Plano de Aula

Plano de aula: Calculando o Inacessível por meio da Semelhança de Triângulos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Condições suficientes para a semelhança entre triângulos

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eduardo Post

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

Objetivos específicos

  1. Visualizar o conceito de semelhança de triângulos em diversas situações.
  2. Medir distâncias inacessíveis.
  3. Utilizar os critérios de semelhança de triângulos para a resolução de problemas.

Conceito-chave

Semelhança de triângulos.

Conhecimentos prévios

Razão de semelhança e critérios de semelhança de triângulos.

Recursos necessários

Atividades impressas, Lápis, Borracha e Fita métrica (ou trena de medição).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Visualizar o conceito de semelhança de triângulos em diversas situações.
  2. Medir distâncias inacessíveis.
  3. Utilizar os critérios de semelhança de triângulos para a resolução de problemas.