10955
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Múltiplos e divisores no cotidiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre aprofundar a aprendizagem sobre os múltiplos, os divisores e os critérios de divisibilidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

Código do plano: MAT6_02NUM05

Recursos
- Necessários: Assista o vídeo: Como ensinar linguagem de programação para a criança: https://www.youtube.com/watch?v=pdhqwbUWf4U
Acesso em 13 de junho de 2020. Grupo de whatsapp

- Opcionais: google docs

Para este plano, foque na etapa: Aquecimento

Aquecimento

Professor, a atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para o desenvolvimento da aula. Numa proposta síncrona e colaborativa, você pode propor os questionamentos apresentados no slide do Aquecimento usando um editor de texto (google docs por exemplo), de modo que os alunos possam respondê-los. Você também pode usar a função de áudio do whatsapp para que cada aluno possa postar suas respostas ou hipóteses sobre a questão disparadora. Explique que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula. Nesse primeiro momento é importante que você faça paradas a cada pergunta e deixe que os alunos argumentem e tire possíveis dúvidas. Se sua aula for síncrona, peça o aluno que abra o áudio e converse compartilhando e resolvendo as dificuldades. Caso não seja, peça que eles enviem pelo whataspp e dê a devolutiva em momento oportuno. No segundo momento, sugerimos que os alunos assistam ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=pdhqwbUWf4U com foco na importância da linguagem, que ajuda a nos responder a última pergunta do aquecimento. Retome com eles a conversa sobre os critérios de divisibilidade e porque usamos. Com isso, compartilhe o fluxograma pelo grupo de whatsapp e proponha que eles representem dessa forma os critérios de divisibilidade por 6. É importante que os alunos aprendam a sintetizar e organizar as ideias.

Discussão das soluções

Caso sua aula seja síncrona, você pode realizar a discussão das soluções imediatamente após o recebimento das tabelas enviadas pelo grupo. Faça uma comparação com os possíveis fluxogramas recebidos e discuta com os alunos se faz sentido a ordem dos comandos para o entendimento dos critérios. É um momento rico de trocas e é importante que eles vejam as formas que os outros fizeram. Você pode compartilhar pelo Google doocs ou outro meio de comunicação que tenham estabelecido.
Professor, disponibilizamos uma possibilidade de representação do critério de divisibilidade por 6 em fluxograma para orientá-lo nas devolutivas com os alunos.

 

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Para saber mais sobre o que é um fluxograma e uma nova forma de expressar de forma descomplicada uma informação assista o vídeo acima junto com sua família e quem sabem pensar em algo para realizar junto e depois representar em forma de fluxograma?

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_02NUM05

(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas