10946
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Combinando elementos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre espaço amostral de experimentos aleatórios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivos específicos

Listar e analisar elementos do espaço amostral comunicando suas impressões com argumentação própria.

Conceito-chave

Espaço amostral de experimentos aleatórios.

Recursos necessários

  • Retroprojetor ou projetor multimídia;
  • imagens impressas dos ingredientes para montar os lanches;
  • cópias das atividades;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções

Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo com o grupo de alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Professor, organize sua sala em duplas produtivas antecipadamente.

Você deverá atentar-se a organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.

Diga aos alunos que irão listar um cardápio para uma festa de aniversário infantil.

Leia a situação problema para os alunos e peça para que pensem o que comemos em uma festa infantil.

Propósito: Relembrar quais são os elementos do espaço amostral (festa de aniversário)

Discuta com a turma:

  • Será que tudo combina?
  • Quem acha que feijoada combina com festa de aniversário? Por que acha que combina ou por que acha que não combina?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.

Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.

Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.

Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.

Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quem vai fazer a festa?
  • O que tem em uma festa?
  • Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
  • Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
  • Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
  • Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
  • Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
  • O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
  • Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
  • Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
  • Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
  • Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
  • Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
  • Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Indicações de leitura para o professor:

Ideias de como desenvolver atividades de leitura em sala de aula (Estratégias de leitura )

Interpretando enunciados em situações problema

Probabilidade

Estimulando diferentes estratégias de cálculos

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.

Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.

Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.

Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.

Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quem vai fazer a festa?
  • O que tem em uma festa?
  • Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
  • Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
  • Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
  • Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
  • Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
  • O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
  • Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
  • Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
  • Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
  • Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
  • Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
  • Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.

Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.

Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.

Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.

Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quem vai fazer a festa?
  • O que tem em uma festa?
  • Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
  • Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
  • Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
  • Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
  • Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
  • O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
  • Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
  • Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
  • Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
  • Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
  • Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
  • Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.

Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.

Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.

Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.

Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quem vai fazer a festa?
  • O que tem em uma festa?
  • Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
  • Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
  • Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
  • Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
  • Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
  • O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
  • Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
  • Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
  • Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
  • Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
  • Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
  • Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.

Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.

Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.

Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.

Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
  • Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
  • Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.

Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.

Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.

Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.

Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
  • Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
  • Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.

Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.

Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.

Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.

Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
  • Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
  • Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.

Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.

Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.

Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.

Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
  • Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
  • Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Diga que ter várias possibilidades a partir de um experimento aleatório e listar estas possibilidades define o que é o espaço amostral.

Propósito: Compartilhar as habilidades desenvolvidas inserindo a linguagem matemática.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.

Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.

Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente.

Propósito: Avaliar os conhecimentos sistematizados na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais frutas a personagem mais gosta?
  • Existem quantas possibilidades de respostas? As respostas são as mesmas, acontecem na mesma ordem?

Materiais complementares para impressão

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo com o grupo de alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivos específicos

Listar e analisar elementos do espaço amostral comunicando suas impressões com argumentação própria.

Conceito-chave

Espaço amostral de experimentos aleatórios.

Recursos necessários

  • Retroprojetor ou projetor multimídia;
  • imagens impressas dos ingredientes para montar os lanches;
  • cópias das atividades;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Professor, organize sua sala em duplas produtivas antecipadamente.

Você deverá atentar-se a organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.

Diga aos alunos que irão listar um cardápio para uma festa de aniversário infantil.

Leia a situação problema para os alunos e peça para que pensem o que comemos em uma festa infantil.

Propósito: Relembrar quais são os elementos do espaço amostral (festa de aniversário)

Discuta com a turma:

  • Será que tudo combina?
  • Quem acha que feijoada combina com festa de aniversário? Por que acha que combina ou por que acha que não combina?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.

Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.

Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.

Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.

Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quem vai fazer a festa?
  • O que tem em uma festa?
  • Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
  • Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
  • Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
  • Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
  • Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
  • O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
  • Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
  • Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
  • Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
  • Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
  • Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
  • Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Indicações de leitura para o professor:

Ideias de como desenvolver atividades de leitura em sala de aula (Estratégias de leitura )

Interpretando enunciados em situações problema

Probabilidade

Estimulando diferentes estratégias de cálculos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.

Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.

Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.

Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.

Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quem vai fazer a festa?
  • O que tem em uma festa?
  • Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
  • Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
  • Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
  • Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
  • Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
  • O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
  • Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
  • Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
  • Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
  • Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
  • Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
  • Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.

Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.

Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.

Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.

Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quem vai fazer a festa?
  • O que tem em uma festa?
  • Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
  • Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
  • Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
  • Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
  • Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
  • O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
  • Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
  • Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
  • Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
  • Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
  • Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
  • Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, peça a alguns alunos para que realize a leitura da situação problema elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, vá anotando na lousa as informações que os alunos apontarem como relevantes e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura das preferências dos amigos de Nicolly elencando quais são as informações relevantes para resolver a situação, anote-as na lousa com registro de desenho ou colando os desenhos que estão no slide 7 deste plano na lousa. Organizando assim os ingredientes, onde os alunos deverão listar os elementos do espaço amostral a partir da análise do experimento (montar lanches variados) e faça questionamentos para que todos compreendam a proposta.

Realize a leitura da lista de ingredientes que Nicolly comprou no supermercado e a partir das anotações feitas anteriormente peça aos alunos para que verifiquem se está faltando algum ingrediente ou se está sobrando algum ingrediente.

Peça aos alunos para que, individualmente, resolvam a situação proposta, montando pelo menos um lanche para cada amigo ou lanches que agradem a todos os amigos.

Depois oriente os alunos a socializarem com o colega da dupla, a fim de que percebam semelhanças e diferenças entre os lanches sugeridos.

Neste momento professor é imprescindível que você circule entre as carteiras observando e fazendo questionamentos a alguns alunos, escolha alguns alunos que estão utilizando diferentes estratégias de resolução e ao menos um aluno que tenha cometido um erro para fazer os questionamentos.

Propósito: Resolver a situação proposta utilizando esforço produtivo e refletindo sobre sua aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Quem vai fazer a festa?
  • O que tem em uma festa?
  • Todos os convidados gostam das mesmas coisas?
  • Como a Nicolly resolveu a questão de agradar a todos os convidados?
  • Todos lanches serão com pães? Que tipos de pães cada amigo prefere?
  • Tem algo que todos os amigos gostam em comum?
  • Tem algum ingrediente que não poderá estar dentro de nenhum lanche?
  • O que não pode ter no lanche de cada amigo da Nicolly?
  • Será que temos nesta lista todos os ingredientes necessário para montar os lanches da festa da Nicolly?
  • Como você está montando os lanches, você poderia me explicar que critério está utilizando?
  • Quantas opções de lanches você conseguiu montar com estes ingredientes?
  • Quantos ingredientes é preciso ter para se ter um lanche?
  • Existe algum ingrediente que não pode faltar em nenhum lanche?
  • Como você chegou a esta solução, você consegue me explicar como pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.

Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.

Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.

Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.

Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
  • Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
  • Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.

Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.

Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.

Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.

Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
  • Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
  • Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.

Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.

Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.

Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.

Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
  • Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
  • Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, peça para que alguns alunos venham até a lousa para apresentar o lanche que montaram. É importante que você escolha crianças que utilizaram diferentes estratégias de resolução e também diferentes estratégias de registro (escrita, desenho, entre outras) pedindo para que expliquem aos colegas qual lanche criaram e o porquê desta escolha.

Nesta hora em que o aluno explica o porquê da escolha dos ingredientes você poderá resgatar as anotações feitas anteriormente sobre as preferências de cada amigo e questionar se o lanche agradaria a todos da festa ou a um convidado em especial.

Chame também aquela criança que teve uma dificuldade para conseguir realizar a proposta e peça para que ela explique como estava resolvendo a situação e onde ela encontrou um impedimento para continuar a resolver.

Peça ajuda dos colegas com alguma dica para a criança continuar a resolver a situação do ponto onde parou fazendo com que todos reflitam sobre o processo de resolução da proposta.

Propósito: Socializar estratégias diversificadas de resolução.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia dar uma dica para ajudar o colega a resolver esta situação?
  • Será que nossas anotações nos auxiliaram ou nos prejudicaram?
  • Este cardápio que vocês montaram irá agradar a todos os amigos de Nicolly?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Diga que ter várias possibilidades a partir de um experimento aleatório e listar estas possibilidades define o que é o espaço amostral.

Propósito: Compartilhar as habilidades desenvolvidas inserindo a linguagem matemática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.

Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.

Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente.

Propósito: Avaliar os conhecimentos sistematizados na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais frutas a personagem mais gosta?
  • Existem quantas possibilidades de respostas? As respostas são as mesmas, acontecem na mesma ordem?

Materiais complementares para impressão

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano