não saberá seu nome (Pictograma), mas poderá se aproximar (com suas palavras) da definição.

Propósito:

Definir um pictograma.

Discuta com a turma:

Para este tipo de gráfico as imagens sempre precisam estar relacionadas à variável?

Alguém já ouviu a expressão pictos?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite aos grupos que indiquem suas respostas. Enfatize a proporcionalidade na relação do tamanho da imagem e o valor correspondente.

Propósito:

Compreender a proporcionalidade entre tamanho da imagem e valor da variável associada.

Discuta com a turma:

Todas as imagens tem o mesmo tamanho?

Quanto maior o valor, a imagem será maior ou menor?

Será que podemos afirmar que existe proporcionalidade?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça a uma das equipes que representem seu pictograma. Comente que as imagens representarão os passos a serem seguidos e que por isso precisou definir uma quantidade de alunos. Ressalte as etapas.

Propósito:

Entender as etapas para a construção de um pictograma.

Discuta com a turma:

Quantos alunos tem a turma?

O que nosso pictograma representará?

Qual imagem poderemos associar?

A imagem, ou cada imagem, equivalerá a quantos elementos?

Como representaríamos meia quantidade indicada?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Indique no gráfico os eixos e a forma como os ícones estão dispostos.

Propósito:

Representar dados em um pictograma.

Discuta com a turma:

Onde colocaríamos a legenda?

O que cada eixo representaria?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Orientação:

Projete ou leia o slide para a turma.

Propósito:

Compreender que o pictograma equivaleria a um gráfico de barras, onde no lugar das barras teríamos as imagens.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações:Projete ou leia o slide para a turma.

Propósito:

Ler e analisar o pictograma.

Discuta com a turma:

Observando o gráfico podemos inicialmente, pelas imagens, entender do que se trata?

Existe relação entre o título do gráfico e a imagem contida nele?

Cada imagem (CD) equivale a quantas unidades?

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 18 e 19) select-down

Slide Plano Aula

Orientação:

Peça aos alunos que individualmente respondam

Propósito:

Solucionar questões a partir da compreensão de um pictograma

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Orientações:
Projete ou leia para a turma o Objetivo da Aula.

Propósito:

Reconhecer e analisar gráficos utilizados em áreas afins da matemática.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA20 -  Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)

Objetivos específicos

Conhecer e compreender gráficos em áreas afins (Pictograma)

Conceito-chave

Pictogramas;

Recursos necessários

Material impresso

Régua

Lápis para colorir

Material Complementar ao Professor

Utilização de pictogramas

http://www.ciclovida.ufpr.br/wp-content/uploads/2013/03/Relat%C3%B3rio-Lucas-K.-Dranka-Pictogramas-Teoria-Desenvolvimento-e-Aplica%C3%A7%C3%A3o.pdf

acessado em 03/03/2018

Organização e tratamento de dados

http://www.escolavirtual.pt/assets/conteudos/downloads/7mat/m02538.pdf?width=965&height=600

acessado em 01/03/2018

Tipos de gráficos

http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/Excel_2007/Tipos%20de%20gr%C3%A1ficos.HTM

acessado 01/03/2018

Como calcular porcentagens

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html

acessado em 01/03/2018

Slide Plano Aula

Orientações:

Organize os alunos em duplas para que discutam entre si as situações, exponha o slide para a turma.

Propósito:

Compreender os dados disponíveis para discutir sobre tipos de gráficos.

Discuta com a turma:

  • No trecho destacado, os valores são inteiros, porcentagens ou decimais?
  • São decimais, mas em relação à quantidade deveriam, ser agrupados?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça às duplas que conversem sobre a resposta dada por Carolina.

Propósito:

Recordar as características para utilização de um histograma e de um gráfico de setores.

Discuta com a turma:

  • Quando podemos utilizar um gráfico de pizza?
  • Quando podemos utilizar um gráfico de setores?
  • As variáveis apresentadas no texto satisfazem às características de utilização destes gráficos?

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que as duplas indiquem a resposta de Mariana. Estimule os alunos a produzirem os gráficos possíveis.

Propósito:

Recordar a utilização de um gráfico de barras e gráfico de linhas. Construir um gráfico de barras e um gráfico de linhas.

Discuta com a turma:

  • Quando podemos utilizar um gráfico de barras?
  • Quais características nos orientam a utilizar um gráfico de linhas?
  • O que devemos ter para a construção de um gráfico de barras?
  • Para a construção de um gráfico de linhas devemos utilizar quais informações do trecho destacado?

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que as duplas leiam o texto e peça que observem o gráfico e anotem as características dele em relação aos anteriores já vistos na retomada.

Propósito:

Identificar e caracterizar um pictograma.

Discuta com a turma:

  • Este gráfico pode ser comparado a alguns dos tipos anteriores?
  • Quais as características visuais dele?
  • Como interpretaríamos as informações contidas nele?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Orientações:

Oriente as duplas que discutam e indiquem a resposta solicitada.

Propósito:

Diferenciar um pictograma de outros tipos de gráficos.

Discuta com a turma:

  • Qual o título do gráfico? Quem seria a variável?
  • Que relação existe a variável indicada e as imagens?
  • Teria sentido num contexto de sorvete ter colocado um guarda-sol? E um coco?
Slide Plano Aula

Orientações:

Peça que analisem o primeiro balão e respondam se uma imagem pode sempre substituir uma variável. Provavelmente nenhum aluno responderá o segundo balão, mas valorize o aluno que indicou a resposta mais próxima. Relacione as pinturas rupestres aos homens primitivos = pictos que habitavam na Escócia. Defina o nome pictograma = pictu - pintado

Propósito:

Definir um pictograma.

Discuta com a turma:

  • Toda variável pode ser substituída por uma imagem?
  • Será que um gráfico de setores poderia transforme num gráfico com imagem?
  • E um histograma, poderíamos substituí-lo por uma imagem?
  • Os homens primitivos pintavam as paredes, como era chamada essa pintura?

Slide Plano Aula

Orientações:

Acompanhe as observações do primeiro balão e questione se há ou não uma relação de proporção. Estimule a observação da relação quantidade de bolas e comprimento do palito de sorvete. Estimular os alunos a indicarem novas quantidades, caso palitos fossem o dobro, o triplo, entre outras proporções.

Propósito:

Analisar e compreender um pictograma

Discuta com a turma:

  • Teria sentido se os EUA tivesse o comprimento de palito de sorvete menos que o Brasil e maior quantidade de consumo de bolas?
  • Podemos dizer que o comprimento é diretamente proporcional ao consumo?
  • Se Austrália tivesse o dobro do comprimento do palito da Dinamarca, quantas bolas seriam consumidas?
  • E se, tivesse o triplo do comprimento do Brasil, quantas bolas seriam consumidas.
Slide Plano Aula

Orientações:

Peça aos alunos que contem a quantidade de meninos e meninas da sala. Recorde com eles a observação do ícone estar associado ao título do gráfico ou à variável em questão. Acompanhe os alunos que indicaram uma escala satisfatória. Solicite que construam o pictograma.

Propósito:
Construir um pictograma.

Discuta com a turma:

  • Quantos meninos e meninas há na sala?
  • Que ícone poderia representar os meninos e meninas?
  • Um ícone pode assumir no pictograma valor diferente?
  • Quanto valeria o ícone que você indicou?
  • Se, por exemplo, você indicou o ícone de menina como equivalendo a 7 meninas, e na sala há 21 meninas, quantos ícones utilizaríamos?
Slide Plano Aula

Orientações:

Antes de expor os slides a seguir é importante coletar os dados apresentados pelos alunos. Solicite que compartilhem suas soluções. Pergunte qual característica seria interessante para construir um gráfico de barras, linhas ou setores. Destaque o aspecto visual do gráfico.

Propósito:

Compreender que histograma se assemelha ao gráfico de barras.

Discuta com a turma:

O gráfico pode ser comparado ao de barras? E ao de linhas, setores ou histograma?

O que vemos no gráfico?

Existe alguma relação entre os dados e as imagens que surgem?

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça aos alunos que comentem as soluções para as perguntas. Ressalte a associação imagem à variável analisada. Indique para a definição deste tipo de gráfico. O aluno não saberá seu nome (Pictograma), mas poderá se aproximar (com suas palavras) da definição.

Propósito:

Definir um pictograma.

Discuta com a turma:

Para este tipo de gráfico as imagens sempre precisam estar relacionadas à variável?

Alguém já ouviu a expressão pictos?

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite aos grupos que indiquem suas respostas. Enfatize a proporcionalidade na relação do tamanho da imagem e o valor correspondente.

Propósito:

Compreender a proporcionalidade entre tamanho da imagem e valor da variável associada.

Discuta com a turma:

Todas as imagens tem o mesmo tamanho?

Quanto maior o valor, a imagem será maior ou menor?

Será que podemos afirmar que existe proporcionalidade?

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça a uma das equipes que representem seu pictograma. Comente que as imagens representarão os passos a serem seguidos e que por isso precisou definir uma quantidade de alunos. Ressalte as etapas.

Propósito:

Entender as etapas para a construção de um pictograma.

Discuta com a turma:

Quantos alunos tem a turma?

O que nosso pictograma representará?

Qual imagem poderemos associar?

A imagem, ou cada imagem, equivalerá a quantos elementos?

Como representaríamos meia quantidade indicada?

Slide Plano Aula

Orientações:

Indique no gráfico os eixos e a forma como os ícones estão dispostos.

Propósito:

Representar dados em um pictograma.

Discuta com a turma:

Onde colocaríamos a legenda?

O que cada eixo representaria?

Slide Plano Aula

Orientação:

Projete ou leia o slide para a turma.

Propósito:

Compreender que o pictograma equivaleria a um gráfico de barras, onde no lugar das barras teríamos as imagens.

Slide Plano Aula

Orientações:Projete ou leia o slide para a turma.

Propósito:

Ler e analisar o pictograma.

Discuta com a turma:

Observando o gráfico podemos inicialmente, pelas imagens, entender do que se trata?

Existe relação entre o título do gráfico e a imagem contida nele?

Cada imagem (CD) equivale a quantas unidades?

Slide Plano Aula

Orientação:

Peça aos alunos que individualmente respondam

Propósito:

Solucionar questões a partir da compreensão de um pictograma

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

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