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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Uso dos recursos tecnológicos na pesquisa

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Pesquisa estatística e gráficos de linhas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Ferreira de Souza

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Graziela Ferreira de Souza

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

Objetivos específicos

  • Introduzir a construção de gráfico de linha  com o uso de planilha eletrônica.

Conceito-chave

Pesquisa estatística e gráficos de linhas.

Recursos necessários

Lápis, papel e projetor de slides.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Noções de pesquisa estatística.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Discuta com a turma sobre a forma de representação utilizada para tratar os dados da pesquisa. Faça questionamentos de modo a observar se os alunos compreendem as informações apresentadas graficamente se os alunos já têm conhecimento sobre gráficos de linhas.

Propósito: Identificar gráficos de linhas como forma de registro de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Você já viu outros gráficos como este?
  • A leitura das informações do gráfico ficou clara para você?
  • Você sabe como são feitos gráficos deste tipo?
  • Que tipo de informações quantitativas este gráfico apresenta?
  • Dezembro possui o menor índice representado no gráfico, isso significa que o custo da cesta básica nesse mês foi igual zero?
  • O que podemos observar em relação a escala de valores?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientação: Apresente à turma a proposta de atividade, você encontra versão impressa da mesma aqui. Discuta com a turma o entendimento da pesquisa de expectativa de vida e os dados apresentados na tabela. Com auxílio das ferramentas de planilha eletrônica para construção de gráficos, proponha para os alunos a elaboração de um gráfico de linhas para representar as informações. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Aqui você encontra um exemplo de resolução desta atividade. Para dúvidas que possam surgir durante a aula consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Representar a variação de dados no período por meio de gráfico de linhas.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é “expectativa de vida”?
  • O que significam as idades apresentadas na tabela?
  • O que se pode concluir por meio da leitura dos dados?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).

Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
  • Como poderíamos transpor os dados para o programa?
  • Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
  • De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).

Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
  • Como poderíamos transpor os dados para o programa?
  • Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
  • De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).

Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
  • Como poderíamos transpor os dados para o programa?
  • Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
  • De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).

Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
  • Como poderíamos transpor os dados para o programa?
  • Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
  • De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).

Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
  • Como poderíamos transpor os dados para o programa?
  • Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
  • De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Retome com a turma as representações construídas durante a aula, destacando os gráficos de linhas como uma forma de representação de um conjunto de valores unidos por uma linha, que expressam a evolução de dados em determinado intervalo de tempo. Nesse slide você encontra uma definição para esse modelo de gráfico, que poderá ser apresentada por meio de projeção e também registrada no material do aluno para eventuais consultas.

Propósito: Apresentar o conceito de gráfico de linhas e sua finalidade.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade e resuma o conceito trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar ou fazer cópia para que os alunos possam visualizar a situação. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender a forma de construção e representação dos dados de uma pesquisa por meio gráfico. Veja uma das soluções possíveis. Professor, em um momento oportuno você poderá abordar a temática dessa atividade, apresentando sintomas, contágio e formas de prevenção da febre amarela. Você também poderá problematizar com índices do seu estado ou região. Aproveite este momento para sinalizar a importância da vacinação tanto de adultos como crianças, abordando interdisciplinarmente as questões de cuidado com a saúde. Como fixação dos conceitos abordados ou dever de casa sugerimos a seguinte atividade complementar.

Propósito: Conhecer as possibilidades de representação de dados de uma pesquisa e refletir sobre as diferenças entre dados apresentados em tabelas e gráficos.

Discuta com a turma:

  • O que se pode concluir a partir da observação dos dados da tabela?
  • O número de casos apresenta um parâmetro de crescimento ou diminuição?
  • Com base nos dados é possível fazer uma projeção para o ano de 2018? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Graziela Ferreira de Souza

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

Objetivos específicos

  • Introduzir a construção de gráfico de linha  com o uso de planilha eletrônica.

Conceito-chave

Pesquisa estatística e gráficos de linhas.

Recursos necessários

Lápis, papel e projetor de slides.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Noções de pesquisa estatística.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Discuta com a turma sobre a forma de representação utilizada para tratar os dados da pesquisa. Faça questionamentos de modo a observar se os alunos compreendem as informações apresentadas graficamente se os alunos já têm conhecimento sobre gráficos de linhas.

Propósito: Identificar gráficos de linhas como forma de registro de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Você já viu outros gráficos como este?
  • A leitura das informações do gráfico ficou clara para você?
  • Você sabe como são feitos gráficos deste tipo?
  • Que tipo de informações quantitativas este gráfico apresenta?
  • Dezembro possui o menor índice representado no gráfico, isso significa que o custo da cesta básica nesse mês foi igual zero?
  • O que podemos observar em relação a escala de valores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientação: Apresente à turma a proposta de atividade, você encontra versão impressa da mesma aqui. Discuta com a turma o entendimento da pesquisa de expectativa de vida e os dados apresentados na tabela. Com auxílio das ferramentas de planilha eletrônica para construção de gráficos, proponha para os alunos a elaboração de um gráfico de linhas para representar as informações. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Aqui você encontra um exemplo de resolução desta atividade. Para dúvidas que possam surgir durante a aula consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Representar a variação de dados no período por meio de gráfico de linhas.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é “expectativa de vida”?
  • O que significam as idades apresentadas na tabela?
  • O que se pode concluir por meio da leitura dos dados?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).

Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
  • Como poderíamos transpor os dados para o programa?
  • Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
  • De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).

Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
  • Como poderíamos transpor os dados para o programa?
  • Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
  • De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).

Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
  • Como poderíamos transpor os dados para o programa?
  • Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
  • De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).

Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
  • Como poderíamos transpor os dados para o programa?
  • Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
  • De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).

Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
  • Como poderíamos transpor os dados para o programa?
  • Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
  • De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Retome com a turma as representações construídas durante a aula, destacando os gráficos de linhas como uma forma de representação de um conjunto de valores unidos por uma linha, que expressam a evolução de dados em determinado intervalo de tempo. Nesse slide você encontra uma definição para esse modelo de gráfico, que poderá ser apresentada por meio de projeção e também registrada no material do aluno para eventuais consultas.

Propósito: Apresentar o conceito de gráfico de linhas e sua finalidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade e resuma o conceito trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar ou fazer cópia para que os alunos possam visualizar a situação. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender a forma de construção e representação dos dados de uma pesquisa por meio gráfico. Veja uma das soluções possíveis. Professor, em um momento oportuno você poderá abordar a temática dessa atividade, apresentando sintomas, contágio e formas de prevenção da febre amarela. Você também poderá problematizar com índices do seu estado ou região. Aproveite este momento para sinalizar a importância da vacinação tanto de adultos como crianças, abordando interdisciplinarmente as questões de cuidado com a saúde. Como fixação dos conceitos abordados ou dever de casa sugerimos a seguinte atividade complementar.

Propósito: Conhecer as possibilidades de representação de dados de uma pesquisa e refletir sobre as diferenças entre dados apresentados em tabelas e gráficos.

Discuta com a turma:

  • O que se pode concluir a partir da observação dos dados da tabela?
  • O número de casos apresenta um parâmetro de crescimento ou diminuição?
  • Com base nos dados é possível fazer uma projeção para o ano de 2018? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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