10945
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Trilha decimal: Adição e subtração de números decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Números decimais, adição e subtração de números decimais

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Vieira Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações problema envolvendo a adição e subtração de números decimais através do jogo Trilha decimal.

Conceito-chave

Números decimais, adição e subtração de números decimais.

Conhecimentos prévios

Conceito de números decimais;

Adição e subtração de números decimais.

Recursos necessários.

  • Slides  para apresentação;
  • Materiais do jogo xerocados e recortados;
  • Tampinhas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 e 4) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula realizando a leitura do diálogo das meninas, e assim, questione o valor gasto por Ana, como também quanto ela deve ter recebido de troco, mediante a situação apresentada.

Explique que na aula de hoje, serão apresentada situações problema envolvendo a adição e subtração de números decimais e que poderão ser solucionadas pelos mesmos com cálculos mentais ou escritos para solucionar, porém seria interessante que tentassem solucionar mentalmente.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Quanto Ana gastou com a compra do caderno e da caneta?
  • Você consegue fazer mentalmente? Explique.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 e 4) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula realizando a leitura do diálogo das meninas, e assim, questione o valor gasto por Ana, como também quanto ela deve ter recebido de troco, mediante a situação apresentada.

Explique que na aula de hoje, serão apresentada situações problema envolvendo a adição e subtração de números decimais e que poderão ser solucionadas pelos mesmos com cálculos mentais ou escritos para solucionar, porém seria interessante que tentassem solucionar mentalmente.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Quanto Ana recebeu de troco?
  • Você consegue fazer mentalmente? Explique.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problema envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.

Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problema envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.

Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problemas envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.

Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problemas envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.

Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.

Orientação: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início. Professor, interessante observar a participação dos alunos, acompanhando o desenvolvimento do jogo, identificando a necessidade de alguma intervenção.

Propósito: Permitir a resolução de situações envolvendo adição e subtração de números decimais, através do jogo “Trilha dos decimal”.

Discuta com a turma:

? O que os jogadores não podem esquecer em todas as rodadas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém, durante o jogo, escolheu essa carta? Você quer contar pra gente como pensou para obter a resposta? Qual foi?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o raciocínio de Ana?
  • Você pensou diferente para responder?
  • Qual será a confusão feita por Cauê na resolução?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém, durante o jogo, escolheu essa carta? Você quer contar pra gente como pensou para obter a resposta? Qual foi?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o raciocínio de Cauê?
  • Você pensou diferente para responder?
  • Qual será a confusão feita por Mariana na resolução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como o arredondamento por exemplo e assim não cometer erros. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala e observe alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e registrar os comentários e dúvidas de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre resolução de situações problema envolvendo adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual os dados que serão utilizados na resolução do problema?
  • Será necessário uma ou mais operações para solucionar a situação proposta?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações problema envolvendo a adição e subtração de números decimais através do jogo Trilha decimal.

Conceito-chave

Números decimais, adição e subtração de números decimais.

Conhecimentos prévios

Conceito de números decimais;

Adição e subtração de números decimais.

Recursos necessários.

  • Slides  para apresentação;
  • Materiais do jogo xerocados e recortados;
  • Tampinhas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 e 4) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula realizando a leitura do diálogo das meninas, e assim, questione o valor gasto por Ana, como também quanto ela deve ter recebido de troco, mediante a situação apresentada.

Explique que na aula de hoje, serão apresentada situações problema envolvendo a adição e subtração de números decimais e que poderão ser solucionadas pelos mesmos com cálculos mentais ou escritos para solucionar, porém seria interessante que tentassem solucionar mentalmente.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Quanto Ana gastou com a compra do caderno e da caneta?
  • Você consegue fazer mentalmente? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 e 4) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula realizando a leitura do diálogo das meninas, e assim, questione o valor gasto por Ana, como também quanto ela deve ter recebido de troco, mediante a situação apresentada.

Explique que na aula de hoje, serão apresentada situações problema envolvendo a adição e subtração de números decimais e que poderão ser solucionadas pelos mesmos com cálculos mentais ou escritos para solucionar, porém seria interessante que tentassem solucionar mentalmente.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Quanto Ana recebeu de troco?
  • Você consegue fazer mentalmente? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problema envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.

Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problema envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.

Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problemas envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.

Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.

Orientação: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para a resolução de situações problemas envolvendo adição e subtração com números decimais, de forma lúdica e envolvente, garantindo o desenvolvimento de habilidades matemáticas, a concentração, a consciência de grupo, o coleguismo e auto confiança.

Assim, faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante, à medida que for explicitando as regras aos alunos, mostrar os materiais que serão utilizados no jogo.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha compreendido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (5 - 9) = 25 minutos.

Orientação: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início. Professor, interessante observar a participação dos alunos, acompanhando o desenvolvimento do jogo, identificando a necessidade de alguma intervenção.

Propósito: Permitir a resolução de situações envolvendo adição e subtração de números decimais, através do jogo “Trilha dos decimal”.

Discuta com a turma:

? O que os jogadores não podem esquecer em todas as rodadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém, durante o jogo, escolheu essa carta? Você quer contar pra gente como pensou para obter a resposta? Qual foi?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o raciocínio de Ana?
  • Você pensou diferente para responder?
  • Qual será a confusão feita por Cauê na resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém, durante o jogo, escolheu essa carta? Você quer contar pra gente como pensou para obter a resposta? Qual foi?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o raciocínio de Cauê?
  • Você pensou diferente para responder?
  • Qual será a confusão feita por Mariana na resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como o arredondamento por exemplo e assim não cometer erros. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala e observe alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e registrar os comentários e dúvidas de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre resolução de situações problema envolvendo adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual os dados que serão utilizados na resolução do problema?
  • Será necessário uma ou mais operações para solucionar a situação proposta?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano