Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Listar e analisar elementos do espaço amostral comunicando suas impressões com argumentação própria.
Conceito-chave
Espaço amostral de experimentos aleatórios.
Recursos necessários
- Retroprojetor ou projetor multimídia;
- imagens impressas dos ingredientes para montar os lanches;
- cópias das atividades;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo com o grupo de alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Professor, organize sua sala em duplas produtivas antecipadamente.
Você deverá atentar-se a organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.
Diga aos alunos que irão listar um cardápio para uma festa de aniversário infantil.
Leia a situação problema para os alunos e peça para que pensem o que comemos em uma festa infantil.
Propósito: Relembrar quais são os elementos do espaço amostral (festa de aniversário)
Discuta com a turma:
- Será que tudo combina?
- Quem acha que feijoada combina com festa de aniversário? Por que acha que combina ou por que acha que não combina?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.
Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.
Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.
Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.
Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Quem vai fazer a festa?
- O que tem em uma festa?
- Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
- Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
- Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
- Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
- Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
- O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
- Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
- Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
- Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
- Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
- Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
- Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Materiais complementares para impressão
Resolução da Atividade principal
Indicações de leitura para o professor:
Ideias de como desenvolver atividades de leitura em sala de aula (Estratégias de leitura )
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.
Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.
Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.
Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.
Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Quem vai fazer a festa?
- O que tem em uma festa?
- Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
- Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
- Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
- Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
- Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
- O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
- Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
- Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
- Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
- Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
- Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
- Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.
Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.
Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.
Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.
Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Quem vai fazer a festa?
- O que tem em uma festa?
- Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
- Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
- Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
- Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
- Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
- O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
- Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
- Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
- Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
- Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
- Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
- Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.
Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.
Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.
Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.
Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.
Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Quem vai fazer a festa?
- O que tem em uma festa?
- Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
- Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
- Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
- Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
- Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
- O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
- Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
- Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
- Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
- Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
- Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
- Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.
Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.
Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.
Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.
Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.
Discuta com a turma:
- Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
- Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
- Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.
Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.
Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.
Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.
Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.
Discuta com a turma:
- Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
- Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
- Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.
Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.
Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.
Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.
Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.
Discuta com a turma:
- Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
- Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
- Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.
Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.
Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.
Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.
Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.
Discuta com a turma:
- Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
- Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
- Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Diga que ter várias possibilidades a partir de um experimento aleatório e listar estas possibilidades define o que é o espaço amostral.
Propósito: Compartilhar as habilidades desenvolvidas inserindo a linguagem matemática.
Raio X
Tempo sugerido:10 minutos
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.
Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.
Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente.
Propósito: Avaliar os conhecimentos sistematizados na aula.
Discuta com a turma:
- Quais frutas a personagem mais gosta?
- Existem quantas possibilidades de respostas? As respostas são as mesmas, acontecem na mesma ordem?
Materiais complementares para impressão