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Plano de aula - Representando dados graficamente e divulgando-os

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Pesquisa estatística

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.



Objetivos específicos

Construir gráficos a partir de  informações de uma pesquisa, discutir os resultados e a melhor forma de divulgá-los.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
  • Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)
  • Construção de gráficos (6° ano EF06MA31)

Conceito-chave

Pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Atividade da aula, atividade de Raio X,  impressas para a turma.
  • Régua, transferidor e compasso.
  • Folhas A4 para desenhar os gráficos.
  • Como recurso opcional você poderá utilizar computadores com programas de planilhas (BrOffice, Google planilhas ou Excel) na sala de informática para construir os gráficos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Retome com a turma o conceito de representação gráfica. Comece a discussão com o questionamento do garoto, e permita que a turma fale quais seriam as opções para a representação dos dados dessa pesquisa do IBGE, até que cheguem na opção de representação através de gráficos. A partir desse ponto conduza a discussão com os questionamentos dos discuta com a turma. É um momento para que a turma expresse seus conhecimentos sobre o assunto. Em caso de erro nas respostas aos questionamentos pergunte para a turma se todos concordam e peça que expliquem o motivo até que juntos descubram o equívoco.

Propósito: Retomar o conceito de representação gráfica de dados.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico poderíamos construir com esses dados apresentados? Por quê?
  • Qual é a importância da representação gráfica de dados estatísticos?
  • Quais são os elementos que um gráfico deve possuir?Por quê?
  • Qual é a importância de se apresentar dados de maneira organizada?
  • Eu poderia utilizar quais representações gráficas para a situação apresentada? Por quê?
  • Com base nesses dados a legislação está sendo cumprida? Por quê?
  • Onde provavelmente o IBGE divulgou essa pesquisa? Por quê?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Retome com a turma o conceito de representação gráfica. Comece a discussão com o questionamento do garoto, e permita que a turma fale quais seriam as opções para a representação dos dados dessa pesquisa do IBGE, até que cheguem na opção de representação através de gráficos. A partir desse ponto conduza a discussão com os questionamentos dos discuta com a turma. É um momento para que a turma expresse seus conhecimentos sobre o assunto. Em caso de erro nas respostas aos questionamentos pergunte para a turma se todos concordam e peça que expliquem o motivo até que juntos descubram o equívoco.

Propósito: Retomar o conceito de representação gráfica de dados.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico poderíamos construir com esses dados apresentados? Por quê?
  • Qual é a importância da representação gráfica de dados estatísticos?
  • Quais são os elementos que um gráfico deve possuir?Por quê?
  • Qual é a importância de se apresentar dados de maneira organizada?
  • Eu poderia utilizar quais representações gráficas para a situação apresentada? Por quê?
  • Com base nesses dados a legislação está sendo cumprida? Por quê?
  • Onde provavelmente o IBGE divulgou essa pesquisa? Por quê?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.

Propósito: Apresentar dados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
  • Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
  • Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
  • Qual é a vantagem dessa representação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX

Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I

“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP

Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q

Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.

Propósito: Apresentar dados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
  • Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
  • Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
  • Qual é a vantagem dessa representação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX

Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I

“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP

Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q

Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.

Propósito: Apresentar dados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
  • Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
  • Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
  • Qual é a vantagem dessa representação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX

Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I

“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP

Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q

Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.

Propósito: Apresentar dados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
  • Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
  • Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
  • Qual é a vantagem dessa representação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX

Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I

“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP

Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q

Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 min.

Orientação: Encerre a aula resumindo o que foi trabalhado na mesma. Sugira que os alunos tomem nota deste resumo.

Propósito: Breve retomada do trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • Todas as pesquisas podem ter seus dados organizados em gráficos?
  • Onde podemos aplicar o conteúdo visto na aula?

Raio x select-down

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução. Essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância dessa pesquisa?
  • Mídias sociais podem ser utilizadas para divulgar pesquisas?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.



Objetivos específicos

Construir gráficos a partir de  informações de uma pesquisa, discutir os resultados e a melhor forma de divulgá-los.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
  • Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)
  • Construção de gráficos (6° ano EF06MA31)

Conceito-chave

Pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Atividade da aula, atividade de Raio X,  impressas para a turma.
  • Régua, transferidor e compasso.
  • Folhas A4 para desenhar os gráficos.
  • Como recurso opcional você poderá utilizar computadores com programas de planilhas (BrOffice, Google planilhas ou Excel) na sala de informática para construir os gráficos.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Retome com a turma o conceito de representação gráfica. Comece a discussão com o questionamento do garoto, e permita que a turma fale quais seriam as opções para a representação dos dados dessa pesquisa do IBGE, até que cheguem na opção de representação através de gráficos. A partir desse ponto conduza a discussão com os questionamentos dos discuta com a turma. É um momento para que a turma expresse seus conhecimentos sobre o assunto. Em caso de erro nas respostas aos questionamentos pergunte para a turma se todos concordam e peça que expliquem o motivo até que juntos descubram o equívoco.

Propósito: Retomar o conceito de representação gráfica de dados.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico poderíamos construir com esses dados apresentados? Por quê?
  • Qual é a importância da representação gráfica de dados estatísticos?
  • Quais são os elementos que um gráfico deve possuir?Por quê?
  • Qual é a importância de se apresentar dados de maneira organizada?
  • Eu poderia utilizar quais representações gráficas para a situação apresentada? Por quê?
  • Com base nesses dados a legislação está sendo cumprida? Por quê?
  • Onde provavelmente o IBGE divulgou essa pesquisa? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Retome com a turma o conceito de representação gráfica. Comece a discussão com o questionamento do garoto, e permita que a turma fale quais seriam as opções para a representação dos dados dessa pesquisa do IBGE, até que cheguem na opção de representação através de gráficos. A partir desse ponto conduza a discussão com os questionamentos dos discuta com a turma. É um momento para que a turma expresse seus conhecimentos sobre o assunto. Em caso de erro nas respostas aos questionamentos pergunte para a turma se todos concordam e peça que expliquem o motivo até que juntos descubram o equívoco.

Propósito: Retomar o conceito de representação gráfica de dados.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico poderíamos construir com esses dados apresentados? Por quê?
  • Qual é a importância da representação gráfica de dados estatísticos?
  • Quais são os elementos que um gráfico deve possuir?Por quê?
  • Qual é a importância de se apresentar dados de maneira organizada?
  • Eu poderia utilizar quais representações gráficas para a situação apresentada? Por quê?
  • Com base nesses dados a legislação está sendo cumprida? Por quê?
  • Onde provavelmente o IBGE divulgou essa pesquisa? Por quê?

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.

Propósito: Apresentar dados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
  • Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
  • Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
  • Qual é a vantagem dessa representação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX

Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I

“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP

Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q

Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.

Propósito: Apresentar dados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
  • Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
  • Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
  • Qual é a vantagem dessa representação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX

Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I

“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP

Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q

Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.

Propósito: Apresentar dados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
  • Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
  • Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
  • Qual é a vantagem dessa representação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX

Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I

“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP

Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q

Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.

Propósito: Apresentar dados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
  • Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
  • Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
  • Qual é a vantagem dessa representação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX

Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I

“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP

Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q

Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)

Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.

Propósito: Discutir soluções e analisá-las.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês organizaram a tabela assim?
  • Haveria outro jeito de construir essa tabela?
  • Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
  • Esse gráfico está completo?
  • Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
  • Esse gráfico passa toda a informação necessária?

Tempo sugerido: 5 min.

Orientação: Encerre a aula resumindo o que foi trabalhado na mesma. Sugira que os alunos tomem nota deste resumo.

Propósito: Breve retomada do trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • Todas as pesquisas podem ter seus dados organizados em gráficos?
  • Onde podemos aplicar o conteúdo visto na aula?

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução. Essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância dessa pesquisa?
  • Mídias sociais podem ser utilizadas para divulgar pesquisas?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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