10948
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Tem lógica na Matemática!

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_25RDP_04

Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
                  - Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.

Para este plano, a sugestão é que foque na retomada e na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Retomada
O retomada apresenta um problema de lógica, que valoriza o pensamento matemático. A realização da atividade sugerida, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), antes de iniciar a resolução do problema (slide 3), importante relembrar com os alunos alguns conceitos matemáticos: vertical, horizontal, quadrado.
Sugiro uma resolução coletiva, sendo que cada aluno que indicar a localização de uma fruta, deve expressar seu raciocínio. Vale ressaltar que para solucionar junto com os alunos, você precisa ter a impressão do quadro apresentado no slide 3. Ter o cuidado de colocar o quadro no foco da câmera para assim, será visto por todos e a medida que os alunos forem respondendo, você possa desenhar a fruta no local indicado.
Ao concluir, você pode questionar se existe outra solução possível? Provocando reflexões para a justificativa.

Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, a situação apresentada na retomada (slide 3), via WhatsApp ou e-mail, por meio fotografia ou print da tela.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a situação da retomada, com outras atividades desse e de outros planos, forme uma sequência e faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que, possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal aborda um problema de raciocínio lógico. Dessa forma, sua realização deve ocorrer pelo mesmo meio de comunicação adotado para o desenvolvimento da retomada.
Na aula síncrona, você deve apresentar a atividade proposta nos slides 5, 6 e 7. Entretanto, no slide 5 estão apresentadas as imagens e nos slides 6 e 7 as pistas que devem ser relacionadas às imagens. O aluno precisa ter acesso as duas informações (imagens e pistas). Se não for possível trabalhar com impressão da atividade, sugiro solicitar que os alunos desenhem as imagens no caderno, e você professor, organize as pistas dos slides 6 e 7 em apenas um slide, para assim deixá-lo fixo na tela, dessa forma, os alunos terão condições de resolver a situação proposta.
Logo, seguindo a sugestão apresentada, estabeleça um tempo para os alunos realizarem a resolução (descobrir o nome e o dono de cada robô) e em seguida aborde com eles alguns dos questionamentos apresentados no “Discuta com a turma”, que consta no plano.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5, 6 e 7, e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída juntamente com a atividade de retomada.

Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas com os colegas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que os alunos expliquem seu raciocínio, identificando diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas.
Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução. Você pode apresentar os slides 9, 10, 11 e 12 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamento sugeridos no “Discuta com a turma”.

Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos estudantes, por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.

Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer, através da socialização dos raciocínios apresentados, o reconhecimento que para solucionar problemas de lógica, algumas informações precisam ser comparadas e é importante relacionar o texto a imagem.
Como também, o texto apresentado no encerramento do plano (slide 15) pode ser disponibilizado aos alunos.

Raio X
A atividade do Raio X apresentada nos slides 16 e 17 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas de lógica. Ressaltando que o aluno precisa ter acesso às informações do dois slides, logo para uma aula síncrona sugiro a mesma estratégia adotada na apresentação da atividade principal .
Dessa forma, professor, utilize para trabalhar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da retomada e da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão da mesma.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Se eles tiverem acesso à internet, compartilhe com eles os links dos games que trabalham com lógica:
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/decoracao-de-festas/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/faca-se-a-luz/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/festa-a-fantasia/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/linha-de-pensamento/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/aha/ 
https://rachacuca.com.br/logica/problemas/1/
https://rachacuca.com.br/logica/problemas/amigas-na-escola/ 
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.

 

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT3_25RDP04

(EF03MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas