Código do plano: MAT6_02NUM05
Recursos
- Necessários: Assista o vídeo: Como ensinar linguagem de programação para a criança: https://www.youtube.com/watch?v=pdhqwbUWf4U
Acesso em 13 de junho de 2020. Grupo de WhatsApp
- Opcionais: Google Docs
Para este plano, foque na etapa: Aquecimento
Aquecimento
Professor, a atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para o desenvolvimento da aula. Numa proposta síncrona e colaborativa, você pode propor os questionamentos apresentados no slide do Aquecimento usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo), de modo que os alunos possam respondê-los. Você também pode usar a função de áudio do WhatsApp para que cada aluno possa postar suas respostas ou hipóteses sobre a questão disparadora. Explique que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Nesse primeiro momento, é importante que você faça paradas a cada pergunta e deixe que os alunos argumentem e tirem possíveis dúvidas. Se sua aula for síncrona, peça ao aluno que abra o áudio e converse compartilhando e resolvendo as dificuldades. Caso não seja, peça que eles enviem pelo WhatsApp e dê a devolutiva em momento oportuno. No segundo momento, sugerimos que os alunos assistam ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=pdhqwbUWf4U com foco na importância da linguagem, que ajuda a nos responder a última pergunta do aquecimento. Retome com eles a conversa sobre os critérios de divisibilidade e porque os usamos. Com isso, compartilhe o fluxograma pelo grupo de WhatsApp e proponha que eles representem dessa forma os critérios de divisibilidade por 6. É importante que os alunos aprendam a sintetizar e organizar as ideias.
Discussão das soluções
Caso sua aula seja síncrona, você pode realizar a discussão das soluções imediatamente após o recebimento das tabelas enviadas pelo grupo. Faça uma comparação com os possíveis fluxogramas recebidos e discuta com os alunos se faz sentido a ordem dos comandos para o entendimento dos critérios. É um momento rico de trocas e é importante que eles vejam as formas que os outros fizeram. Você pode compartilhar pelo Google Docs ou outro meio de comunicação que tenham estabelecido.
Professor, disponibilizamos uma possibilidade de representação do critério de divisibilidade por 6 em fluxograma para orientá-lo nas devolutivas com os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Para saber mais sobre o que é um fluxograma e uma nova forma de expressar de forma descomplicada uma informação assista ao vídeo acima junto com sua família e quem sabe pensar em algo para realizar junto e depois representar em forma de fluxograma?
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_02NUM05
(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes