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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráfico de setores: usar ou não?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Analisar adequação de representação gráfica para informações estatísticas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Cilene Moreira de Meira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos específicos

Analisar adequação de representação gráfica para informações estatísticas.

Conceito-chave

Interpretação de dados estatísticos, análise de informações divulgadas pela mídia.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula pedindo para os alunos citarem os tipos de gráficos conhecidos. Destaque que todo tipo de gráfico pode ser utilizado mas é importante verificar sua adequação às características da informação.

Propósito: Relembrar diferentes tipos de gráficos para representação de dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de gráficos conhecidos?
  • Por que é necessário uso de diferentes tipos de gráficos?
  • A leitura e comparação dos dados é mais fácil em algum tipo de gráfico?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula pedindo para os alunos citarem os tipos de gráficos conhecidos. Destaque que todo tipo de gráfico pode ser utilizado mas é importante verificar sua adequação às características da informação.

Propósito: Relembrar diferentes tipos de gráficos para representação de dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de gráficos conhecidos?
  • Por que é necessário uso de diferentes tipos de gráficos?
  • A leitura e comparação dos dados é mais fácil em algum tipo de gráfico?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno conhece alguém com deficiência. Pergunte se eles concordam com a relação entre qualidade de vida e ocorrência de deficiência.

Propósito: Ler e interpretar gráfico de setores e analisar coerência entre dados estatísticos e sua representação gráfica.

Discuta com a turma:

  • A representação gráfica é coerente com os dados do texto?
  • O gráfico mostra diferenças significativas de percentual de pessoas com deficiência entre as regiões?
  • É possível inferir sobre diferentes condições nas regiões representadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno conhece alguém com deficiência. Pergunte se eles concordam com a relação entre qualidade de vida e ocorrência de deficiência.

Propósito: Ler e interpretar gráfico de setores e analisar coerência entre dados estatísticos e sua representação gráfica.

Discuta com a turma:

  • A representação gráfica é coerente com os dados do texto?
  • O gráfico mostra diferenças significativas de percentual de pessoas com deficiência entre as regiões?
  • É possível inferir sobre diferentes condições nas regiões representadas?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno conhece alguém com deficiência. Pergunte se eles concordam com a relação entre qualidade de vida e ocorrência de deficiência.

Propósito: Ler e interpretar gráfico de setores e analisar coerência entre dados estatísticos e sua representação gráfica.

Discuta com a turma:

  • A representação gráfica é coerente com os dados do texto?
  • O gráfico mostra diferenças significativas de percentual de pessoas com deficiência entre as regiões?
  • É possível inferir sobre diferenças de condições de vida significativas nas regiões representadas? Os dados são coerentes com a realidade do país?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8 e 9)

Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre a realidade do país e os dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • De acordo com os valores, em cada região, quantas pessoas com deficiência para cada dez pessoas sem deficiência?
  • Quantas pessoas com deficiência você conhece? E sem deficiência? A proporção anterior vale para as pessoas com e sem deficiência que você conhece?
  • De acordo com seus conhecimentos prévios, avaliando as condições de vida, qual região teria maior e menor número de pessoas com deficiência?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8 e 9)

Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre a realidade do país e os dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • De acordo com os valores, em cada região, quantas pessoas com deficiência para cada dez pessoas sem deficiência?
  • Quantas pessoas com deficiência você conhece? E sem deficiência? A proporção anterior vale para as pessoas com e sem deficiência que você conhece?
  • De acordo com seus conhecimentos prévios, avaliando as condições de vida, qual região teria maior e menor número de pessoas com deficiência?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque critérios que auxiliam na verificação da confiabilidade de informações em gráficos.

Discuta com a turma:

  • Qualquer tipo de dados pode ser representado em um gráfico de setores?
  • Quais os possíveis erros e dificuldades podem surgir ao se ler um gráfico de setor?
  • Quais os pontos positivos da representação em gráfico de setores?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem os pontos positivos e negativos da representação gráfica.

Propósito: Analisar qual tipo de gráfico representa melhor determinados dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Dados de uma pesquisa podem ser representados por qualquer tipo de gráfico?
  • Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
  • Alguma(s) categoria(s) poderia(m) ser suprimida(s) ou agrupada(s) a outra? Outra(s) categoria(s) poderiam ser acrescentada(s)?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem os pontos positivos e negativos da representação gráfica. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso de gráficos, leitura e interpretação de gráficos e informações divulgadas pela mídia. Você pode fazer o download do guia de intervenções.

Propósito: Analisar qual tipo de gráfico representa melhor determinados dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Dados de uma pesquisa podem ser representados por qualquer tipo de gráfico?
  • Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
  • Alguma(s) categoria(s) poderia(m) ser suprimida(s) ou agrupada(s) a outra? Outra(s) categoria(s) poderiam ser acrescentada(s)?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos específicos

Analisar adequação de representação gráfica para informações estatísticas.

Conceito-chave

Interpretação de dados estatísticos, análise de informações divulgadas pela mídia.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula pedindo para os alunos citarem os tipos de gráficos conhecidos. Destaque que todo tipo de gráfico pode ser utilizado mas é importante verificar sua adequação às características da informação.

Propósito: Relembrar diferentes tipos de gráficos para representação de dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de gráficos conhecidos?
  • Por que é necessário uso de diferentes tipos de gráficos?
  • A leitura e comparação dos dados é mais fácil em algum tipo de gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Inicie a aula pedindo para os alunos citarem os tipos de gráficos conhecidos. Destaque que todo tipo de gráfico pode ser utilizado mas é importante verificar sua adequação às características da informação.

Propósito: Relembrar diferentes tipos de gráficos para representação de dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de gráficos conhecidos?
  • Por que é necessário uso de diferentes tipos de gráficos?
  • A leitura e comparação dos dados é mais fácil em algum tipo de gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno conhece alguém com deficiência. Pergunte se eles concordam com a relação entre qualidade de vida e ocorrência de deficiência.

Propósito: Ler e interpretar gráfico de setores e analisar coerência entre dados estatísticos e sua representação gráfica.

Discuta com a turma:

  • A representação gráfica é coerente com os dados do texto?
  • O gráfico mostra diferenças significativas de percentual de pessoas com deficiência entre as regiões?
  • É possível inferir sobre diferentes condições nas regiões representadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno conhece alguém com deficiência. Pergunte se eles concordam com a relação entre qualidade de vida e ocorrência de deficiência.

Propósito: Ler e interpretar gráfico de setores e analisar coerência entre dados estatísticos e sua representação gráfica.

Discuta com a turma:

  • A representação gráfica é coerente com os dados do texto?
  • O gráfico mostra diferenças significativas de percentual de pessoas com deficiência entre as regiões?
  • É possível inferir sobre diferentes condições nas regiões representadas?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno conhece alguém com deficiência. Pergunte se eles concordam com a relação entre qualidade de vida e ocorrência de deficiência.

Propósito: Ler e interpretar gráfico de setores e analisar coerência entre dados estatísticos e sua representação gráfica.

Discuta com a turma:

  • A representação gráfica é coerente com os dados do texto?
  • O gráfico mostra diferenças significativas de percentual de pessoas com deficiência entre as regiões?
  • É possível inferir sobre diferenças de condições de vida significativas nas regiões representadas? Os dados são coerentes com a realidade do país?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8 e 9)

Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre a realidade do país e os dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • De acordo com os valores, em cada região, quantas pessoas com deficiência para cada dez pessoas sem deficiência?
  • Quantas pessoas com deficiência você conhece? E sem deficiência? A proporção anterior vale para as pessoas com e sem deficiência que você conhece?
  • De acordo com seus conhecimentos prévios, avaliando as condições de vida, qual região teria maior e menor número de pessoas com deficiência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8 e 9)

Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre a realidade do país e os dados apresentados.

Discuta com a turma:

  • De acordo com os valores, em cada região, quantas pessoas com deficiência para cada dez pessoas sem deficiência?
  • Quantas pessoas com deficiência você conhece? E sem deficiência? A proporção anterior vale para as pessoas com e sem deficiência que você conhece?
  • De acordo com seus conhecimentos prévios, avaliando as condições de vida, qual região teria maior e menor número de pessoas com deficiência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque critérios que auxiliam na verificação da confiabilidade de informações em gráficos.

Discuta com a turma:

  • Qualquer tipo de dados pode ser representado em um gráfico de setores?
  • Quais os possíveis erros e dificuldades podem surgir ao se ler um gráfico de setor?
  • Quais os pontos positivos da representação em gráfico de setores?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem os pontos positivos e negativos da representação gráfica.

Propósito: Analisar qual tipo de gráfico representa melhor determinados dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Dados de uma pesquisa podem ser representados por qualquer tipo de gráfico?
  • Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
  • Alguma(s) categoria(s) poderia(m) ser suprimida(s) ou agrupada(s) a outra? Outra(s) categoria(s) poderiam ser acrescentada(s)?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem os pontos positivos e negativos da representação gráfica. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso de gráficos, leitura e interpretação de gráficos e informações divulgadas pela mídia. Você pode fazer o download do guia de intervenções.

Propósito: Analisar qual tipo de gráfico representa melhor determinados dados estatísticos.

Discuta com a turma:

  • Dados de uma pesquisa podem ser representados por qualquer tipo de gráfico?
  • Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
  • Alguma(s) categoria(s) poderia(m) ser suprimida(s) ou agrupada(s) a outra? Outra(s) categoria(s) poderiam ser acrescentada(s)?
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