Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_22PES01)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, realize o mesmo questionamento do plano original para esta etapa da aula, inserindo as mídias digitais.
Atividade principal com sistematização
Essa é uma atividade que pode ser oferecida em pdf para impressão ou disponível na unidade escolar. É recomendável que todos os questionamentos do plano original sejam feitos.
Incentive que os dados observados na atividade sejam inseridos no Excel e que produzam seus próprios gráficos de barras.
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções você deve buscar que façam uma comparação das colunas da atividade com as suas próprias produzidas no Excel.
Encerramento
Encerre a aula relatando que a mídia usa diversos artifícios em seus gráficos para tentar induzir às interpretações dela.
Raio X
Esse Raio X pode ser disponibilizado na unidade escolar, em pdf para impressão ou para que possam fazê-lo.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nos debates sobre as interpretações de gráficos com notícias falsas.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes e Fernando Barnabé
Código: MAT9_22PES05
(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes