10948
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Tem lógica na Matemática!

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

  • Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
  • Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
  • Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Conceito-chave:

Resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos..

Recursos necessários:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Fichas para a atividade de retomada e tabela impressa para cada aluno;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, familiarizando os alunos com o conteúdo que será trabalhado.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientação:

Separe os recursos necessários para esta atividade: projetor, questão impressa com o quadro e as fichas ilustradas ou cartaz preparado com o quadro de frutas.

  • Professor, esta atividade poderá ser trabalhada individualmente, em duplas ou de forma coletiva.
  • Se preferir, imprima a tabela e os desenhos em forma de fichas, para que os alunos montem, facilitando o processo de resolução.
  • Questione os alunos a respeito da compreensão das regras para a solução do desafio, descritas no slide.

  • Convide um aluno a apresentar a resolução encontrada.
  • Caso deseje ampliar esta atividade, diversificando as possibilidades de resposta, deixe todos os quadrinhos em branco para que os alunos completem ou encaixem as fichas, de acordo com as mesmas condições estabelecidas e descritas no slide 3.

Propósito: Recordar conceitos relacionados à resolução de situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Você acredita que exista somente esta solução possível? Explique.

Indicações para leitura e estudo do professor:

Retomada

Resolução do Retomada

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientação:

Separe os recursos necessários para esta atividade: projetor, questão impressa com o quadro e as fichas ilustradas ou cartaz preparado com o quadro de frutas.

  • Professor, esta atividade poderá ser trabalhada individualmente, em duplas ou de forma coletiva.
  • Se preferir, imprima a tabela e os desenhos em forma de fichas, para que os alunos montem, facilitando o processo de resolução.
  • Questione os alunos a respeito da compreensão das regras para a solução do desafio, descritas no slide.

  • Convide um aluno a apresentar a resolução encontrada.
  • Caso deseje ampliar esta atividade, diversificando as possibilidades de resposta, deixe todos os quadrinhos em branco para que os alunos completem ou encaixem as fichas, de acordo com as mesmas condições estabelecidas e descritas no slide 3.

Propósito: Recordar conceitos relacionados à resolução de situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Você acredita que exista somente esta solução possível? Explique.

Indicações para leitura e estudo do professor:

Materiais complementares para impressão

Retomada

Resolução da Retomada

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.

Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.

Propósito: Resolver situação-problema de lógica

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa reciclagem?
  • Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
  • Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
  • Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
  • O que vemos na ilustração?
  • Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
  • É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
  • Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
  • É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
  • Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
  • Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
  • Existe uma relação entre as dicas apresentadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.

Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.

Propósito: Resolver situação-problema de lógica

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa reciclagem?
  • Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
  • Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
  • Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
  • O que vemos na ilustração?
  • Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
  • É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
  • Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
  • É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
  • Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
  • Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
  • Existe uma relação entre as dicas apresentadas?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.

Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.

Propósito: Resolver situação-problema de lógica

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa reciclagem?
  • Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
  • Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
  • Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
  • O que vemos na ilustração?
  • Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
  • É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
  • Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
  • É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
  • Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
  • Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
  • Existe uma relação entre as dicas apresentadas?

DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia aos alunos a proposta no slide, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente.

Propósito: Retomada e conclusão dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem de raciocínio lógico para interpretar as informações contidas no enunciado e estabelecer as relações entre as dicas, solucionando o problema proposto.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem de raciocínio lógico para interpretar as informações contidas no enunciado e estabelecer as relações entre as dicas, solucionando o problema proposto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, familiarizando os alunos com o conteúdo que será trabalhado.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

  • Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
  • Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
  • Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Conceito-chave:

Resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos..

Recursos necessários:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Fichas para a atividade de retomada e tabela impressa para cada aluno;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientação:

Separe os recursos necessários para esta atividade: projetor, questão impressa com o quadro e as fichas ilustradas ou cartaz preparado com o quadro de frutas.

  • Professor, esta atividade poderá ser trabalhada individualmente, em duplas ou de forma coletiva.
  • Se preferir, imprima a tabela e os desenhos em forma de fichas, para que os alunos montem, facilitando o processo de resolução.
  • Questione os alunos a respeito da compreensão das regras para a solução do desafio, descritas no slide.

  • Convide um aluno a apresentar a resolução encontrada.
  • Caso deseje ampliar esta atividade, diversificando as possibilidades de resposta, deixe todos os quadrinhos em branco para que os alunos completem ou encaixem as fichas, de acordo com as mesmas condições estabelecidas e descritas no slide 3.

Propósito: Recordar conceitos relacionados à resolução de situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Você acredita que exista somente esta solução possível? Explique.

Indicações para leitura e estudo do professor:

Retomada

Resolução do Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientação:

Separe os recursos necessários para esta atividade: projetor, questão impressa com o quadro e as fichas ilustradas ou cartaz preparado com o quadro de frutas.

  • Professor, esta atividade poderá ser trabalhada individualmente, em duplas ou de forma coletiva.
  • Se preferir, imprima a tabela e os desenhos em forma de fichas, para que os alunos montem, facilitando o processo de resolução.
  • Questione os alunos a respeito da compreensão das regras para a solução do desafio, descritas no slide.

  • Convide um aluno a apresentar a resolução encontrada.
  • Caso deseje ampliar esta atividade, diversificando as possibilidades de resposta, deixe todos os quadrinhos em branco para que os alunos completem ou encaixem as fichas, de acordo com as mesmas condições estabelecidas e descritas no slide 3.

Propósito: Recordar conceitos relacionados à resolução de situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Você acredita que exista somente esta solução possível? Explique.

Indicações para leitura e estudo do professor:

Materiais complementares para impressão

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.

Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.

Propósito: Resolver situação-problema de lógica

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa reciclagem?
  • Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
  • Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
  • Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
  • O que vemos na ilustração?
  • Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
  • É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
  • Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
  • É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
  • Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
  • Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
  • Existe uma relação entre as dicas apresentadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.

Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.

Propósito: Resolver situação-problema de lógica

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa reciclagem?
  • Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
  • Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
  • Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
  • O que vemos na ilustração?
  • Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
  • É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
  • Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
  • É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
  • Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
  • Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
  • Existe uma relação entre as dicas apresentadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.

Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.

Propósito: Resolver situação-problema de lógica

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa reciclagem?
  • Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
  • Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
  • Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
  • O que vemos na ilustração?
  • Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
  • É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
  • Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
  • É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
  • Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
  • Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
  • Existe uma relação entre as dicas apresentadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).

Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.

Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia aos alunos a proposta no slide, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente.

Propósito: Retomada e conclusão dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem de raciocínio lógico para interpretar as informações contidas no enunciado e estabelecer as relações entre as dicas, solucionando o problema proposto.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem de raciocínio lógico para interpretar as informações contidas no enunciado e estabelecer as relações entre as dicas, solucionando o problema proposto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano