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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - ngulos em polígonos e a confecção de ferramentas e peças mecânicas

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre ngulos internos de polígonos regulares

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosilaine Sanches Martins

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA22) Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos, à confecção de ferramentas e peças mecânicas, entre outras.



Objetivos específicos

Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, vinculadas à confecção de ferramentas e peças mecânicas.

Conceito-chave

Ângulos internos de polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Parafusos e chaves de parafusos de vários tipos;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente o slide para a turma, passe a questão na lousa ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Espere que eles a resolvam. Discuta com os alunos as conclusões a que chegaram.

Propósito: Retomar a relação existente entre ângulos externos e internos de polígonos.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo a medida de um ângulo externo, como poderíamos proceder para descobrir a medida do ângulo interno correspondente a ele?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Leia e discuta o texto do slide 4 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.

Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.

Discuta com a turma:

  • De que tipo eram os parafusos que já viram?
  • Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
  • Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
  • Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
  • Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Leia e discuta o texto do slide 5 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.

Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.

Discuta com a turma:

  • De que tipo eram os parafusos que já viram?
  • Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
  • Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
  • Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
  • Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Leia e discuta o texto do slide 6 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.

Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.

Discuta com a turma:

  • De que tipo eram os parafusos que já viram?
  • Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
  • Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
  • Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
  • Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Leia e discuta o texto do slide 7 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.

Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.

Discuta com a turma:

  • De que tipo eram os parafusos que já viram?
  • Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
  • Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
  • Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
  • Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
  • Vocês já viram um mecânico trabalhar?
  • Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
  • Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
  • Vocês já viram um mecânico trabalhar?
  • Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
  • Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
  • Vocês já viram um mecânico trabalhar?
  • Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
  • Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
  • Vocês já viram um mecânico trabalhar?
  • Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
  • Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia e discuta com a turma o texto do slide.

Propósito: Generalizar os aspectos estudados na aula sobre a confecção de parafusos com cabeças poligonais e sua relação com os ângulos dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Você concorda que o parafuso com cabeça em forma de hexágono regular é o que mais atende aos quesitos estudados? Justifique sua resposta.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e peça que leiam e a realizem individualmente. Circule para verificar como os alunos estão desenvolvendo o que foi proposto. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. No final, reserve um tempo para o registro das soluções na lousa. Propósito: Verificar se os alunos aplicam corretamente os conhecimentos adquiridos sobre o cálculo da medida dos ângulos internos e externos de polígonos regulares numa situação problema envolvendo peças mecânicas, semelhante à estudada na aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA22) Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos, à confecção de ferramentas e peças mecânicas, entre outras.



Objetivos específicos

Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, vinculadas à confecção de ferramentas e peças mecânicas.

Conceito-chave

Ângulos internos de polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Parafusos e chaves de parafusos de vários tipos;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente o slide para a turma, passe a questão na lousa ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Espere que eles a resolvam. Discuta com os alunos as conclusões a que chegaram.

Propósito: Retomar a relação existente entre ângulos externos e internos de polígonos.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo a medida de um ângulo externo, como poderíamos proceder para descobrir a medida do ângulo interno correspondente a ele?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Leia e discuta o texto do slide 4 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.

Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.

Discuta com a turma:

  • De que tipo eram os parafusos que já viram?
  • Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
  • Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
  • Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
  • Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Leia e discuta o texto do slide 5 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.

Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.

Discuta com a turma:

  • De que tipo eram os parafusos que já viram?
  • Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
  • Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
  • Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
  • Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Leia e discuta o texto do slide 6 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.

Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.

Discuta com a turma:

  • De que tipo eram os parafusos que já viram?
  • Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
  • Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
  • Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
  • Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Leia e discuta o texto do slide 7 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.

Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.

Discuta com a turma:

  • De que tipo eram os parafusos que já viram?
  • Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
  • Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
  • Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
  • Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
  • Vocês já viram um mecânico trabalhar?
  • Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
  • Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
  • Vocês já viram um mecânico trabalhar?
  • Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
  • Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
  • Vocês já viram um mecânico trabalhar?
  • Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
  • Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).

Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.

Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
  • Vocês já viram um mecânico trabalhar?
  • Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
  • Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia e discuta com a turma o texto do slide.

Propósito: Generalizar os aspectos estudados na aula sobre a confecção de parafusos com cabeças poligonais e sua relação com os ângulos dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Você concorda que o parafuso com cabeça em forma de hexágono regular é o que mais atende aos quesitos estudados? Justifique sua resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e peça que leiam e a realizem individualmente. Circule para verificar como os alunos estão desenvolvendo o que foi proposto. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. No final, reserve um tempo para o registro das soluções na lousa. Propósito: Verificar se os alunos aplicam corretamente os conhecimentos adquiridos sobre o cálculo da medida dos ângulos internos e externos de polígonos regulares numa situação problema envolvendo peças mecânicas, semelhante à estudada na aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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