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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Paralelas, transversal, ângulos internos, quadriláteros, triângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Paralelas, transversal, ângulos internos, quadriláteros, triângulos

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Usar as relações entre retas paralelas e retas transversais para determinar a  soma dos ângulos internos de quadriláteros e triângulos.

Conceito-chave

Paralelas, transversal, ângulos internos, quadriláteros, triângulos.

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Ângulos suplementares;
  • Ângulos opostos pelo vértice e ângulos complementares;
  • Congruência entre ângulos.

Sugestões de Leitura:

FERREIRA, Ana Raquel. O desafio de organizar e mediar o trabalho em grupo. Revista Nova Escola - Gestão Escolar. 19|04|2017. https://goo.gl/PFijiy  (acessado em 13 de março de 2018).

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo da aula para os alunos. Você pode mostrar o slide, passar na lousa ou simplesmente ler o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Fazer com que o aluno faça parte da aula e que fique de prontidão para o assunto a ser tratado.

Lembrando alguns tipos de ângulos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Você pode distribuir cópias da atividade para os alunos ou pedir que eles desenhem no caderno ou no papel sulfite. Passe pelas carteiras, observe o que estão fazendo. Se algum aluno não souber os nomes dos tipos de ângulos, pergunte para a sala.

Propósito: Relembrar propriedades estudadas anteriormente (ângulos opostos pelo vé?tice, ângulos correspondentes, ângulos suplementares, ângulos congruentes) e que serão necessárias para o estudo que pretendemos fazer,

Discuta com a turma:

  • O que são ângulos correspondentes? O que acontece com ângulos que são correspondentes?
  • Ângulos opostos pelo vértice. Onde é esse vértice?
  • Suplementares. O que é isso? O que tem que acontecer para que dois ângulos sejam suplementares?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Soma dos ângulos internos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 e 5).

Orientação: Esta atividade pode ser feita em grupo. Você pode usar os slides ou representar na lousa todas as passagens. Se for este o caso, faça tudo com calma, atento para ver se os alunos estão acompanhando o processo. Feito isso, você vai apresentar a questão e deixar que trabalhem. Passe pelos grupos para ver no que estão trabalhando. Ajude-os a sanar as dúvidas, mas fique atento para não dar a resposta simplesmente, a não ser que seja um caso de nomenclatura ou uma definição que eles não podem acessar de outra forma. Caso contrário, tente questioná-los para fazer com que eles próprios cheguem às suas conclusões.

Propósito: Fazer com que o aluno consiga deduzir, a partir de uma construção, que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º. No caso em questão estamos falando de triângulos que são formados por paralelas e transversais, mas a idéia é que eles percebam, em um segundo momento, que qualquer triângulo pode ser construído dessa forma e que, portanto, a conclusão vale para todos os triângulos.

Discuta com a turma:

  • Por que este ângulo de cima também é amarelo? Ou melhor, por que esses ângulos são congruentes?
  • Por que o mesmo acontece com os ângulos azul e vermelho?
  • Se eu juntar esses três ângulos eu obtenho esse ângulo maior. O que eu posso dizer sobre esse ângulo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Soma dos ângulos internos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 e 5).

Orientação: Esta atividade pode ser feita em grupo. Você pode usar os slides ou representar na lousa todas as passagens. Se for este o caso, faça tudo com calma, atento para ver se os alunos estão acompanhando o processo. Feito isso, você vai apresentar a questão e deixar que trabalhem. Passe pelos grupos para ver no que estão trabalhando. Ajude-os a sanar as dúvidas, mas fique atento para não dar a resposta simplesmente, a não ser que seja um caso de nomenclatura ou uma definição que eles não podem acessar de outra forma. Caso contrário, tente questioná-los para fazer com que eles próprios cheguem às suas conclusões.

Propósito: Fazer com que o aluno consiga deduzir, a partir de uma construção, que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º. No caso em questão estamos falando de triângulos que são formados por paralelas e transversais, mas a idéia é que eles percebam, em um segundo momento, que qualquer triângulo pode ser construído dessa forma e que, portanto, a conclusão vale para todos os triângulos.

Discuta com a turma:

  • Por que este ângulo de cima também é amarelo? Ou melhor, por que esses ângulos são congruentes?
  • Por que o mesmo acontece com os ângulos azul e vermelho?
  • Se eu juntar esses três ângulos eu obtenho esse ângulo maior. O que eu posso dizer sobre esse ângulo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Respostas diferentes select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: No slide há algumas soluções corretas e incorretas, mas é importante apresentar as soluções dos próprios alunos. Quando andar pela sala poderá perceber as dúvidas que aparecem e as diferentes formas de chegar à conclusão final. É importante, é claro, apresentar a resposta correta, mas, de preferência, esta também deve vir dos alunos. Ao final, você pode apresentar uma solução mais completa, caso perceba que faltam detalhes importantes.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes formas de compreender e solucionar um problema. Também é importante valorizar os erros, como formas diversas de raciocínio que podem levar ou não à solução.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente as conclusões da aula, sem se aprofundar muito ou tomar muito tempo da aula.

Propósito: Dar um fechamento para a aula.

Atividade final select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Esta atividade deve ser feita individualmente. Na correção dessa atividade, aponte o fato de que essa construção pode ser feita para qualquer triângulo, o que faz com que a conclusão possa ser generalizada.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos e perceber possíveis dificuldades que ainda possam persistir.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo da aula para os alunos. Você pode mostrar o slide, passar na lousa ou simplesmente ler o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Fazer com que o aluno faça parte da aula e que fique de prontidão para o assunto a ser tratado.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Usar as relações entre retas paralelas e retas transversais para determinar a  soma dos ângulos internos de quadriláteros e triângulos.

Conceito-chave

Paralelas, transversal, ângulos internos, quadriláteros, triângulos.

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Ângulos suplementares;
  • Ângulos opostos pelo vértice e ângulos complementares;
  • Congruência entre ângulos.

Sugestões de Leitura:

FERREIRA, Ana Raquel. O desafio de organizar e mediar o trabalho em grupo. Revista Nova Escola - Gestão Escolar. 19|04|2017. https://goo.gl/PFijiy  (acessado em 13 de março de 2018).

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Você pode distribuir cópias da atividade para os alunos ou pedir que eles desenhem no caderno ou no papel sulfite. Passe pelas carteiras, observe o que estão fazendo. Se algum aluno não souber os nomes dos tipos de ângulos, pergunte para a sala.

Propósito: Relembrar propriedades estudadas anteriormente (ângulos opostos pelo vé?tice, ângulos correspondentes, ângulos suplementares, ângulos congruentes) e que serão necessárias para o estudo que pretendemos fazer,

Discuta com a turma:

  • O que são ângulos correspondentes? O que acontece com ângulos que são correspondentes?
  • Ângulos opostos pelo vértice. Onde é esse vértice?
  • Suplementares. O que é isso? O que tem que acontecer para que dois ângulos sejam suplementares?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 e 5).

Orientação: Esta atividade pode ser feita em grupo. Você pode usar os slides ou representar na lousa todas as passagens. Se for este o caso, faça tudo com calma, atento para ver se os alunos estão acompanhando o processo. Feito isso, você vai apresentar a questão e deixar que trabalhem. Passe pelos grupos para ver no que estão trabalhando. Ajude-os a sanar as dúvidas, mas fique atento para não dar a resposta simplesmente, a não ser que seja um caso de nomenclatura ou uma definição que eles não podem acessar de outra forma. Caso contrário, tente questioná-los para fazer com que eles próprios cheguem às suas conclusões.

Propósito: Fazer com que o aluno consiga deduzir, a partir de uma construção, que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º. No caso em questão estamos falando de triângulos que são formados por paralelas e transversais, mas a idéia é que eles percebam, em um segundo momento, que qualquer triângulo pode ser construído dessa forma e que, portanto, a conclusão vale para todos os triângulos.

Discuta com a turma:

  • Por que este ângulo de cima também é amarelo? Ou melhor, por que esses ângulos são congruentes?
  • Por que o mesmo acontece com os ângulos azul e vermelho?
  • Se eu juntar esses três ângulos eu obtenho esse ângulo maior. O que eu posso dizer sobre esse ângulo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 e 5).

Orientação: Esta atividade pode ser feita em grupo. Você pode usar os slides ou representar na lousa todas as passagens. Se for este o caso, faça tudo com calma, atento para ver se os alunos estão acompanhando o processo. Feito isso, você vai apresentar a questão e deixar que trabalhem. Passe pelos grupos para ver no que estão trabalhando. Ajude-os a sanar as dúvidas, mas fique atento para não dar a resposta simplesmente, a não ser que seja um caso de nomenclatura ou uma definição que eles não podem acessar de outra forma. Caso contrário, tente questioná-los para fazer com que eles próprios cheguem às suas conclusões.

Propósito: Fazer com que o aluno consiga deduzir, a partir de uma construção, que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º. No caso em questão estamos falando de triângulos que são formados por paralelas e transversais, mas a idéia é que eles percebam, em um segundo momento, que qualquer triângulo pode ser construído dessa forma e que, portanto, a conclusão vale para todos os triângulos.

Discuta com a turma:

  • Por que este ângulo de cima também é amarelo? Ou melhor, por que esses ângulos são congruentes?
  • Por que o mesmo acontece com os ângulos azul e vermelho?
  • Se eu juntar esses três ângulos eu obtenho esse ângulo maior. O que eu posso dizer sobre esse ângulo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: No slide há algumas soluções corretas e incorretas, mas é importante apresentar as soluções dos próprios alunos. Quando andar pela sala poderá perceber as dúvidas que aparecem e as diferentes formas de chegar à conclusão final. É importante, é claro, apresentar a resposta correta, mas, de preferência, esta também deve vir dos alunos. Ao final, você pode apresentar uma solução mais completa, caso perceba que faltam detalhes importantes.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes formas de compreender e solucionar um problema. Também é importante valorizar os erros, como formas diversas de raciocínio que podem levar ou não à solução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente as conclusões da aula, sem se aprofundar muito ou tomar muito tempo da aula.

Propósito: Dar um fechamento para a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Esta atividade deve ser feita individualmente. Na correção dessa atividade, aponte o fato de que essa construção pode ser feita para qualquer triângulo, o que faz com que a conclusão possa ser generalizada.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos e perceber possíveis dificuldades que ainda possam persistir.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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