OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.
Objetivos específicos
- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
- Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.
Conceito-chave:
Resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos..
Recursos necessários:
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Fichas para a atividade de retomada e tabela impressa para cada aluno;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, familiarizando os alunos com o conteúdo que será trabalhado.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientação:
Separe os recursos necessários para esta atividade: projetor, questão impressa com o quadro e as fichas ilustradas ou cartaz preparado com o quadro de frutas.
- Professor, esta atividade poderá ser trabalhada individualmente, em duplas ou de forma coletiva.
- Se preferir, imprima a tabela e os desenhos em forma de fichas, para que os alunos montem, facilitando o processo de resolução.
- Questione os alunos a respeito da compreensão das regras para a solução do desafio, descritas no slide.
- Convide um aluno a apresentar a resolução encontrada.
- Caso deseje ampliar esta atividade, diversificando as possibilidades de resposta, deixe todos os quadrinhos em branco para que os alunos completem ou encaixem as fichas, de acordo com as mesmas condições estabelecidas e descritas no slide 3.
Propósito: Recordar conceitos relacionados à resolução de situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Você acredita que exista somente esta solução possível? Explique.
Indicações para leitura e estudo do professor:
- Trabalhe com lógica de um jeito mais divertido - https://novaescola.org.br/conteudo/7137/trabalhe-com-logica-de-um-jeito-mais-divertido
- Problemas matemáticos sem problemas - https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
- Livro: Mentalidades Matemáticas; Joe Boeler; capítulos 5 e 9.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientação:
Separe os recursos necessários para esta atividade: projetor, questão impressa com o quadro e as fichas ilustradas ou cartaz preparado com o quadro de frutas.
- Professor, esta atividade poderá ser trabalhada individualmente, em duplas ou de forma coletiva.
- Se preferir, imprima a tabela e os desenhos em forma de fichas, para que os alunos montem, facilitando o processo de resolução.
- Questione os alunos a respeito da compreensão das regras para a solução do desafio, descritas no slide.
- Convide um aluno a apresentar a resolução encontrada.
- Caso deseje ampliar esta atividade, diversificando as possibilidades de resposta, deixe todos os quadrinhos em branco para que os alunos completem ou encaixem as fichas, de acordo com as mesmas condições estabelecidas e descritas no slide 3.
Propósito: Recordar conceitos relacionados à resolução de situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Você acredita que exista somente esta solução possível? Explique.
Indicações para leitura e estudo do professor:
- Trabalhe com lógica de um jeito mais divertido - https://novaescola.org.br/conteudo/7137/trabalhe-com-logica-de-um-jeito-mais-divertido
- Problemas matemáticos sem problemas - https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
- Livro: Mentalidades Matemáticas; Joe Boeler; capítulos 5 e 9.
Materiais complementares para impressão
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.
Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.
Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.
Propósito: Resolver situação-problema de lógica
Discuta com a turma:
- Você sabe o que significa reciclagem?
- Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
- Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
- Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
- O que vemos na ilustração?
- Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
- É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
- Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
- É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
- Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
- Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
- Existe uma relação entre as dicas apresentadas?
Materiais complementares para impressão:
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.
Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.
Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.
Propósito: Resolver situação-problema de lógica
Discuta com a turma:
- Você sabe o que significa reciclagem?
- Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
- Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
- Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
- O que vemos na ilustração?
- Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
- É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
- Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
- É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
- Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
- Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
- Existe uma relação entre as dicas apresentadas?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.
Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.
Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.
Propósito: Resolver situação-problema de lógica
Discuta com a turma:
- Você sabe o que significa reciclagem?
- Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
- Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
- Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
- O que vemos na ilustração?
- Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
- É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
- Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
- É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
- Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
- Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
- Existe uma relação entre as dicas apresentadas?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia aos alunos a proposta no slide, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente.
Propósito: Retomada e conclusão dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem de raciocínio lógico para interpretar as informações contidas no enunciado e estabelecer as relações entre as dicas, solucionando o problema proposto.
Materiais complementares para impressão:
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem de raciocínio lógico para interpretar as informações contidas no enunciado e estabelecer as relações entre as dicas, solucionando o problema proposto.