10959
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Dominó de potências

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Propriedades nas operações entre potências

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Filipe Trovão

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF08MA01- Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.




Objetivos específicos

  1. Rememorar as propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros de maneira lúdica.




Conceito-chave

Propriedades nas operações entre potências.




Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno;
  • Instruções, regras e elementos do Jogo “Dominó de potências” (impressos);

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, faça um cartaz ou escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete essa série de slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia o texto no balão de fala do slide e copie no quadro ou em um cartaz os itens (“a” ao “e”) também do slide 3.

Inicialmente leia para a sala o texto presente no balão de fala, a ideia é fazer com que os alunos reflitam e relembrem as propriedades que envolvem multiplicação e divisão de potências.

Acompanhe o raciocínio dos alunos, porém deixe que eles desenvolvam as atividades sozinhos, de modo que eles consigam rememorar essas propriedades.

Passado esse tempo, passe para o slide 4. Ele possui as respostas das expressões do slide anterior. Comente cada uma das soluções, não apenas para apontar o resultado final, pois, é importante que fique evidente as propriedades que foram utilizadas em cada uma das soluções.

Propriedades utilizadas nas resoluções das expressões:

a) Conservar a base e somar os expoentes.

b) Multiplicar as bases e conservar o expoente.

c) Conservar a base a multiplicar os expoentes.

d) Conservar a base a subtrair os expoentes.

e) Dividir as bases e conservar o expoente.

Nos itens “c”, “d” e ”e”, há uma outra propriedade aplicada ao final, por terem expoentes negativos, para que seja possível a resolução foi necessário aplicar a definição: “Inverso da base elevado ao oposto do expoente”.

Propósito: Relembrar algumas propriedades envolvendo multiplicação e divisão de potências.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver operações entre potências sem conhecer as propriedades?
  • Como sabemos que podemos usar uma propriedade de potência?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete essa série de slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia o texto no balão de fala do slide e copie no quadro ou em um cartaz os itens (“a” ao “e”) também do slide 3.

Inicialmente leia para a sala o texto presente no balão de fala, a ideia é fazer com que os alunos reflitam e relembrem as propriedades que envolvem multiplicação e divisão de potências.

Acompanhe o raciocínio dos alunos, porém deixe que eles desenvolvam as atividades sozinhos, de modo que eles consigam rememorar essas propriedades.

Passado esse tempo, passe para o slide 4. Ele possui as respostas das expressões do slide anterior. Comente cada uma das soluções, não apenas para apontar o resultado final, pois, é importante que fique evidente as propriedades que foram utilizadas em cada uma das soluções.

Propriedades utilizadas nas resoluções das expressões:

a) Conservar a base e somar os expoentes.

b) Multiplicar as bases e conservar o expoente.

c) Conservar a base a multiplicar os expoentes.

d) Conservar a base a subtrair os expoentes.

e) Dividir as bases e conservar o expoente.

Nos itens “c”, “d” e ”e”, há uma outra propriedade aplicada ao final, por terem expoentes negativos, para que seja possível a resolução foi necessário aplicar a definição: “Inverso da base elevado ao oposto do expoente”.

Propósito: Relembrar algumas propriedades envolvendo multiplicação e divisão de potências.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver operações entre potências sem conhecer as propriedades?
  • Como sabemos que podemos usar uma propriedade de potência?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Dominó de potências”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções e as regras do jogo (slides 5 a 7) e os componentes do jogo (slides 8 e 9).

Entregue o jogo impresso para os alunos, leia o objetivo e as instruções juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução. Apresente os elementos do jogo, peça para que os alunos examinem todas as cartas e leiam as regras, aproveite esse momento para tirar dúvidas pontuais.

Feito isso, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as cartas do jogo recortadas ou disponibilize a impressão uma aula antes, para que os alunos levem para casa e tragam as cartas prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática a lúdica, baseada nas propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros.

Pode ser interessante os alunos terem um caderno ou uma folha em suas carteiras, a fim de realizarem alguns cálculos auxiliares.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), as propriedades existentes em algumas operações entre potências com expoentes inteiros.

Discuta com a turma:

  • Há alguma peça com mais de uma possibilidade “encaixe”?
  • Cada resultado nas cartas possui uma única expressão de origem?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Número resumido

Multiplicar por 10, por 100 e por 1.000

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Dominó de potências”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções e as regras do jogo (slides 5 a 7) e os componentes do jogo (slides 8 e 9).

Entregue o jogo impresso para os alunos, leia o objetivo e as instruções juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução. Apresente os elementos do jogo, peça para que os alunos examinem todas as cartas e leiam as regras, aproveite esse momento para tirar dúvidas pontuais.

Feito isso, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as cartas do jogo recortadas ou disponibilize a impressão uma aula antes, para que os alunos levem para casa e tragam as cartas prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática a lúdica, baseada nas propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros.

Pode ser interessante os alunos terem um caderno ou uma folha em suas carteiras, a fim de realizarem alguns cálculos auxiliares.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), as propriedades existentes em algumas operações entre potências com expoentes inteiros.

Discuta com a turma:

  • Há alguma peça com mais de uma possibilidade “encaixe”?
  • Cada resultado nas cartas possui uma única expressão de origem?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Dominó de potências”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções e as regras do jogo (slides 5 a 7) e os componentes do jogo (slides 8 e 9).

Entregue o jogo impresso para os alunos, leia o objetivo e as instruções juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução. Apresente os elementos do jogo, peça para que os alunos examinem todas as cartas e leiam as regras, aproveite esse momento para tirar dúvidas pontuais.

Feito isso, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as cartas do jogo recortadas ou disponibilize a impressão uma aula antes, para que os alunos levem para casa e tragam as cartas prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática a lúdica, baseada nas propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros.

Pode ser interessante os alunos terem um caderno ou uma folha em suas carteiras, a fim de realizarem alguns cálculos auxiliares.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), as propriedades existentes em algumas operações entre potências com expoentes inteiros.

Discuta com a turma:

  • Há alguma peça com mais de uma possibilidade “encaixe”?
  • Cada resultado nas cartas possui uma única expressão de origem?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Dominó de potências”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções e as regras do jogo (slides 5 a 7) e os componentes do jogo (slides 8 e 9).

Entregue o jogo impresso para os alunos, leia o objetivo e as instruções juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução. Apresente os elementos do jogo, peça para que os alunos examinem todas as cartas e leiam as regras, aproveite esse momento para tirar dúvidas pontuais.

Feito isso, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as cartas do jogo recortadas ou disponibilize a impressão uma aula antes, para que os alunos levem para casa e tragam as cartas prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática a lúdica, baseada nas propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros.

Pode ser interessante os alunos terem um caderno ou uma folha em suas carteiras, a fim de realizarem alguns cálculos auxiliares.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), as propriedades existentes em algumas operações entre potências com expoentes inteiros.

Discuta com a turma:

  • Há alguma peça com mais de uma possibilidade “encaixe”?
  • Cada resultado nas cartas possui uma única expressão de origem?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Dominó de potências”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções e as regras do jogo (slides 5 a 7) e os componentes do jogo (slides 8 e 9).

Entregue o jogo impresso para os alunos, leia o objetivo e as instruções juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução. Apresente os elementos do jogo, peça para que os alunos examinem todas as cartas e leiam as regras, aproveite esse momento para tirar dúvidas pontuais.

Feito isso, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as cartas do jogo recortadas ou disponibilize a impressão uma aula antes, para que os alunos levem para casa e tragam as cartas prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática a lúdica, baseada nas propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros.

Pode ser interessante os alunos terem um caderno ou uma folha em suas carteiras, a fim de realizarem alguns cálculos auxiliares.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), as propriedades existentes em algumas operações entre potências com expoentes inteiros.

Discuta com a turma:

  • Há alguma peça com mais de uma possibilidade “encaixe”?
  • Cada resultado nas cartas possui uma única expressão de origem?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Escolha alguns alunos para dizerem para a sala algumas estratégias que funcionavam melhores que outras para se darem bem no jogo.

Propósito: Refletir sobre as estratégias usadas pelos colegas de sala.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais dificuldades encontradas no jogo?
  • O que pode ser feito para que o jogo fique mais rápido?
  • Quais estratégias podem ser usadas para não colocar alguma peça no lugar errado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia com os alunos a conclusão apresentada no balão de fala. Caso não seja possível a projeção, faça um cartaz ou escreva no quadro.

Propósito: Concluir com os alunos que as propriedades de potências são facilitadoras no cálculo de diversas expressões.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 e 13)

Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.

Propósito: Realizar uma atividade prática relativa aos conteúdos aprendidos no jogo.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 e 13)

Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.

Propósito: Realizar uma atividade prática relativa aos conteúdos aprendidos no jogo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, faça um cartaz ou escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF08MA01- Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.




Objetivos específicos

  1. Rememorar as propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros de maneira lúdica.




Conceito-chave

Propriedades nas operações entre potências.




Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno;
  • Instruções, regras e elementos do Jogo “Dominó de potências” (impressos);
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete essa série de slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia o texto no balão de fala do slide e copie no quadro ou em um cartaz os itens (“a” ao “e”) também do slide 3.

Inicialmente leia para a sala o texto presente no balão de fala, a ideia é fazer com que os alunos reflitam e relembrem as propriedades que envolvem multiplicação e divisão de potências.

Acompanhe o raciocínio dos alunos, porém deixe que eles desenvolvam as atividades sozinhos, de modo que eles consigam rememorar essas propriedades.

Passado esse tempo, passe para o slide 4. Ele possui as respostas das expressões do slide anterior. Comente cada uma das soluções, não apenas para apontar o resultado final, pois, é importante que fique evidente as propriedades que foram utilizadas em cada uma das soluções.

Propriedades utilizadas nas resoluções das expressões:

a) Conservar a base e somar os expoentes.

b) Multiplicar as bases e conservar o expoente.

c) Conservar a base a multiplicar os expoentes.

d) Conservar a base a subtrair os expoentes.

e) Dividir as bases e conservar o expoente.

Nos itens “c”, “d” e ”e”, há uma outra propriedade aplicada ao final, por terem expoentes negativos, para que seja possível a resolução foi necessário aplicar a definição: “Inverso da base elevado ao oposto do expoente”.

Propósito: Relembrar algumas propriedades envolvendo multiplicação e divisão de potências.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver operações entre potências sem conhecer as propriedades?
  • Como sabemos que podemos usar uma propriedade de potência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete essa série de slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia o texto no balão de fala do slide e copie no quadro ou em um cartaz os itens (“a” ao “e”) também do slide 3.

Inicialmente leia para a sala o texto presente no balão de fala, a ideia é fazer com que os alunos reflitam e relembrem as propriedades que envolvem multiplicação e divisão de potências.

Acompanhe o raciocínio dos alunos, porém deixe que eles desenvolvam as atividades sozinhos, de modo que eles consigam rememorar essas propriedades.

Passado esse tempo, passe para o slide 4. Ele possui as respostas das expressões do slide anterior. Comente cada uma das soluções, não apenas para apontar o resultado final, pois, é importante que fique evidente as propriedades que foram utilizadas em cada uma das soluções.

Propriedades utilizadas nas resoluções das expressões:

a) Conservar a base e somar os expoentes.

b) Multiplicar as bases e conservar o expoente.

c) Conservar a base a multiplicar os expoentes.

d) Conservar a base a subtrair os expoentes.

e) Dividir as bases e conservar o expoente.

Nos itens “c”, “d” e ”e”, há uma outra propriedade aplicada ao final, por terem expoentes negativos, para que seja possível a resolução foi necessário aplicar a definição: “Inverso da base elevado ao oposto do expoente”.

Propósito: Relembrar algumas propriedades envolvendo multiplicação e divisão de potências.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver operações entre potências sem conhecer as propriedades?
  • Como sabemos que podemos usar uma propriedade de potência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Dominó de potências”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções e as regras do jogo (slides 5 a 7) e os componentes do jogo (slides 8 e 9).

Entregue o jogo impresso para os alunos, leia o objetivo e as instruções juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução. Apresente os elementos do jogo, peça para que os alunos examinem todas as cartas e leiam as regras, aproveite esse momento para tirar dúvidas pontuais.

Feito isso, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as cartas do jogo recortadas ou disponibilize a impressão uma aula antes, para que os alunos levem para casa e tragam as cartas prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática a lúdica, baseada nas propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros.

Pode ser interessante os alunos terem um caderno ou uma folha em suas carteiras, a fim de realizarem alguns cálculos auxiliares.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), as propriedades existentes em algumas operações entre potências com expoentes inteiros.

Discuta com a turma:

  • Há alguma peça com mais de uma possibilidade “encaixe”?
  • Cada resultado nas cartas possui uma única expressão de origem?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Número resumido

Multiplicar por 10, por 100 e por 1.000

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Dominó de potências”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções e as regras do jogo (slides 5 a 7) e os componentes do jogo (slides 8 e 9).

Entregue o jogo impresso para os alunos, leia o objetivo e as instruções juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução. Apresente os elementos do jogo, peça para que os alunos examinem todas as cartas e leiam as regras, aproveite esse momento para tirar dúvidas pontuais.

Feito isso, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as cartas do jogo recortadas ou disponibilize a impressão uma aula antes, para que os alunos levem para casa e tragam as cartas prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática a lúdica, baseada nas propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros.

Pode ser interessante os alunos terem um caderno ou uma folha em suas carteiras, a fim de realizarem alguns cálculos auxiliares.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), as propriedades existentes em algumas operações entre potências com expoentes inteiros.

Discuta com a turma:

  • Há alguma peça com mais de uma possibilidade “encaixe”?
  • Cada resultado nas cartas possui uma única expressão de origem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Dominó de potências”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções e as regras do jogo (slides 5 a 7) e os componentes do jogo (slides 8 e 9).

Entregue o jogo impresso para os alunos, leia o objetivo e as instruções juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução. Apresente os elementos do jogo, peça para que os alunos examinem todas as cartas e leiam as regras, aproveite esse momento para tirar dúvidas pontuais.

Feito isso, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as cartas do jogo recortadas ou disponibilize a impressão uma aula antes, para que os alunos levem para casa e tragam as cartas prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática a lúdica, baseada nas propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros.

Pode ser interessante os alunos terem um caderno ou uma folha em suas carteiras, a fim de realizarem alguns cálculos auxiliares.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), as propriedades existentes em algumas operações entre potências com expoentes inteiros.

Discuta com a turma:

  • Há alguma peça com mais de uma possibilidade “encaixe”?
  • Cada resultado nas cartas possui uma única expressão de origem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Dominó de potências”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções e as regras do jogo (slides 5 a 7) e os componentes do jogo (slides 8 e 9).

Entregue o jogo impresso para os alunos, leia o objetivo e as instruções juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução. Apresente os elementos do jogo, peça para que os alunos examinem todas as cartas e leiam as regras, aproveite esse momento para tirar dúvidas pontuais.

Feito isso, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as cartas do jogo recortadas ou disponibilize a impressão uma aula antes, para que os alunos levem para casa e tragam as cartas prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática a lúdica, baseada nas propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros.

Pode ser interessante os alunos terem um caderno ou uma folha em suas carteiras, a fim de realizarem alguns cálculos auxiliares.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), as propriedades existentes em algumas operações entre potências com expoentes inteiros.

Discuta com a turma:

  • Há alguma peça com mais de uma possibilidade “encaixe”?
  • Cada resultado nas cartas possui uma única expressão de origem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Dominó de potências”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções e as regras do jogo (slides 5 a 7) e os componentes do jogo (slides 8 e 9).

Entregue o jogo impresso para os alunos, leia o objetivo e as instruções juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução. Apresente os elementos do jogo, peça para que os alunos examinem todas as cartas e leiam as regras, aproveite esse momento para tirar dúvidas pontuais.

Feito isso, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as cartas do jogo recortadas ou disponibilize a impressão uma aula antes, para que os alunos levem para casa e tragam as cartas prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática a lúdica, baseada nas propriedades existentes em algumas operações envolvendo potências com expoentes inteiros.

Pode ser interessante os alunos terem um caderno ou uma folha em suas carteiras, a fim de realizarem alguns cálculos auxiliares.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), as propriedades existentes em algumas operações entre potências com expoentes inteiros.

Discuta com a turma:

  • Há alguma peça com mais de uma possibilidade “encaixe”?
  • Cada resultado nas cartas possui uma única expressão de origem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Escolha alguns alunos para dizerem para a sala algumas estratégias que funcionavam melhores que outras para se darem bem no jogo.

Propósito: Refletir sobre as estratégias usadas pelos colegas de sala.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais dificuldades encontradas no jogo?
  • O que pode ser feito para que o jogo fique mais rápido?
  • Quais estratégias podem ser usadas para não colocar alguma peça no lugar errado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia com os alunos a conclusão apresentada no balão de fala. Caso não seja possível a projeção, faça um cartaz ou escreva no quadro.

Propósito: Concluir com os alunos que as propriedades de potências são facilitadoras no cálculo de diversas expressões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 e 13)

Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.

Propósito: Realizar uma atividade prática relativa aos conteúdos aprendidos no jogo.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 e 13)

Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.

Propósito: Realizar uma atividade prática relativa aos conteúdos aprendidos no jogo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano