OBJETIVO DA AULA
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leonardo Anselmo Perez
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Objetivos específicos
Formular problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas conhecidas, como quadriláteros, triângulos e círculos.
Conceito-chave
Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de quadriláteros notáveis, triângulos e círculo. Composição e decomposição de áreas. Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Fichas de atividades;
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos estabeleçam conexões importantes com conceitos já estudados, apoiando-os para entender algoritmos e procedimentos.
Orientação: Tendo as imagens do slide como apoio, faça uma roda de conversa para discutir com os alunos sobre o que é um problema em Matemática e retome as características importantes dos problema que eles já resolveram em aulas anteriores sobre cálculo de áreas. Questione-os para que possam recordar principalmente os problemas que envolvem medidas de terrenos, áreas a serem plantadas ou custo para colocação de pisos, etc.
Discuta com a turma:
- O que é um problema na Matemática? Como podemos elaborar um problema? Quais são os elementos que ele deverá conter?
- O que vocês recordam dos problemas que já resolvemos sobre cálculo de áreas? Quais eram os contextos desses problemas? Que tipo de figuras mais aparecia? Quais perguntas eram feitas com frequência?
- Como podemos elaborar um problema sobre cálculo de área envolvendo duas ou mais figuras conhecidas?
ATIVIDADE PRINCIPAL DA AULA
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Divida os alunos em duplas e distribua a ficha com a descrição da atividade. Peça para que leiam e utilizem as ideias das figuras para elaborar um problema sobre cálculo de área que deverá ser resolvido por uma outra dupla. Eles deverão, inclusive, criar as medidas para os elementos das figuras necessários à resolução do problema. Caminhe pela sala durante a atividade acompanhando o trabalho dos alunos e dialogando com as duplas que estiverem com maior dificuldade para iniciar a formulação do problema. Assim que as primeiras duplas tiverem terminado, solicite que troquem os problemas e que uma resolva o da outra. Além disso, peça que escrevam o foi difícil de compreender durante a resolução, de modo que favoreça a discussão da atividade posteriormente.
Propósito: Dar oportunidade para os alunos elaborarem um problema sobre medidas de um terreno que envolva formas geométricas conhecidas, relacionando as áreas destas figuras e ampliando os conceitos aprendidos. Além disso, deverão resolver um problema elaborado por outra dupla.
Discuta com a turma:
- Que tipo de problema podemos montar relacionando o terreno, a área de churrasqueira e a piscina?
- Qual pergunta pode ser feita para que seja preciso calcular as áreas destas figuras?
- Além do cálculo das áreas, que perguntas podem ser feitas sobre o terreno?
- Quais medidas precisamos fornecer para que consigam calcular as áreas das figuras?
Materiais complementares para impressão:
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para este momento de discussão das soluções, convide as duplas que quiserem vir à frente para ler qual foi o problema elaborado pelos colegas que tiveram que resolver e ajude-os a fazer o desenho para contarem como foi a resolução. Aproveite para chamar a dupla que elaborou o problema também, coloque os nomes dos alunos na lousa e peça que contem como foi o processo de elaboração da questão: o que pensaram primeiro? Por que tiveram essa ideia? Por que escolheram aquelas medidas? Ou use outras questões que julgar pertinentes. Por fim, pergunte aos alunos que resolveram a questão quais foram as dificuldades ou facilidades e o que fariam diferente para melhorar o problema.
Propósito: Apresentar os diferentes problemas elaborados pelos alunos e as soluções propostas pelos colegas, analisar as dificuldades e facilidades e valorizar as diferentes soluções. Garantir que cada aluno compreenda a importância da escrita do problema e das informações dispostas para a sua resolução.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de ler o problema que tiveram que resolver? Como foi resolver o problema? Contem como resolveram.
- A dupla que elaborou esse problema gostaria de contar como pensaram? De onde partiu a ideia? O que foi mais fácil ou mais difícil?
- E para quem resolveu, o que foi mais fácil e o que foi mais difícil? O que fariam diferente para elaborar este problema?
- Como pensaram nas medidas que seriam colocadas?
- Alguém gostaria de compartilhar um problema diferente?
- O que vocês acharam mais importante na elaboração de um problema?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: A ideia deste slide é resumir os conceitos e conhecimentos que foram ampliados durante as atividades da aula e da discussão das soluções. Retome com os alunos algumas informações importantes que podem ter surgido na discussão com a turma e apresente àquelas que não apareceram como sendo passos importantes para elaborar um bom problema envolvendo medidas de terrenos e cálculo de áreas.
Propósito: Resumir com os alunos em uma frase o que de mais importante foi explorado nesta aula.
LINKS PARA CONSULTA:
Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com uso do software Geogebra. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134118/000983668.pdf?sequence=1>. Acesso em 16 de Jan. de 2018.
Simulador para construção de figuras equivalentes e dedução de algumas expressões para o cálculo de áreas. Disponível em <http://nautilus.fis.uc.pt/cec/trigno/software_educativo/>. Acesso em 27 de Jan. de 2018.
Blog com diversas atividades para construção de figuras equivalentes usando o Geogebra. Disponível em <http://regua-e-compasso.blogspot.com.br/p/equivalencia-de-figuras-planas.html>. Acesso em 27 de Jan. de 2018.
Apostila Introdutória de Geogebra. Disponível em <http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Down/Geogebra.pdf>. Acesso em 19 de Nov. de 2017.
Para baixar applets do Geogebra que podem ser utilizados para demonstrações em sala de aula, acesse: <https://www.geogebra.org/materials/?lang=pt_BR>.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Dê o apoio necessário para aqueles que tiverem mais dificuldades, principalmente relacionadas ao entendimento de cada questão. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem elaborar um problema sobre cálculo de áreas envolvendo pelos menos duas das formas geométricas trabalhadas nas unidades do 8° ano.
Materiais complementares para impressão:
Raio X