10944
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Resolver e elaborar problemas com mais de uma operação com números naturais

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Resolução e elaboração de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raquel de Fatima Nocente Patini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO DA AULA select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  1. Interpretar situações problema envolvendo mais de uma operação com números naturais.
  2. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.
  3. Elaborar situações problema com números naturais.

Conceito-chave

Resolução e elaboração de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.

Conhecimentos prévios

Calcular o resultado de uma adição, subtração, multiplicação ou divisão de números naturais.

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha.


Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estimular os alunos socializando as perguntas e observando as estratégias e raciocínios mobilizados pelos mesmos para a elaboração da situação problema. Esclareça que se eles já compreendem as etapas e estratégias para a resolução de um problema, podem realizar o raciocínio “inverso”, ou seja, neste caso, as operações são fornecidas e a partir delas devem inventar um problema, desta forma, criando uma situação possível de ser solucionada com as resoluções propostas. Oriente-os e sugira para que relacionem as informações dadas e criem um enunciado a partir delas, acrescentando e/ou finalizando com uma pergunta para solucionar a questão. Valorize as estratégias adotadas pelos alunos para a elaboração do problema, compartilhando os caminhos e procedimentos utilizados para todo o grupo.

Propósito: Recordar e estimular a elaboração de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais operações foram propostas pela professora para criar a situação problema?
  • Analisando os termos e valores das operações, em quais situações do cotidiano são possíveis de encontrá-las?
  • Ao resolver uma situação problema, em quais circunstâncias encontramos essas operações?
  • O que podemos concluir após a elaboração deste problema?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os a analisarem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Aplicar os conhecimentos das operações como possíveis estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Se todo o leite retirado for distribuído em recipientes de 5 litros, quantos recipientes serão necessários?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Aplicar os conhecimentos das operações como possíveis estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Se ela fizer o dobro de receitas, quantos doces entregará igualmente para cada uma das mercearias?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor as informações aos alunos, estimulando-os para que as analisem e elaborem uma situação problema a partir dos dados propostos. Professor, oriente-os para que formulem um problema inteiro, utilizando estratégias como operações que envolvam os dados propostos. Nessa proposta o aluno poderá criar estratégias relacionando-as com a ideia textual, ou seja, produzir uma situação que esteja vinculada aos dados fornecidos.

Propósito: Aplicar os conhecimentos das operações como possíveis estratégias na elaboração de situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o que terão que fazer para responder a pergunta?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação, a adição e/ou subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação, a adição e/ou subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que poderão haver várias estratégias de resolução, assim, procure valorizá-las e socializá-las com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que poderão haver várias estratégias de resolução, assim, procure valorizá-las e socializá-las com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar a elaboração de uma situação problema com as informações propostas. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a elaboração do problema, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Socialize os problemas produzidos pelos alunos e as estratégias utilizadas.

Propósito: Demonstrar a elaboração de uma situação problema a partir dos dados propostos.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para elaborar esse problema?
  • Alguém elaborou uma situação problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para elaborar e resolver?

Materiais complementares:

Conteúdo sobre elaboração de problemas:

https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar a elaboração de uma situação problema com as informações propostas. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a elaboração do problema, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Socialize os problemas produzidos pelos alunos e as estratégias utilizadas.

Propósito: Demonstrar a elaboração de uma situação problema a partir dos dados propostos.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para elaborar esse problema?
  • Alguém elaborou uma situação problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para elaborar e resolver?

Materiais complementares:

Conteúdo sobre elaboração de problemas:

https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar a elaboração de uma situação problema com as informações propostas. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a elaboração do problema, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Socialize os problemas produzidos pelos alunos e as estratégias utilizadas.

Propósito: Demonstrar a elaboração de uma situação problema a partir dos dados propostos.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para elaborar esse problema?
  • Alguém elaborou uma situação problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para elaborar e resolver?

Materiais complementares:

Conteúdo sobre elaboração de problemas:

https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Encerre relembrando algumas estratégias e caminhos para a resolução e elaboração de situação problema.

Propósito: Reconhecer os procedimentos para a resolução e elaboração de problemas.

Discuta com a turma:

  • Como a elaboração de problemas pode auxiliar na resolução dos mesmos?
  • Vocês compreenderam os procedimentos para a elaboração de um problema?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que elaborar uma situação problema.

Propósito: Avaliar se os alunos elaboram um problema envolvendo mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Quais operações serão utilizadas na resolução da situação construída?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  1. Interpretar situações problema envolvendo mais de uma operação com números naturais.
  2. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.
  3. Elaborar situações problema com números naturais.

Conceito-chave

Resolução e elaboração de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.

Conhecimentos prévios

Calcular o resultado de uma adição, subtração, multiplicação ou divisão de números naturais.

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estimular os alunos socializando as perguntas e observando as estratégias e raciocínios mobilizados pelos mesmos para a elaboração da situação problema. Esclareça que se eles já compreendem as etapas e estratégias para a resolução de um problema, podem realizar o raciocínio “inverso”, ou seja, neste caso, as operações são fornecidas e a partir delas devem inventar um problema, desta forma, criando uma situação possível de ser solucionada com as resoluções propostas. Oriente-os e sugira para que relacionem as informações dadas e criem um enunciado a partir delas, acrescentando e/ou finalizando com uma pergunta para solucionar a questão. Valorize as estratégias adotadas pelos alunos para a elaboração do problema, compartilhando os caminhos e procedimentos utilizados para todo o grupo.

Propósito: Recordar e estimular a elaboração de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais operações foram propostas pela professora para criar a situação problema?
  • Analisando os termos e valores das operações, em quais situações do cotidiano são possíveis de encontrá-las?
  • Ao resolver uma situação problema, em quais circunstâncias encontramos essas operações?
  • O que podemos concluir após a elaboração deste problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os a analisarem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Aplicar os conhecimentos das operações como possíveis estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Se todo o leite retirado for distribuído em recipientes de 5 litros, quantos recipientes serão necessários?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Aplicar os conhecimentos das operações como possíveis estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Se ela fizer o dobro de receitas, quantos doces entregará igualmente para cada uma das mercearias?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor as informações aos alunos, estimulando-os para que as analisem e elaborem uma situação problema a partir dos dados propostos. Professor, oriente-os para que formulem um problema inteiro, utilizando estratégias como operações que envolvam os dados propostos. Nessa proposta o aluno poderá criar estratégias relacionando-as com a ideia textual, ou seja, produzir uma situação que esteja vinculada aos dados fornecidos.

Propósito: Aplicar os conhecimentos das operações como possíveis estratégias na elaboração de situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o que terão que fazer para responder a pergunta?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação, a adição e/ou subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação, a adição e/ou subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que poderão haver várias estratégias de resolução, assim, procure valorizá-las e socializá-las com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que poderão haver várias estratégias de resolução, assim, procure valorizá-las e socializá-las com a turma.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar a elaboração de uma situação problema com as informações propostas. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a elaboração do problema, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Socialize os problemas produzidos pelos alunos e as estratégias utilizadas.

Propósito: Demonstrar a elaboração de uma situação problema a partir dos dados propostos.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para elaborar esse problema?
  • Alguém elaborou uma situação problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para elaborar e resolver?

Materiais complementares:

Conteúdo sobre elaboração de problemas:

https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar a elaboração de uma situação problema com as informações propostas. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a elaboração do problema, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Socialize os problemas produzidos pelos alunos e as estratégias utilizadas.

Propósito: Demonstrar a elaboração de uma situação problema a partir dos dados propostos.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para elaborar esse problema?
  • Alguém elaborou uma situação problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para elaborar e resolver?

Materiais complementares:

Conteúdo sobre elaboração de problemas:

https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)

Orientações: Exemplificar a elaboração de uma situação problema com as informações propostas. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a elaboração do problema, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Socialize os problemas produzidos pelos alunos e as estratégias utilizadas.

Propósito: Demonstrar a elaboração de uma situação problema a partir dos dados propostos.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para elaborar esse problema?
  • Alguém elaborou uma situação problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para elaborar e resolver?

Materiais complementares:

Conteúdo sobre elaboração de problemas:

https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Encerre relembrando algumas estratégias e caminhos para a resolução e elaboração de situação problema.

Propósito: Reconhecer os procedimentos para a resolução e elaboração de problemas.

Discuta com a turma:

  • Como a elaboração de problemas pode auxiliar na resolução dos mesmos?
  • Vocês compreenderam os procedimentos para a elaboração de um problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que elaborar uma situação problema.

Propósito: Avaliar se os alunos elaboram um problema envolvendo mais de uma operação.

Discuta com a turma:

  • Quais operações serão utilizadas na resolução da situação construída?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano