Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_08NUM010
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções
Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a aula explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo. Independente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela ou enviando as imagens no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada. Você pode compartilhar também no grupo que talvez possuam nas redes sociais, enviar por e-mail, disponibilizar impressões na escola,...
Proponha uma discussão/reflexão a partir dos questionamentos presentes no “Discuta com a turma” em cada slide. Você pode enviar os questionamentos em formato de texto e solicitar que os alunos escrevam suas respostas e as envie.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), você pode sugerir que os alunos construam o jogo “Trilha Decimal”, presente na atividade principal deste plano, e joguem com seus familiares. Disponibilize as instruções e os moldes para impressão. Você os encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hYBX23fbQEQeUCDtdUeQx42FqzfqGPq3aajSZBJU7TwDEQpacdd33gbKn4eX/ativaula-mat5-08num10.pdf
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_08NUM10
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes